cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Quarta-feira, dia 17: Libério Santos, do Clube Naval da Horta, realiza Horta-Madalena-Horta - Sprint na Classe Access 2.3


Horta-Madalena-Horta – Sprint: um grande desafio para o velejador do CNH, Libério Santos

Fotografia de: José Macedo

Horta-Madalena-Horta – Sprint (http://horta-madalena-horta-sprint.cnhorta.org) é o desafio que o velejador da Classe Access (Vela para pessoas com mobilidade reduzida) do Clube Naval da Horta (CNH), Libério Santos, se propõe realizar esta quarta-feira, dia 17.

Esta iniciativa do CNH pretende comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalou no dia 3 deste mês. No entanto, as desfavoráveis condições climatéricas não permitiram que o Sprint tivesse sido realizado nessa data.

A saída da Marina da Horta está prevista para as 08h30, havendo barcos de apoio do Clube Naval da Horta durante o percurso, num dos quais seguirá o Presidente da Direcção, José Decq Mota.



Libério Santos, velejador da Classe 2.3, vai dar o seu melhor para fazer a distância Horta-Madalena-Horta no menor tempo possível, o que constituirá um recorde pessoal.

A propósito, o Treinador de Vela da Classe Access do CNH, João Duarte, explica que esta iniciativa é o cumprimento de uma promessa feita aquando da realização do Campeonato Nacional da Classe Access em Viana do Castelo, no ano de 2012, em que foi acordado que o melhor velejador em prova seria o primeiro a enfrentar este desafio.

João Duarte confessa que se trata de um percurso “um bocadinho difícil”, mas está confiante na capacidade, resistência e treino do atleta, que “está animado”. Para o Treinador “o maior desafio será o frio”. Instado a pronunciar-se sobre o tempo que poderá demorar a realização deste percurso, este Técnico responde que “é difícil prever”.

Quanto à importância do Sprint em si, trata-se de superação da pessoa com deficiência, que testa os seus limites, demonstrando a si própria que é capaz de ir mais longe.

De realçar que atletas de diversas Classes do Clube Naval da Horta já realizaram Sprints em anos anteriores, seguindo este recorde uma linha de continuidade nesta instituição.