De 15 de Maio a 15 de Outubro: CNH promove 3ª Edição do Concurso “Azores Triangle Seas Photo Challenge”

O Clube Naval da Horta (CNH) organiza e promove, pelo terceiro ano consecutivo, o Concurso de Fotografia Subaquática “Azores Triangle Seas Photo Challenge”. A 3ª  edição decorre de 15 de Maio a 15 de Outubro de 2019.

Podem concorrer todas as pessoas, residentes ou visitantes de todo o mundo e esta constitui uma oportunidade para o amador, o principiante ou o premiado poderem ser reconhecidos pelo seu trabalho de fotografia.

Criar um veículo de promoção dos valores naturais dos Açores, através de imagens de grande impacto e sem os constrangimentos das competições de foto-sub clássicas, aberta a todos os interessados, é o maior objectivo do “Azores Triangle Seas Photo Challenge”, que pretende, também, retratar os valores naturais e a divulgação turística das paisagens e animais marinhos mais espectaculares dos Açores.

Jorge Fontes, Vice-Presidente da Direcção do CNH, e porta-voz no que ao projecto diz respeito, sublinha que “o Concurso tem um formato bastante diferente dos habituais campeonatos de fotografia subaquática” e enumera as três diferenças marcantes. “A primeira diferença prende-se com o âmbito geográfico, permitindo que as fotografias sejam captados em qualquer região do Triângulo (ilhas do Faial, Pico, São Jorge, bancos e águas adjacentes); a segunda tem a ver com a janela temporal, já que não há dias específicos destinados à prova, ou seja, os interessados podem fotografar em qualquer dia, escolhendo as melhores condições e as situações mais favoráveis para conseguir os resultados de maior impacto; e, por último, o tema é livre, fazendo com que cada um fotografe de acordo com a sua preferência e sem restrições”.

“Mais do que um Concurso de Fotografia – acentua Jorge Fontes – esta iniciativa é um veículo de divulgação dos valores naturais em termos turísticos mas também tem um valor inestimável como ferramenta de conservação ambiental. Ninguém pode proteger aquilo que não conhece e sob o ponto de vista dos valores ambientais e naturais, a Região Açores não fica a dever nada a outros destinos exóticos e remotos de que ouvimos falar há decadas”.

As empresas de mergulho do Triângulo são parceiras do CNH nesta organização, constituindo o principal meio de divulgação do Concurso e angariação de concorrentes ao divulgarem este evento junto dos seus clientes.

O júri deste Concurso é composto por Jorge Fontes (Vice-Presidente da Direcção do CNH, biólogo marinho, mergulhador e fotógrafo), Nuno Sá (um dos melhores fotógrafos subaquáticos e realizadores a nível mundial, dono de um currículo invejável, que tem tem trabalhado com a BBC, a ‘National Geographic’ e com produtoras independentes desde o Japão à Polónia) e um representante do Turismo dos Açores.

De realçar, que em 2018 o Concurso reuniu 33 fotografias desde o Hawaii até à Holanda, havendo uma diversidade grande de concorrentes de origens diversas.

O Regulamento do Concurso pode ser consultado nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.