Mais de 500 pessoas participaram no Jantar Comemorativo dos 72 Anos do CNH

“O Clube Naval da Horta (CNH) é um clube multifacetado, com vocação para promover os desportos náuticos, eventos de divulgação do Faial e dos Açores como destino náutico privilegiado, formar os mais novos nos desportos náuticos e defender o património marítimo, nomeadamente o Património Baleeiro, associando-se a todas as questões ecológicas e climáticas”, evidenciou José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, na abertura do grande Jantar Comemorativo do 72º Aniversário desta instituição náutica, que aconteceu na noite de sábado, dia 28, no Pavilhão da Paróquia das Angústias.

E um exemplo claro e concreto das preocupações ambientais do Clube Naval da Horta é o facto de a loiça descartável ter sido eliminada das festas e convívios desta colectividade há já algum tempo.

jantar aniv 2 2019

Este Jantar foi, não só o culminar como “o ponto alto” das Comemorações dos 72 Anos do CNH, data que ocorreu no dia 26 do corrente e que foi sendo festejada com um vasto Programa de Actividades ao longo deste mês de Setembro.

O timoneiro do Clube Naval da Horta, ao leme há vários mandatos consecutivos, começou por saudar todos os presentes: Sócios, Desportistas, Colaboradores e Entidades Oficiais, Parceiros e Patrocindores nas mais diversas áreas. “Saúdo e afirmo que o CNH jamais poderia ter a actividade que tem se não fosse a existência das vastas parcerias, dos inúmeros Voluntários e das  centenas e centenas de Sócios e Amigos que colaboram com esta instituição”, assinalou este Dirigente.

jantar aniv 3 2019

O Presidente da Direcção do CNH agradeceu a presença do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; do Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva; do Representante da Autoridade Marítima, Paulo Guerreiro, Adjunto do Capitão do Porto da Horta; do Director Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues; do Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial, Bruno Leonardo; do Vice-Presidente da Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA), Hugo Pacheco; do Representante da Presidente da Assembleia Municipal da Horta e de todas as outras entidades que acederam ao convite do CNH para estarem presentes neste mega-Jantar. “Quero agradecer e sublinhar que o bom entendimento que tem havido com estas entidades é extremamente importante para a actividade do Clube Naval da Horta”, ressaltou José Decq Mota, lembrando que os Atletas e Treinador da Classe Hansa (Vela Adaptada) estavam ausentes pelo facto de se encontrarem em Portimão a participar no Campeonanto Nacional da Classe Hansa, tendo alcançado excelentes resultados.

jantar aniv 4 2019

Angariação de Fundos para Renovação da Frota

Na sua primeira intervenção da noite, o mais alto Responsável pelos destinos da única instituição náutica faialense chamou a atenção para dois aspectos. O primeiro prende-se com a Campanha de Angariação Fundos para modernização das Frotas e Equipamentos Desportivos. Esta deliberação foi tomada na reunião de Direcção do CNH do passado dia 23 e arrancou no dia 28 deste mês, sendo desenvolvida ao longo da Época Desportiva de 2019/2020 com diversas iniciativas, que serão programadas e oportunamente divulgadas.

“A Campanha agora anunciada visa criar um fundo que permita a progressiva aquisição de embarcações e palamentas de Vela Ligeira e Canoagem, de equipamentos de navegação, de meios actuais de segurança e a modernização da pequena mas imprescindível frota de barcos de apoio”, revelou este Dirigente, que explica: “Há programas oficiais para renovação da frota mas apenas somos contemplados com uma parte da despesa. Como tal, o Clube precisa de angariar fundos para cobrir a restante percentagem. E nesse sentido, o apoio dos Sócios e Amigos do CNH é essencial para que seja possível, de forma organizada, lançar um verdadeiro plano de renovação dos nossos meios desportivos, nas áreas da competição e do treino”.

jantar aniv 5 2019

“Não vou recandidatar-me em 2020”

A segunda revelação da noite teve a ver com futuro desta “casa” no que toca ao seu dirigismo. José Decq Mota recordou que a actual Direcção se encontra a meio do mandato de 2 anos, o qual termina em Outubro de 2020. E ressaltou: “Queria alertar todos os Sócios do Clube Naval da Horta para começarem a pensar na necessidade imperiosa de se organizar para que haja listas candidatas. Todos sabemos que, sendo um Clube com muita actividade e muita gente envolvida, nem sempre tem sido fácil compôr listas de candidatos aos Corpos Gerentes. Mas há uma questão pessoal que tenho de anunciar hoje: é que não vou recandidatar-me em 2020. Tudo tem o seu tempo e chegando a 2020 completo, no total, 12 anos como Presidente do CNH.

Apesar de não me recandidatar, estarei sempre disponível para ajudar o Clube, inclusivamente integrando, se for preciso, os Corpos Sociais, mas no que toca a trabalho executivo, esse tem de acabar em 2020.

Vou cumprir o mandato, porque entendo que os mandatos são feitos para serem cumpridos. No entanto, faço questão de, a 1 ano de distância, dar a conhecer a minha intenção para que haja tempo de se organizarem. Desejo vivamente que em 2020 o CNH tenha um elenco directivo devidamente estruturado a fim de que não andemos todos  aflitos à procura de soluções mais ou menos improvisadas”.

À medida que foi decorrendo o Jantar e sendo entregues os (muitos) Prémios, José Decq Mota foi-se abeirando do microfone e fazendo revelações. 

Este Dirigente avivou que o CNH conta com 2 treinadores profissionais a tempo inteiro: Duarte Araújo, Treinador e Coordenador da Escola de Vela; e Tiago Henriques, Treinador e Coordenador da Natação.

“Chamo a atenção para o facto de a Direçcão ter feito um esforço para encontrar treinadores profissionais com capacidade para podermos evoluir qualitativamente e isso está a suceder. O Duarte está cá há 5 anos e o Tiago há 1 ano e os resultados estão a ver-se”, acentuou, convidando ambos para apagarem as velas do bolo de aniversário e cortarem o mesmo, iniciativa que partiu da Direcção.  

jantar aniv 6 2019

Em nome da Direcção, José Decq Mota convidou Tiago Henriques e Duarte Araújo para apagarem as velas e cortarem o bolo do 72º Aniversário do CNH

Boa relação entre o CNH e a Câmara Municipal

Convidado a proferir umas palavras, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, começou por cumprimentar José Decq Mota e toda a sua equipa bem como as Autoridades presentes, Sócios do CNH, “e todos os que fazem deste um grande Clube, que hoje se perspectiva em termos náuticos e que projecta o Faial nos Açores e no Mundo”.

Pegando no tema das parcerias, alvitrado pelo Presidente do Clube aniversariante, o Autarca faialense evidenciou que “as parcerias são fundamentais para qualquer instituição”, elencando rubricas patenteadas na relação da Câmara com o Clube: Festival Náutico da Semana do Mar, Regatas Internacionais, Campeonato Nacional da Classe Hansa, entre outras.

jantar aniv 7 2019

José Leonardo reiterou a disponibilidade da Câmara para continuar a ser parceira do CNH

Em dia festivo, José Leonardo lembrou o papel dos fundadores do Clube Naval da Horta e todos aqueles que deram corpo às várias direcções e construiram o CNH ao longo destes 72 anos de existência. “É importante fazermos estas referências numa altura em que, cada vez mais, existe dificuldade em encontrar pessoas disponíveis para exercerem estes cargos. Por isso, peço uma grande salva de palmas para todos os que dão o seu contributo”, reforçou o edil.

A terminar, José Leonardo memorou que, ao abrigo do Protocolo anual estabelecido entre o CNH e a Câmara, há um apoio no valor de cerca de 39 mil euros, reiterando a “total disponibilidade” do Município da Horta para manter as parcerias com o Clube Naval da Horta, com o objectivo de “ambas as instituições continuarem a desenvolver o Faial”.  

jantar aniv 8 2019

Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, cumprimentou os presentes, agradeceu o convite e felicitou o CNH por este Aniversário. “O Clube Naval da Horta é um Clube com grande projecção no Faial, nos Açores e fora de portas. É uma instituição icónica, que tem demonstrado profissionalismo e competência na co-organização e recepção das regatas internacionais”, sustentou o governante, destacando “o empenho que esta instituição náutica coloca na organização do Festival Náutico da Semana do Mar, o maior de Portugal”. “Toda esta dinâmica é motivo de orgulho”, frisou.

O titular da pasta do Mar asseverou que “o Governo Regional reconhece o trabalho do CNH”, sublinhando que “estas instituições exigem um esforço muito grande por parte daqueles que trabalham como Voluntários, muitas vezes sacrificando a sua vida pessoal. E nós temos todos de reconhecer esse esforço e essa dedicação, porque só assim estas colectividades conseguem sobreviver”, notou.

Gui Menezes salientou que, “ao longo dos anos, o Governo tem apoiado o CNH nas suas potencialidades com projecção nacional e internacional”, garantindo que, “dentro do que são as possibilidades do Executivo, tudo será feito para que o CNH continue esta dinâmica, levando cada vez mais longe o nome do Faial e dos Açores”.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia partilhou com todos ali presentes a expectativa que o Executivo açoriano tem de, no próximo ano, abrir a Escola do Mar dos Açores, sedeada na Cidade-Mar: a Horta. Com essa realidade, “abrem-se, ao CNH e a outras instituições, novas oportunidades e potencialidades veiculadas pela Escola do Mar dos Açores, que estará aberta a novas parcerias”.

A noite foi sendo entrecortada por momentos destinados à Entrega de Prémios das Provas realizadas pelas diversas Secções (relativas, nuns casos  ao Aniversário e noutros  à Época de 2018/2019) e pelo decorrer do Jantar – da responsabilidade do Restaurante “O Barão” – que juntou mais de 500 pessoas.

Neste contexto e como novidade, a Secção de Natação decidiu atribuir o Troféu ao “Atleta Exemplo”, ou seja, ao atleta que na época passada teve a melhor relação entre assiduidade, notas da escola e evolução em competição. E a escolha recaiu sobre Rita Gonçalves.

As fotografias elucidativas desta verdadeira maratona de Prémios, podem ser vistas na Galeria de Fotos.

jantar aniv 9 2019

Rita Gonçalves recebeu o Troféu de “Atleta Exemplo”, que foi entregue por Gui Menezes 

 

Prémios 72º Aniversário do CNH 

Ranking Provas Locais de Canoagem 2019

Iniciados Femininos

1º - Júlia Cebola 

Iniciados Masculinos

1º - Miguel Lourenço 

Cadetes

1º - Miguel Pires

2º - Pedro Costa

3º - Ricardo Henriques 

Juniores

1º - Jerónimo Remédios

2º - Lucas Martins 

Seniores

1º - Clésio Pereira

2º - Tiago Reis 

Veterano Feminino

1º - Carla Martins 

Veterano Masculino

1º - José Gomes

 

Ranking Provas Locais de Vela Ligeira 2019

Optimist B

1º - Rodrigo Medeiros

2º- Rodrigo Lopes

3º - Francisco Colaço 

1º Feminino: Joana Pereira 

Optimist A

1º - Maísa Silva

2º - Manuel Bettencourt

3º - David João 

1º Feminino: Maísa Silva 

Laser 4.7

1º - Jorge Pires

2º - Tomás Pó

3º - Pedro Moniz 

1º Feminino: Mariana Rosa 

Classe Hansa 2.3 - Campeonato de Ilha

1º - Rui Dowling

2º - Lício Silva

3º - Libério Santos 

Classe Hansa 303 - Campeonato de Ilha

1º - Márcio Sousa/Luís Paulo Moniz

2º - Carlos Cardoso/António Oliveira

 

Prémios Secção Natação 2019

Atleta Exemplar Natação do CNH 2019: Rita Gonçalves 

Prémios 1º Troféu Águas Abertas 72º Aniversário CNH

Cadetes Femininos

1º - Angélica Silva 

Cadetes Masculinos

1º - Santiago Melo

2º - João Carvalho

3º - Daniel Medeiros 

Infantis Femininos

1º - Maria Inês Fontes

2º - Mariana Silva

3º - Maria Rita Rodrigues 

Infantis Masculinos

1º - Francisco Rodrigues

2º - Vasco Alexandrino

3º - Alexandre Lima 

Absolutos Femininos

1º - Diana Neves

2º - Luna Amor

3º - Maria Rocha 

Absolutos Masculinos

1º - Diogo Vieira

2º - Afonso Santimano

3º - Rodrigo Pereira 

Masters Femininos

1º - Alexandra Gonçalves

2º - Vanda Carmo

 

Prémios Mini-Veleiros - Prova 72º Aniversário

1º - João Nunes

2º - José Gonçalves

3º - António Pereira

 

Prémios Windsurf - Prova 72º Aniversário

1º - Luís Decq Motta

2º - Belchior Neves

3º - Flávio Pereira

 

Prémios Vela de Cruzeiro - Prova 72º Aniversário

Classe OPEN

1º - “Soraya” (Frederico Rodrigues)

2º - “Maresia” (Fernando Rosa)

3º - “Linda” (Jean-Pierre Dhant) 

Classe ORC A

1º - “Majo” (Armando Castro)

2º - “Boreas” (Luís Morais)

3º - “Air Mail” (Luís Carlos Decq Mota)

Classe ORC B

1º - “Hot Stuff” (Luís Decq Motta)

2º - “Além Mar” (Disidério Machado)

3º - “No Stress” (António Pedro Oliveira)

 

Prémios Pesca Desportiva de Barco/Delfim Vargas - Prova 72º Aniversário

Maior Exemplar da Geral:

Embarcação “Zeus”: 1 Gaio com 4,340kg 

1º lugar geralº - “Zeus” (Jorge Oliveira)

2º lugar geral - “Xark” (Vicente Barreto)

3º lugar geral - “Junior” (Rui Silveira) 

Prémios Campeonato de Pesca Desportiva de Barco/Delfim Vargas 2019

Classificação Geral Corrico 2019

1º - “Xark” (Vicente Barreto)

2º - “Zeus” (Jorge Oliveira)

3º - “Senhora da Guia” (Renato Azevedo) 

Classificação Geral Fundo 2019

1º - “Zeus” (Jorge Oliveira)

2º - “Titou” (João Pereira)

3º - “Xark” (Vicente Barreto) 

Classificação Geral Acumulada Campeonato 2019

Maior Exemplar da Geral

Embarcação “Titou”: 1 Congro com 23,150 kgs 

1º lugar geral: “Xark” (Vicente Barreto)

2º lugar geral: “Zeus” (Jorge Oliveira)

3º lugar geral: “Titou” (João Pereira)

 

Prémios Pesca Desportiva de Costa - Prova 72º Aniversário CNH

Maior Exemplar

Elias Câmara: 1 Veja com 1,310 kgs 

1º - Carlos Medeiros

2º - Elias Câmara

3º - Juliana Nóbrega 

Prémios Campeonato CNH 2019 - Pesca Desportiva de Costa

Maior Exemplar

Moisés Sousa: 1 Sargo com 1,530 kgs 

1º - Carlos Medeiros

2º - José Silva

3º - José Escobar

 

Botes Baleeiros - Regata de Vela da Semana do Mar 2019

1º - Bote “Senhora do Socorro” (Junta de Freguesia do Salão)

2º - Bote “Senhora da Guia” (Junta de Freguesia da Feteira)

3º - Bote “Senhora das Angústias” (Junta de Freguesia das Angústias) 

Regata de Remo Feminino da Semana do Mar 2019

1º - Bote “Senhora da Guia” (Junta de Freguesia da Feteira)

2º - Bote “Senhora de Fátima” (Junta de Freguesia de Castelo Branco)

 

Botes Baleeiros - Regata 72º Aniversário do CNH

1º - Bote “Senhora das Angústias” (Junta de Freguesia das Angústias)

2º - Bote “Senhora do Socorro” (Junta de Freguesia do Salão)

3º - Bote “Senhora da Guia” (Junta de Freguesia da Feteira)

Regata de Remo Feminino 72º Aniversário do CNH

1º - Bote “Senhora da Guia” (Junta de Freguesia da Feteira)

2º - Bote “Senhora de Fátima” (Junta de Freguesia de Castelo Branco)

 

Botes Baleeiros - Campeonato da Ilha do Faial 2019

1º - Bote “Senhora do Socorro” (Junta de Freguesia do Salão)

2º - Bote “Senhora das Angústias” (Junta de Freguesia das Angústias)

3º - Bote “Capelinhos” (Junta de Freguesia do Capelo)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.