Apneia: Novo Recorde Nacional Feminino alcançado no Meeting Indoor AIDA, no Faial

Momento em que Cátia Machado comemora o Recorde alcançado, sob a supervisão de Simone Martins e Paulo Nóbrega, juízes oficiais da AIDA

No Meeting Indoor Apneia 2019 – uma competição oficial da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA) – que decorreu na ilha do Faial, sexta e sábado passados (dias 26 e 27 do corrente), foi alcançado um novo Recorde Nacional Feminino pela atleta do Clube Naval de Rabo de Peixe (São Miguel), Cátia Machado, que nadou 107 metros debaixo de água na disciplina de Apneia sem Barbatanas.

A prova teve como juízes Paulo Nóbrega e Simone Martins, que desde o ano passado são juízes oficiais da AIDA Internacional e, como tal, estão habilitados a validar as ‘performances’ dos atletas em provas oficiais AIDA.

Paulo Nóbrega e Simone Martins foram, também, os organizadores deste Meeting Indoor Apneia 2019 – tendo contado com a participação fundamental do Clube Naval da Horta (CNH) – os quais partilham com todos nós os resultados deste evento, muito elogiado pelos atletas.

apneia meeting aida 36 2019

“Todos os atletas manifestaram a sua satisfação pela forma como decorreu a competição”

- Gabinete de Imprensa do CNH: Como decorreu esta competição?

- Simone Martins: A prova decorreu muito bem, com um espírito muito competitivo, mas sempre numa atmosfera de entre-ajuda entre os atletas. Tivemos uma equipa que conseguiu gerir todas as etapas da prova e que contribuiu para o sucesso destes dois dias de competição. 

Sendo esta uma competição AIDA, os resultados contaram para o ‘Ranking’ Oficial desta Associação.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Houve representantes de diferentes países...

- Paulo Nóbrega: Estavam inscritos 21 atletas entre residentes no Faial, São Miguel e Continente português. Nos dois dias anteriores à prova tivemos algumas desistências, acabando por serem 17 os atletas que participaram. Além de Portugal, estiveram representados mais três países: França, Espanha e Itália.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual o ‘feedback’ dos participantes?

- Paulo Nóbrega: Tivemos, por parte dos atletas, reacções muito positivas. Todos manifestaram a sua satisfação pela forma como decorreu a competição. Os que participaram pela primeira vez adoraram a experiência e querem repetir.

No dia a seguir ao Meeting, recebemos mensagens de vários atletas e de outros intervenientes a agradecer a oportunidade de terem participado nesta prova e de terem desenvolvido as suas capacidades na Apneia.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Como classificam o desempenho dos atletas locais?

- Simone Martins: Para muitos dos atletas locais foi a sua primeira vez numa competição de Apneia desportiva. No entanto, quase todos melhoraram em muito as suas melhores marcas pessoais realizadas nos treinos. Notou-se, por parte deles, um maior interesse no final da competição devido às marcas conseguidas e um desejo de melhorar ainda mais. Mesmo alguns, que inicialmente não demonstraram muito interesse em participar em competições, reconheceram que estes eventos são fundamentais para progredir neste desporto. 

Destaca-se, também, a excelente ‘performance’ realizada por Paulo Decq Motta na disciplina de Apneia Estática. O atleta realizou uma ‘performance’ superior ao actual recorde nacional nesta disciplina, mas, infelizmente não conseguiu completar com êxito o protocolo exigido no final, pelo que a marca de 6 minutos e 25 segundos não pôde ser homologada.   

- Gabinete de Imprensa do CNH: A Organização sente-se satisfeita?

- Simone Martins: A Organização não podia estar mais satisfeita pela forma como se desenrolou esta competição! Todos os participantes – atletas e ‘staff’ da Organização – cumpriram as funções planeadas e não se registaram contratempos.

E gostaríamos de agradecer em primeiro lugar a todos os atletas que participaram, por terem cumprido as regras de boa conduta e pelo entusiasmo demonstrado durante toda a prova. 

Além de toda a ajuda por parte da Direcção do CNH, representada por Jorge Fontes e Olga Marques, gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos que, voluntariamente, participaram na Organização, nomeadamente o João Nascimento, a Joana Bulcão e a Alexandra Rosa. 

Fundamental foi, também, o papel do Décio Leal, responsável pela segurança dentro de água, e do Paulo Sérgio, que o auxiliou durante a prova.

Um obrigado à Enfermeira Patrícia Lourenço, pela sua disponibilidade enquanto equipa de segurança fora de água. 

Tivemos, ainda, a participação da Raquel Martins, que realizou alongamentos de relaxamento aos atletas durante os dias da prova, tão importantes para este desporto. 

Um agradecimento à empresa “Norberto Diver” pelo ‘Kit’ de oxigénio. 

Gostaríamos de agradecer ao apneísta recordista mundial e fotógrafo subaquático, Frederic Buyle, pelas excelentes fotos que foi tirando ao longo da competição e pela oferta de um fato de mergulho, em nome da “Mares”, que foi sorteado entre os atletas.

Agradecemos, igualmente, a presença de Hugo Damásio, em representação da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), que teve um papel de observador para possíveis colaborações entre a AIDA - Secção Portugal e a FPAS.

E claro, um agradecimento especial ao Serviço de Desportos, pela cedência do espaço da piscina.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual a prova que se segue?

- Paulo Nóbrega: Para já, não há data marcada para a próxima competição aqui no Faial, tirando a prova de Apneia que decorre na Semana do Mar. No entanto, devido ao interesse de vários atletas em repetir a experiência, é de prever que se realize ainda este ano outra competição de Apneia, na piscina.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Os treinos na piscina vão manter-se até quando?

- Paulo Nóbrega: Pelo menos até Junho, altura em que poderão iniciar-se treinos no mar, dependendo do número de interessados.

- Gabinete de Imprensa do CNH: O Jantar de Entrega de Prémios foi uma festa!

- Simone Martins: Sim! Decorreu na sede do “SOS Conceição”, tendo sido um convívio entre todos, com excelente ambiente.

Além do aspecto competitivo, estes momentos de confraternização são fundamentais para o desenvolvimento da modalidade. Os atletas vão-se conhecendo, trocando experiências e ajudando-se mutuamente.

Para os que se deslocaram ao Faial, esta prova constituiu uma oportunidade para conhecer um pouco da ilha, fora da piscina.

Os prémios foram patrocinados pelo Clube Naval da Horta, tendo a Cerimónia de Entrega de Prémios contado com a presença de Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do CNH; Jorge Fontes, Director da Secção de Apneia e Actividades Subaquáticas do Clube Naval da Horta que é, também, Vice-Presidente da Direcção do Clube; e Gilberto Carreira, Dirigente do CNH, a quem agradecemos a colaboração.

apneia meeting aida 64 2019

As Classificações do Meeting Indoor Apneia 2019 podem ser consultadas nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.