1ª Concentração de Natal Optimist, no Barreiro: “Com a experiência agora adquirida, este grupo de velejadores pode ajudar o resto da equipa”, sustenta o Treinador Duarte Araújo

Mariana Luís, Jorge Pires, Rita Branco e Tomás Pó: os velejadores do CNH que participaram no Estágio realizado na Base Naval do Alfeite

Terminou esta terça-feira (dia 23), a 1ª Concentração de Natal Optimist, que decorreu na Escola de Fuzileiros, na Base Naval do Alfeite, no Barreiro.

Este Estágio teve início sexta-feira passada (dia 19), tendo sido promovido pela Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO).

Participaram 4 atletas da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH): Tomás Pó, Mariana Luís, Jorge Pires e Rita Branco, os quais já foram convidados a partilhar neste espaço as experiências vividas ao longo destes dias.

Enquanto essa parte está a ser preparada, o Treinador de Vela de Grau II do Clube Naval da Horta, Duarte Araújo, faz o balanço deste Estágio:



Ainda falta ver na água o que estes velejadores do CNH ganharam com este Estágio. No entanto, parece-me que se cumpriram os principais objectivos: primeiro, o treino intensivo de Vela e do físico; segundo, conhecer os colegas dos outros clubes do Continente português e, finalmente, a possibilidade de comparação com uma boa parte da frota nacional, para assim compreenderem o que já melhoraram e o que ainda têm de melhorar.

Quanto a benefícios, o benefício imediato é ter os velejadores cheios de histórias para contar sobre os novos amigos que fizeram e a experiência que tiveram.

A curto prazo, tenho um grupo de velejadores na equipa que já compreende melhor o que pretendo treinar e porquê, podendo ajudar toda a equipa com a nova experiência agora adquirida.

A médio prazo, temos este grupo que já velejou e partilhou experiências com um grande número de velejadores que vão estar na Cidade da Horta, no Campeonato de Portugal de Juvenis – Optimist 2015, que decorrerá de 24 a 28 de Março próximo, co-organizado pelo Clube Naval da Horta, o que constituirá uma experiência completamente diferente para eles, agora que já os conhecem.

Gostava de agradecer aos Treinadores Gonçalo Boto e Pedro Bolina por terem feito tudo para tornar inesquecível a participação dos velejadores faialenses e pelo acompanhamento dado; ao Luís Fráguas por ter ajudado na divulgação deste projecto e permitir que tantos atletas pudessem ter acompanhado de longe o Estágio através das suas fotografias; aos pais dos atletas por acreditarem no trabalho que tem sido feito e investirem na formação dos filhos como velejadores e, finalmente, ao Clube Naval da Horta, por tudo fazer com vista à evolução da Escola de Vela e dos seus velejadores”.


Espírito de grupo

Fotografias de: Luís Fráguas