Botes Baleeiros: “Senhora de Fátima” vence Regata Terra Baleeira 2016

terra baleeira by antonio luis 2016

Realizou-se no passado sábado, 25 de Junho, a Regata Terra Baleeira, evento organizado pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, que contou com a presença de cinco botes e cerca de 40 tripulantes da Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial.

A regata toca habitualmente três famosos portos baleeiros do sul do Pico: Lajes do Pico, Santa Cruz das Ribeiras e Calheta do Nesquim, o que resulta em muitas milhas a percorrer pelos botes participantes.

A comitiva faialense, composta pela lancha Walkiria e pelos botes “Senhora de Fátima”, “Capelinhos”, “Senhora do Socorro”, “Claudina” e “Maria da Conceição”, largou do Faial pelas 6h30 rumo às Lajes do Pico. A largada para a regata foi dada às 9h30, para os 20 botes presentes do Pico e Faial.

O bote vencedor desta prova foi o bote faialense “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, com o tempo final de 2h53min, tendo vencido as duas etapas.

Em segundo lugar, ficou o bote picoense “Santo Cristo”, com o tempo de 3h12min, e em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou o também picoense “São Miguel”, terminando a regata em 3h10min.

Os restantes botes faialenses ficaram entre a 4ª e a 13ª posição da geral: “Capelinhos” em 4º lugar, “Claudina” em 8º, “Senhora do Socorro” em 9º e “Maria da Conceição” em 13º.

O almoço realizou-se em Santa Cruz das Ribeiras, junto ao cais, antes da largada para a segunda etapa. Já o jantar e entrega de prémios decorreu na Calheta do Nesquim, após o qual a comitiva faialense iniciou a sua viagem de regresso ao Porto da Horta.

As Classificações estão disponíveis aqui.