Quadro Técnico reforçado: Alexandra Morais e Hélder Gandarez são os novos Treinadores de Natação do Clube Naval da Horta

No início de uma nova época, a aposta do Clube Naval da Horta (CNH) é colmatar as deficiências que vão surgindo em cada uma das Secções, visando o sucesso da formação dos atletas. Nesse sentido, a Natação é um bom exemplo (havendo outros) do esforço desta instituição no reforço do Quadro Técnico, com a contratação de dois novos Treinadores.

Os novos contratados para a presente época, apresentam percursos e experiências muito diferentes (tendo em conta a diferença de idades), mas têm um objectivo em comum: trabalhar para a formação e enriquecimento dos nadadores do Clube Naval da Horta, ajudando a alcançar os objectivo traçados.



Alexandra Morais é do Faial, tem 24 anos e licenciou-se em Desporto e Bem-Estar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria. A nova Treinadora da Secção de Natação do Clube Naval da Horta fala da sua mais recente experiência profissional, que diz ter abraçado “com muito entusiasmo”.

Hélder Gandarez completa 39 anos no próximo mês e é Professor de Educação Física, com duas paixões: o futebol e a natação. Nasceu em Paris, regressou à terra natal dos pais na zona Aveiro, já trabalhou em diversos sítios de Portugal Continental, e nos Açores, na Terceira, São Miguel, Flores e Faial, ilha a que regressa agora. Para ele, o importante é trabalhar, pois se isso acontecer, os resultados vão aparecer.

Alexandra Morais é uma jovem faialense que sempre gostou “muito de desporto”, tendo tirado a Licenciatura em Desporto e Bem-Estar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria. Terminada esta etapa académica, regressou em 2011 à sua terra natal, onde se candidatou ao Programa “Estagiar L”, tendo trabalhado durante 2 anos no Serviço de Desporto do Faial. Posteriormente esteve no Fayal Sport, ao abrigo do Programa PIIE, onde deu treinos de basquetebol e trabalhou na parte administrativa. Em Setembro deste ano, o Coordenador da Secção de Natação do Clube Naval da Horta (CNH), Lúcio Rodrigues, consciente das necessidades desta área, convidou-a para ser Treinadora de Natação. A propósito das novas funções, Alexandra Morais sublinha que “a Natação é uma experiência nova que abraça com muito entusiasmo”, referindo que já começou a dar treinos e “está tudo a correr bem”.

O novo elemento do Quadro Técnico do Clube Naval da Horta afirma que já conhecia o Clube e o seu dinamismo, recordando que foi praticante de Vela Ligeira.


“A Natação é uma experiência nova, que abraço com muito entusiasmo”

Quanto ao futuro, adianta que a aposta é permanecer no Faial, confessando que gostou “muito” de trabalhar no Serviço de Desporto do Faial. Se as oportunidades a levarem de novo para o Continente português, pondera especializar-se numa área desportiva. Para já, o objectivo pessoal é trabalhar e adquirir experiência, engrossando o currículo. Relativamente ao CNH, espera dar o seu contributo em termos formativos, trabalhando para ajudar a alcançar aqueles que são os objectivos desta Secção.

Aqui fica parte do percurso da nova Treinadora de Natação do CNH, Alexandra Morais:

Habilitações Literárias:
Licenciatura em Desporto – Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria.

Experiência Profissional:
01/07/2006 - 31/08/2006 – Ajudante de Educação, Lar das Criancinhas da Horta
01/04/2007 - 30/06/2007 – Colaboradora de Loja de Vestuário, Horta
01/05/2011 - 31/07/2011 – Personal Trainer (Estágio Profissional), Ginásio Viva Fit, Leiria
01/11/2001 - 31/05/2012 – Personal Trainer – Go Gym, Horta
01/10/2011 – 31/08/2013 – Técnica Superior de Desporto (Estagiar L), Serviço de Desporto do Faial
05/09/2013 – 05/09/2014 – Técnica Superior, Fayal Sport Club, Horta


“Já trabalhei no Faial, mas na área do futebol”

Hélder Gandarez já é uma cara conhecida dos faialenses, mas na área do futebol. Sendo Professor de Educação Física, foi colocado este ano lectivo na Escola Básica Integrada da Horta. Para além disso, poder trabalhar nas suas áreas de eleição, que são o futebol e a natação, é algo que o deixa bastante satisfeito. Neste sentido, foi muito bem-vinda a proposta feita pelo Clube Naval da Horta no sentido de ser Treinador de Competição da Secção de Natação. Recorde-se que em Junho deste ano esteve no Faial, aquando da realização do Torneio de Cadetes, sendo na altura Treinador do Terceira Automóvel Clube (TAC). Foi nessa altura que se apercebeu das necessidades do CNH neste departamento e pensou que, se um dia fosse colocado no Faial, poderia ajudar a preencher as lacunas existentes. No entanto, confessa que estava muito longe de imaginar que dentro de pouco tempo os pensamentos passariam a realidade, como aconteceu agora. Na Terceira também colaborou com outros Clubes, tendo passado por São Miguel e feito, em 2013, um dos Estágios na Associação de Natação da Região Açores (ANARA), pelo que o arquipélago lhe é familiar. Apesar de esta ser uma experiência nova no que ao Clube Naval da Horta diz respeito, Hélder Gandarez diz que já esteve no Faial como Coordenador Técnico da Associação de Futebol da Horta (AFH), em 2008, dedicando-se nessa altura ao futebol, desporto preferido. E porque estamos a falar de alguém dinâmico, já revelou que também irá colaborar novamente com a AFH, como treinador das selecções.

Natação é prioridade
De regresso a uma ilha que já conhece, o desafio coloca-se agora ao nível da Natação, área a que se dedica há mais de 8 anos e que neste momento constitui a sua prioridade.

Hélder Gandarez nasceu em Paris, tendo regressado a Portugal à terra dos seus pais, na zona de Aveiro, sendo Professor de Educação Física. Antes mesmo de começar a leccionar, já dava aulas de natação no Sporting Clube de Aveiro. Mais tarde concorreu para a Câmara Municipal de Leiria, onde desempenhava as funções de Técnico Superior de Desporto, sendo um dos técnicos de Natação no Programa “Saber Nadar”. “Foi aqui que ganhei mesmo o gosto pela natação”, salienta.

Na Natação, o seu trabalho esteve sempre mais relacionado com as Aulas de Iniciação e Aperfeiçoamento das Técnicas e com a Pré-Competição, tendo em 2013 colaborado ao nível da Competição, na ilha Terceira. No Continente português, este profissional, com uma carreira bastante diversificada, já trabalhou em várias zonas, como atesta a síntese do seu percurso abaixo reproduzida.


“Sinto que já agarrei os meus alunos de Natação e estou convicto de que vamos fazer um bom trabalho esta época”

Quanto ao trabalho no CNH, afirma que “está a correr bem” e que “os atletas estão a gostar dos treinos, esforçando-se”. “Estou a conhecê-los, mas já deu para ver que há alguns talentos”, sustenta.

Questionado sobre quais são os objectivos, responde que “o objectivo de qualquer atleta é alcançar as suas marcas e tentar sempre melhorá-las”.

Consciente de que o Faial conta apenas com o CNH e que a competição entre clubes é inexistente, Hélder Gandarez lamenta o isolamento que existe, mas garante que isso não o deixa frustrado nem desmotivado porque, lembra, “a Natação é um desporto individual e o adversário é o cronómetro”. E explica: “É mais importante lutar para conseguir a vitória do que treinar só para alcançar a vitória. Não andamos forçosamente atrás da medalha, pois se treinarmos, ela vai aparecer”. É esta a filosofia que o novo Treinador de Natação do Clube Naval da Horta está a incutir nos seus alunos.

Pela experiência acumulada, sabe que a grande maioria dos nadadores está na fase de formação e, como tal, “não se pode exigir demasiado deles, o que leva ao abandono quando se trata de atletas muito novos”. “Temos de treinar, mas os objectivos devem ser realistas. Naturalmente que todos queremos ganhar, mas tudo a seu tempo. Há que haver um equilíbrio entre o que se quer e o que é possível, por forma a não puxar demasiado por eles”, frisa.

“Atletas estão dispostos a dar mais”
Empenhados em dar o seu melhor e, quem sabe, impressionar o novo Treinador, os nadadores da Competição não só têm feito tudo o que Hélder Gandarez lhes tem pedido, como estão “sempre dispostos a dar mais”. “Dei-lhes os parabéns pelo desempenho verificado e sinto que os agarrei”, refere, orgulhoso. A prova disso é que até já se verifica mais assiduidade aos treinos. “Eles querem treinar e mostrar que valem alguma coisa e valem!. Esta postura é muito boa para o Treinador, que encontra o caminho aberto e facilitado para trabalhar e os resultados aparecerem”, salienta o novo Técnico.

O facto de este docente gostar do que faz e de estar na profissão de corpo e alma “ajuda bastante” a que os resultados sejam os melhores. “Já ajudei e ensinei muita gente a nadar e sinto sempre uma grande satisfação quando vejo os objectivos alcançados e sinto que as pessoas reconhecem o meu trabalho”.

Hélder Gandarez encara a sua contratação como “uma mais-valia para o Clube Naval da Horta”, afirmando que vai aprender com os seus alunos e que eles também vão aprender com ele. “Estou convicto de que vamos fazer um bom trabalho esta época e sei, de antemão, que há muito a fazer”. Para este Treinador, “quanto mais cedo se começa, mais cedo se está dentro da modalidade”. “Porém – prossegue – com força de vontade e muito trabalho, atletas mais velhos podem sempre entrar na modalidade e alcançar os objectivos delineados. E 10, 11, 12 anos é a idade tida como quase máxima para se iniciar a Natação, tendo em conta que quanto mais cedo se for trabalhando, mais fácil será a aprendizagem nas diversas fases, as chamadas etapas de concretização, em que o aluno está predisposto e assimila todas as técnicas, o que não implica que atletas com outra idade não consigam”.


“Vou aprender com os meus alunos de Natação e eles também vão aprender comigo”

Aqui fica parte do (extenso) percurso do novo Treinador de Natação do CNH, Hélder Gandarez:

Habilitações Literárias:
- Licenciatura em Educação Física. Professor do Ensino Básico Variante de Educação Física
- Pós-Graduação no Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor.

Experiência Profissional:
- 2014/2015: Prof. Educação Física na E.B. Integrada da Horta, Faial, Açores.
- 2013/2014: Prof. Educação Física na E.B. Integrada dos Biscoitos, Praia da Vitória, Terceira, Açores.
- 2012/2013: Prof. de Educação Especial nos Agrupamentos da Escola de Francisco de Arruda – Alcântara e de Conde de Oeiras – Oeiras.
- 2011/2012: Prof. Educação Física na E.B 2,3 Aristides Sousa Mendes, Póvoa Santa Iria.
- 2010/2011: Prof. Educação Física na E.B 2,3 Vale de Milhaços, Corroios – Seixal.
- 2009/2010: Prof. de Educação Física na E.B. Secundária Tomás de Borba, Terceira, Açores.
- 2008/2009: Prof. Educação Física na E.B. Integrada da Horta, Faial, Açores.
- 2007/2008: Prof. Educação Física na E.B. Secundária das Flores, Santa Cruz das Flores, Açores.
- 2005/2006: Prof. Educação Física na E.B. 2,3 de Miraflores em Algés, Oeiras.
- 2004/2005: Prof. do Ensino Básico no 1º CEB na Área de Ponta Delgada e na Escola Básica Integrada de Água de Pau, nas Necessidades Educativas Especiais. Sala Especializada - Snoezelen. S. Miguel - Açores.
- 2003/2004: Prof. Educação Física na E.B 2,3 de Oliveira de Hospital, Coimbra.
- 2001/2003: Técnico Superior de Desporto, no Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Leiria:
        Responsável da Gestão das Instalações Desportivas da C. M. de Leiria (Pavilhões Desportivos);
        Responsável pelos Serviços de Educação Física e Desporto das Escolas e Apoio ao Associativismo Desportivo;
        Técnico de Natação do Programa “Saber Nadar” destinado ao 1º CEB.

Técnico de Natação Pura e Instrutor de Hidroginástica (Iniciação até Aperfeiçoamento – crianças e adultos; Pré-competição/Competição) nos seguintes Clubes:
- 2014/2015: Clube Naval da Horta, Secção de Natação, Faial, Açores.
- 2013/2014: Terceira Automóvel Clube, Secção de Natação, Terceira Açores.
- 2013/2014: Clube Naval da Praia da Vitória – Terceira, Açores.
- 2009/2010: Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira – Açores.
- 2003/2004: Sociedade Rec. Lealdade Sampaense - Oliveira do Hospital.
- 2001/2003: Juventude Desportiva do Lis - Leiria.
- 2001: Clube Regueira de Pontes - Leiria.
- 2000/2001: Sporting Clube de Aveiro, Clube S. Bernardo e Oliveira do Bairro Sport Clube (Aveiro).

Treinador de Futebol: (formação dos jovens futebolistas, Futebol de 7 e Futsal):
- 2014/2015: Treinador de Futebol/Futsal da Associação de Futebol da Horta, Açores. Responsável pela formação dos jogadores e selecções distritais desta Associação.
- 20013/20014: Treinador de Futsal na ADCP Biscoitos, no Escalão Sénior Feminino e Juniores e Treinador de Futsal na ADCP Biscoitos, no Escalão Sénior Masculino na Série Açores (3ª divisão Nacional).
- 20012/2013: Treinador Principal de Futebol 7, na Escola Academia Sporting Clube de Portugal, Alta de Lisboa, competição distrital.
- 2010/2011: Treinador adjunto de Futebol 11, no 1º Dezembro - Sintra, no Escalão de Juvenis A, competição distrital.
- 2008/2009: Coordenador Técnico da Associação de Futebol da Horta, Açores. Responsável pela formação dos jogadores, treinadores e selecções distritais desta Associação.
- 2005/2006: Técnico-adjunto de Futsal, Escalão de Juniores no Sporting Clube Vila Verde.
- 2003/2004: Preparador Físico de Futsal – Seniores - Prodeco, Covões – Cantanhede.
- 2002/2003: Técnico Principal no Sport Clube Leiria e Marrazes, no Escalão de Sub-13.
- 2001/2002: Técnico Principal na União Desportiva de Leiria, Escalão de Escolas.
- 2000/2001: Técnico Principal no Centro Recr. Acção Cultural, Vagos, Escalão de Escolas.

Formação Profissional:
2004: Curso de Treinador de Natação Pura - (Nível I) da Federação Portuguesa de Natação.

2009: Curso de Treinador de Futebol UEFA A (Nível III); Federação Portuguesa de Futebol, em Rio Maior.

2008: Curso de Treinador de Futsal – (Nível I); Associação de Futebol da Horta, com apoio da F.P.F.