cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Natação em Águas Abertas em foco - “Náutica no Bar” complementa Workshop

nautica bar tertulia total immersion 3 2016

Iniciou-se 5 de Maio, o Workshop de Águas Abertas e Total Immersion, organizado pelo Grupo de Águas Abertas do Clube Naval da Horta. O Workshop está a ser ministrado pelo treinador espanhol, Joseba Cercas, e termina a 9 de Maio.

As aulas teóricas estão a ser dadas no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH e as aulas práticas na Piscina Municipal da Horta e em mar aberto, na Baía do Porto Pim.

O estilo de natação em imersão total baseia-se no conceito de nadar mais rapidamente e durante  mais tempo, gastando menos energia e realizando o menor atrito possível com a água, para que o nadador possa nadar livre de dores ou lesões e evoluir a sua condição física.

Aproveitando a presença de Joseba Cercas no Faial o CNH organizou uma sessão “Náutica no Bar”, sobre o tema das Águas Abertas,  que se realizou no  Hotel do Canal ao fim da tarde de Sábado.

nautica bar tertulia total immersion 5 2016

Abriu a Sessão o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, que após saudar todos os presentes e a Vereadora Ester Pereira que representou a Câmara Municipal, historiou a criação e a acção do Grupo de Águas Abertas do CNH e informou que o CNH passará a promover anualmente a Travessia a Nado do Canal Faial Pico, como prova inaugural do Festival Náutico da Semana do Mar. Informou ainda que a travessia deste ano se realiza a 5 de Agosto e que já conta com 24 atletas inscritos, dos quais 14 são do Continente. José Decq Mota disse ainda que o “sonho” do CNH é o de transformar esta Travessia a Nado do Canal numa prova de referencia a nível nacional e internacional.

O orador principal foi o treinador Joseba Cercas que fez uma interessante apresentação sobre a natação em águas abertas e sobre a técnica Total Immersion. Seguiu-se um período de debate, durante o qual um nadador do Porto, que se deslocou à Horta propositadamente para participar neste Workshop, anunciou que só do seu Clube virão 10 nadadores de propósito à Horta participar na Travessia do Canal e no Campeonato de Polo Aquático da Semana do Mar. A sessão terminou num ambiente de franco convívio entre os participantes, vários dos quais eram cidadãos estrangeiros residentes no Faial.

nautica bar tertulia total immersion 1 2016