cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   rss

Les Sables-Horta-Les Sables 2017: Dupla espanhola dominou 1ª etapa

A dupla de espanhóis Pablo Santurde del Arco/Gonzalo Botin, a bordo do “Talles II”, venceu este sábado, dia 8, a 1.ª etapa da Regata Oceânica Les Sables-Horta-Les-Sables, ao fazer o percurso em 5 dias, 23 horas, 5 minutos e 42 segundos.

O 2º lugar nesta competição (que se realiza de 2 em 2 anos desde 2009 entre Sables D’Olonne e os Açores), foi ocupado pela dupla britânico/gaulesa Phil Sharp/Corentin Douguet, a bordo do ”Imerys”, que demorou mais 43 minutos do que os vencedores.

Ainda durante o dia de sábado, cortaram a linha de chegada na baía da Horta, o “Stella Nova”, do skipper alemão Alexander Krause e do navegador francês Antoine Carpentier, e o “Colombre XL”, dos italianos Massimo Juris e Pietro Luciani, que ficaram em 3º e 4 lugares, respetivamente.

Já os restantes 4 que integraram o lote inicial dos 8 melhores posicionados, apenas ao final do dia de sábado concluiram a 1ª etapa desta prova. Entre eles, conta-se a 1ª equipa totalmente francesa em 5º lugar (“Serenis Consulting”, de Jean Galfioni e de Jean Christophe Caso) e a representação do Sultanato do Oman (Oman Sail, de SidneyGavignet, três vezes participante na Volvo Ocean Race, e de Fahad Al Hasni), que ficou em 6º.

Em 7º lugar nesta competição internacional encontram-se, para já, Halvard Mabire, skipper presidente da Classe 40, que faz equipa com a mulher, Miranda Merron, única velejadora que completará a prova, uma vez que a outra representante do sexo feminino à largada desistiu a norte da Corunha, Galiza.

Já na manhã de domingo, deram entrada na baía da Horta 2 outras embarcações.

Na 9ª posição da geral e 1ª do segmento vintage – leque das embarcações mais antigas da Classe 40 ainda em competição – está o “Transport Hesnault – Cabinet Z”, da dupla francesa Cédric de Kervenoael e Robin Maraise.

A fechar o quadro dos primeiros 10, vem a embarcação “Yoda”, da equipa gaulesa Franz Bouvet e Thomas Guichard.

Segundo informação da “Horta Nautic” (Comissão Náutica Municipal) destaca-se “a situação inédita de nos últimos 10 anos, ou seja, desde que há regatas internacionais de alta competição para a Horta, de não ter chegado qualquer iate durante a primeira noite de receção à frota”.

A prova, que conta com a participação de 19 embarcações – “a segunda maior frota de embarcações inscritas” – destina-se a veleiros da Classe 40 e contempla 2 etapas de 1.270 milhas náuticas cada, que liga a cidade de Sables D'Olonne, na costa oeste francesa (conhecida por ser palco, de 4 em 4 anos, da famosa Vendée Globe, a mais exigente regata offshore a nível mundial), à ilha do Faial, nos Açores.

Esta competição destinada, em primeira linha, a velejadores profissionais, conta com iates de 8 nacionalidades diferentes: França, Reino Unido, Finlândia, Alemanha, Itália, Espanha, Omã e Japão.

A Regata Les Sables-Horta-Les Sables largou de França no dia 2 deste mês e a 2ª etapa sairá da cidade da Horta no dia 14, com destino a Sables D'Olonne.