logo cnh5

Vela Ligeira: 1ª Prova do Campeonato Regional 2021

A primeira Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira realizou-se de 9 a 11 de abril, na Praia da Vitória. Esta prova contou como seleção para a Prova de Apuramento Nacional, a realizar em Viana do Castelo na classe Optimist, e para o Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, a realizar em Portimão para a classe de Laser e 420.

O Clube Naval da Horta deslocou-se à ilha Terceira, anfitriã desta prova, com uma frota de 8 Optimists e 5 Lasers. Esta prova foi para a maioria dos atletas do CNH a sua estreia ao nível da competição, os resultados refletem excelentes indicadores do futuro das classes de competição do clube.

Esta prova ficou marcada por grandes oscilações de vento, muito fraco no primeiro e terceiro dia, e forte no segundo, motivo este que levou a organização do evento suspender as provas no segundo dia para a classe de Optimist, tendo estes velejadores completado um total de 7 regatas apenas no primeiro e último dia de prova. Quanto à classe de Laser, cumpriram o programa totalizando as 3 regatas previstas por dia. A classe de 420 somou um total de 8 regatas, 3 no primeiro, 1 no segundo e 4 no terceiro dia.

Na classe Optimist, metade da frota apurada para as provas é do CNH, que ocupou o 3º, 5º, 6º e 8º resultado da geral, apurando-se assim para a importante prova nacional, os restantes elementos da classe ficaram em 15º, 18º, 19º, e 22º, em 34 participantes.

Na Classe Laser, os 5 representantes do CNH apesar de ficarem classificados em 6º, 7º, 9º, 18º e 20º, num total de 24 velejadores, com um nível de competitividade já bastante elevada, não atingiram desta forma os 4 primeiros lugares, não conseguindo o apuramento para o Campeonato Nacional.

vela ligeira 1 pcr 1 2021

Num momento de incertezas face à situação pandémica que assola todo o mundo,  os representantes do Faial estão de parabéns pelo comportamento exemplar no cumprimento das regras de participação e pela sua resiliência durante todo o campeonato. Contam-se agora dias de treino intenso, cimentando com especial foco conhecimentos em regatas, para os  representantes do Arquipélago no Campeonato Nacional a realizar no norte do país. Para os restantes atletas ficou uma primeira experiência positiva que lhes dará motivação para continuar a evoluir e futuramente ocupar um lugar de destaque na modalidade na região.

Os resultados desta prova podem ser consultados nesta ligação.