Vela Ligeira: CNH vai participar na Semana do Atlântico - II Troféu Cidade de Viana do Castelo

semana atlantica viana castelo 2015

A Federação Portuguesa de Vela anuncia a realização da Semana do Atlântico - II Troféu Cidade de Viana do Castelo, que será disputada nos dias 24 e 25 de Outubro, no campo de regatas de Viana do Castelo. A prova é organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e conta com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO - Optimist Portugal e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O II Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com o Real Clube Naval de Vigo, realizando-se primeiro uma semana em Viana do Castelo e posteriormente uma semana em Vigo. As duas semanas irão pontuar para o “Troféu Semana do Atlântico de Optimist - Viana do Castelo/Vigo”.

Estão já inscritos 27 Clubes, num total de 216 velejadores da classe Optimist, sendo a maior regata desta classe nos últimos anos em Portugal. Do Clube Naval da Horta segue uma comitiva de três atletas, Jorge Pires, Bernardo Melo e Lucas Silva, que serão acompanhados pelo treinador do CNH, Duarte Araújo.

O grupo parte na manhã da próxima sexta-feira, 23 de outubro, com destino a Lisboa, seguindo depois para Viana do Castelo, regressando na segunda-feira seguinte, 26 de outubro.

O treinador do CNH ressalvou alguns agradecimentos, em primeiro lugar, relativamente ao convite feito pelo Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) e por toda a disponibilidade e logística envolvidas para que o CNH possa realizar esta viagem. Em segundo lugar, em relação à ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores, um agradecimento por facilitar o empréstimo de três embarcações aos nossos atletas. Em terceiro lugar, um agradecimento ao CNH, por permitir que a atividade de treinos seja condicionada nestes dias, para que os atletas que viajam tivessem esta oportunidade. Em último lugar, mas não menos importante, o treinador deixa um reconhecimento do papel dos pais, que investiram na deslocação a esta prova tão importante e que muito os irá ajudar a melhorar para a 1ª Prova do Campeonato Regional, que se realizará no fim-de-semana seguinte, na Madalena do Pico.

Quanto questionado sobre de que forma esta deslocação os poderá ajudar, Duarte Araújo relembra que, infelizmente, a distância física e a logística impedem que os velejadores do CNH realizem muitas competições. Estas provas são importantes, porque aproximam os nossos atletas do nível técnico e tático dos velejadores nacionais. Daí ser de extrema importância a participação regular nestas competições nacionais.