cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

II Campeonato Regional de Botes Baleeiros, dias 8 e 9, em Santa Maria: Lancha “Walkiria”, do CNH, navega rumo a Vila do Porto

A emblemática “Walkiria” (lancha classificada como património baleeiro, operada pelo Clube Naval da Horta (CNH) mediante um protocolo de cedência estabelecido com a Câmara Municipal da Horta) parte, pelas 21h30 horas desta quarta-feira, dia 5, rumo ao Castelete nas Lajes do Pico. Após esta viagem de cerca de 2 horas, será feito um compasso de espera e, em conjunto com a lancha “Rosa Maria”, das Lajes, o rumo traçado conduzirá até ao Farol de Santa Clara, em São Miguel. Até aqui serão perto de 12 horas a navegar.

A etapa seguinte – a última desta epopeia marítima com cheiro a baleação – culminará em Vila do Porto, após cerca de 5 horas de viagem. O objetivo é dar apoio ao II Campeonato Regional em Vela e Remo em Botes Baleeiros, que decorre sábado e domingo próximos (dias 8 e 9), na ilha de Santa Maria.

De acordo com José Decq Mota, “este Campeonato conta, e bem, com o apoio da Direção Regional da Cultura”, cujo objetivo é divulgar e consolidar a utilização desportiva do Património Baleeiro Móvel recuperado utilizado em todas as ilhas. Este apoio também foi uma realidade aquando da realização do I Campeonato, que teve como palco a ilha das Flores, em 2016.

À exceção do Corvo, todas as ilhas dos Açores figuram neste II Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros, onde são esperadas 15 tripulações e mais de uma centena de participantes de ambos os géneros. No total, estão previstas 10 provas: 6 de remo e 4 de vela, divididas por dois portos de regata. Do Faial participam 3 botes, que irão de barco até Santa Maria.

Mais do que um desporto ou uma competição, este Campeonato mantém viva a memória da baleação, outrora fonte de sustento e rendimento para o povo dos Açores, atividade que também teve os seus marcos sangrentos.

O II Campeonato Regional de Botes Baleeiros, homologado pela Comissão Consultiva do Património Baleeiro, é promovido pela Direção Regional da Cultura e conta com a organização do Clube Naval de Santa Maria, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto.

gab imprensa cristina