cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Sábado, dia 29, na ESMA: Nadadores do CNH envolvidos no Torregri 1 e Festival das Técnicas Alternadas e Torneio de Fundo da Horta

A Secção de Natação do Clube Naval da Horta (CNH) leva a efeito este sábado, dia 29, 2 actividades no Complexo Desportivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), na Horta: Torregri 1 e Festival das Técnicas Alternadas, da parte da manhã, e Torneio de Fundo da Horta, à tarde.

Relativamente à primeira actividade, o seu início está marcado para as 10 horas, sendo que o aquecimento começará uma hora antes. Está prevista a participação de todos os atletas do escalão de Cadetes.

Trata-se de uma actividade promovida pela Associação de Natação da Região Açores (ANARA), com o apoio do CNH. Este evento conta apenas com nadadores do Faial, uma vez que estes torneios também se realizam noutras ilhas.



De acordo com o Treinador de Natação do Clube Naval da Horta, Hélder Gandarez, “esta prova permite a integração de todos os escalões mais jovens e do desporto adaptado (natação adaptada); promove o espírito de competição perante os mais jovens e dá um sentido às aulas de natação e treinos, criando assim motivação e interesse pela modalidade na participação destas provas para os mais novos”.

Quanto ao grau de motivação, este Técnico deixa a seguinte impressão: “Sendo para alguns um primeiro contacto e para outros uma oportunidade de competir, penso que estão super-motivados pelo que vi e assisti nos treinos de alguns dos atletas que irão participar”.

À tarde terá lugar o Torneio de Fundo da Horta, com atletas do escalão Infantil. Esta é também uma prova da responsabilidade da ANARA em que o CNH colabora.

“Os resultados obtidos serão seriados na pontuação da tabela da Federação Internacional de Natação (FINA), concorrendo para a elaboração de um Ranking Nacional do Torneio de Fundos dos respectivos escalões”, explica Hélder Gandarez.

Tal como foi referido acima, também esta actividade conta somente com atletas do CNH, tendo em conta que o mesmo evento decorre noutras parcelas açóricas.

“Todas as provas são importantes, mas é de salientar que temos poucos atletas para estas provas de fundo, daí os atletas que temos participarem em quase todas”, sublinha o Treinador a propósito da importância desta competição.

Relativamente à preparação/motivação, este Técnico afirma que “estão sempre motivados e preparados, mas como esta é uma fase de testes de avaliação na Escola, as ausências intensificam-se, pois alguns atletas aproveitam para estudar mais um pouco. Contudo, se houver uma boa organização do tempo, é possível fazer tudo”.