cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Dias 26 e 27 de Abril, no Faial: Secção de Apneia do CNH organiza Meeting Indoor AIDA

A Secção de Apneia do Clube Naval da Horta (CNH), promove e organiza o  Meeting Indoor AIDA, que se realiza nos dias 26 e 27 do corrente, na ilha do Faial.

O Gabinete de Imprensa do CNH conversou com Simone Martins (antiga detentora de 13 recordes nacionais) da Organização deste evento, que nos explica com maior detalhe esta competição, que terá como palco a piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

A inscrição tem um custo de 20 euros, podendo os interessados inscrever-se nesta ligação.

A encerrar esta Prova haverá um jantar, durante o qual decorrerá a Entrega de Prémios.

Prova conta para o ‘Ranking’ AIDA Internacional

- Gabinete de Imprensa do CNH) Esta Prova é destinada a quem?  

- Simone Martins: A todos os apneístas que tenham interesse em participar, portugueses ou estrangeiros.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Estamos a falar de uma Prova Oficial.

- Simone Martins: Este Meeting é uma competição oficial da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA) e terá juizes oficiais da AIDA. Os resultados dos participantes contam para o ‘Ranking’ AIDA caso estejam inscritos no ‘site’ da AIDA Internacional.

- Gabinete de Imprensa do CNH: É uma competição diferente das que têm vindo a ser organizadas pela Secção de Apneia do Clube Naval da Horta.

- Simone Martins: Este é o primeiro Meeting que organizamos e que irá contar para o ‘Ranking’ da AIDA Internacional. É uma valorização de todas as actividades que temos desenvolvido. Já tivemos várias competições oficiais mas que contaram apenas para ‘rankings’ nacionais (AIDA ou Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas - FPAS).

Nesta Prova, apesar de ser estruturada com as regras da AIDA Internacional, vamos ter a presença do Responsável pela Apneia da FPAS que virá como observador, permitindo que possíveis recordes nacionais sejam também validados por esta Federação.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Vai haver um reforço dos treinos semanais?

- Simone Martins: Os atletas do Faial têm tido um treino semanal na piscina mas durante este mês haverá dois treinos para todos os interessados.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quais as expectativas relativamente aos inscritos?

- Simone Martins: Não havendo ainda um número concreto de atletas esperados, contamos com a participação de apneístas de várias regiões do nosso país (Continente e outras ilhas dos Açores) e alguns estrangeiros residentes no Faial.

Recorde-se que no Faial residem algumas pessoas ligadas ao mergulho livre em Apneia, onde se inclui um ex-campeão mundial. 

- Gabinete de Imprensa do CNH: A Simone e o Paulo (Nóbrega), no âmbito da Secção de Apneia CNH, têm sido os grandes mentores da modalidade no Faial. E por via disso tem havido um incremento.

- Simone Martins: Temos conseguido sempre cativar participantes para treinos ou competições, no mar ou na piscina. Neste último ano houve, realmente, um aumento do número de pessoas que pratica Apneia regularmente no Faial, registando-se alguns treinos com perto de 20 atletas.

Além de serem pessoas com alguma ligação prévia a actividades subaquáticas, talvez o facto de os treinos terem começado a ser mais estruturados e com uma mensalidade associada tenha sido motivador no sentido de os atletas estarem mais empenhados.

Outro aspecto que pode ter contribuído para este elevado número de participantes é o facto de, na ilha do Faial, nunca se ter parado por completo as actividades ligadas ao mergulho livre em Apneia. 

- Gabinete de Imprensa do CNH: Em que ponto se encontram as competições a nível nacional? Já se percebeu que no Faial há um bom ritmo.

- Simone Martins: A nível nacional não tem havido competições nos últimos anos. No entanto, no Faial tem-se realizado pelo menos uma competição por ano, o que acaba por aumentar o interesse dos participantes. Temos organizado várias competições locais/regionais e mesmo nacionais e internacionais.

Este ano estão previstas várias competições regionais e nacionais.

Em São Miguel também se treina com regularidade, tal como em vários clubes no Continente.

- Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH): Quais os objectivos deste Meeting?

- Simone Martins: Além da divulgação do desporto em si, este Meeting permitirá reiniciar as provas AIDA em Portugal, reconhecidas também pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.