Botes Baleeiros: “Senhora das Angústias” vence Regata do Comprido

regata comprido by antonio luis 2016

Realizou-se, na tarde do passado sábado, 18 de Junho, a Regata do Comprido, cumprindo-se assim a 2ª Regata do Campeonato de Ilha de Botes Baleeiros 2016.

Durante a manhã, os oito botes baleeiros foram rebocados desde o Porto da Horta, onde têm estação permanente durante os meses de verão, até ao Porto do Comprido, sendo aí sido varados.

Pela hora de almoço, a Junta de Freguesia do Capelo proporcionou um agradável almoço às tripulações, organização e convidados no Porto do Comprido, gerando-se um magnífico convívio entre os presentes, no local que em tempos existiu uma das maiores estações baleeiras sazonais e, por isso, tão cheio de história.

Às 14h30 realizou-se a reunião de oficiais e, pelas 15h30 teve início a regata.

O percurso foi condicionado pela direção e intensidade do vento, entre as 14H00 e as 17H00, tendo a Comissão de Regata optado por um percurso centrado na baia do Comprido e evitado boias junto do baixio.

O bote vencedor foi o “Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, realizando o percurso em 25 minutos e 40 segundos. Em segundo lugar, logo atrás, ficou o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, com 26 minutos e 12 segundos de prova. Fechando o pódio, em terceiro lugar, e com 28 minutos e 54 segundos de prova, ficou o bote “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

A Comissão de Regata foi presidida por Luís Carlos Decq Mota e constituída por Alfredo Matos, José Macedo e Carlos Silva. A Comissão de Protestos foi composta por João Duarte e José Miguel Barros.

Para a realização da regata, que envolveu uma viagem até ao destino, estiveram envolvidas três embarcações: a lancha “Walkiria”, importante no reboque dos botes e durante a regata alojando a Comissão de Regatas, teve no seu comando Vítor Mota e Carlos Silva, respetivamente; o semi-rígido do CNH “Piloto João Lucas”, com Francisco Ferraz da Rosa a bordo; e um semi-rigido pequeno.

As classificações estão disponíveis aqui.