cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

A história teima em continuar viva nos mares dos Açores | II Campeonato Regional de Botes Baleeiros 2017

Todas as ilhas dos Açores, com exceção do Corvo, irão participar no II Campeonato Regional de Botes Baleeiros, que se realiza dias 8 e 9 de julho de 2017, em Santa Maria. 15 tripulações e mais de uma centena de participantes irão transformar esta competição numa autêntica homenagem à memória do povo açoriano e à sua história.

A História teima em continuar viva nos mares dos Açores e a prova disso é a realização do II Campeonato Regional de Botes Baleeiros.

Nos próximos dias 8 e 9 de julho mais de uma centena de praticantes, femininos e masculinos, oriundos de S. Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Flores lançam-se à água para disputar uma prova que é muito mais do que um simples desporto.  

bb 2016

No Clube Naval de Santa Maria, clube a quem coube este ano a organização, a azáfama é grande. A poucos dias do inicio do campeonato ultimam-se os preparativos em termos de logística e organização.

Para o presidente do Clube, Rui Batista, “acolher este grande evento reveste-se de grande importância, não só porque Santa Maria também esteve ligada à baleação, com vários dos seus baleeiros ainda vivos, mas também porque traz muitas pessoas à ilha, beneficiando consideravelmente o turismo e a economia”.

No total estão previstas 10 provas, 6 de remo e 4 de vela, divididas por 2 portos de regata.

Foi em 2015 que a Comissão Consultiva do Património Baleeiro decidiu instituir a realização anual de um Campeonato Regional de Botes Baleeiros em vela e remo com o objetivo de divulgar e consolidar a utilização desportiva do Património Baleeiro Móvel recuperado e utilizado em todas as ilhas.

bb remo 2016

A competição estreou-se no ano passado, na ilha das Flores e prossegue agora na ilha de Santa Maria, com grande adesão de equipas de clubes navais, associações culturais e juntas de freguesia das várias ilhas participantes.

O II Campeonato Regional de Botes Baleeiros, homologado pela Comissão Consultiva do Património Baleeiro, é promovido pela Direção Regional da Cultura e conta com a organização do Clube Naval de Santa Maria, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto.

mar de historias logo