Botes Baleeiros: “Capelinhos” e “Maria Armanda” são os vencedores do Campeonato Regional de Botes Baleeiros

camp reg botes 2016 by autoridade maritima nacional
Foto: Autoridade Marítima Nacional

Realizou-se no passado fim-de-semana, 15, 16 e 17 de Julho, o Campeonato Regional de Botes Baleeiros em Vela e Remo 2016, na Baía da Lajes das Flores, integrado na XXXI Semana do Imigrante.

O evento foi organizado pelo Clube Naval das Lajes das Flores, tendo contado também com a promoção da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e com os apoios da Câmara Municipal da Lajes das Flores e da Portos dos Açores, SA.

O Campeonato Regional de Botes Baleeiros em Vela e Remo, foi criado e deliberado pela Comissão Consultiva do Património Baleeiro, e será disputado anualmente e de forma rotativa em cada um dos três grupos das Ilhas dos Açores.

Como previsto, ao longo dos três dias de provas realizaram-se quatro regatas de vela e três de remo. Estiveram presentes 11 botes baleeiros, provenientes de seis ilhas da Região Autónoma dos Açores, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores.

Na modalidade de Vela, estiveram em competição os onze botes, que realizaram as quatro regatas previstas: uma na sexta-feira, duas no sábado e uma última no domingo. O vencedor e novo Campeão Regional em título é o bote faialense “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, sob os comandos do Oficial Luís Mota. O bote “Senhora do Socorro” foi o Vice-Campeão Regional, ao terminar o Campeonato Regional no segundo lugar da geral, com o Oficial Pedro Garcia. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou o bote picoense “Maria Armanda, do Clube Náutico das Lajes do Pico, com o Oficial Filipe Fernandes.

camp reg botes vela capelinhos 2016 by fabio faria
Foto: Fábio Faria

Já no Remo, foram realizadas as três regatas previstas, uma em cada um dos três dias de provas. Foram seis as tripulações em prova, em representação de cinco ilhas, com as Flores a não participarem. O novo Campeão Regional é o bote picoense “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes do Pico, com o Oficial Filipe Fernandes. Em segundo e também da Ilha do Pico, o novo Vice-Campeão é o bote “São Miguel”, do Clube Náutico de Santa Cruz das Ribeiras, com o Oficial Rui Costa. A fechar os lugares do pódio, ficou o bote “São João”, do Clube Naval da Graciosa, com o Oficial Luís Alvernaz.

botes bal maria armanda 2015 resize
Foto: Arquivo CNH

Todas as classificações desta prova estão disponíveis aqui.

A entrega de prémios realizou-se no Museu das Lajes das Flores, pelas 22h30.

A Comissão de Honra do Campeonato Regional de Botes Baleeiros foi integrada pelo Presidente da Câmara das Lajes das Flores, o Diretor do Museu das Flores, o Oficial Adjunto da Capitania do Porto das Flores e o Antigo Baleeiro José Raimundo Xavier (José Lisandro).

A Comissão de Regatas foi composta por José Decq Mota, Ricardo Jorge Ferreira, Hélio Alvernaz, Vítor Mota, José Macedo e Carlos Silva. Já a Comissão de Protestos contou com Duarte Araújo, Deodato Azevedo e André Rodas para a condução dos trabalhos.

A nível logístico, regista-se a presença da Lancha “Walkiria”, que se deslocou pelos seus meios da Horta até à Ilha das Flores, numa viagem histórica, e que foi a lancha principal, albergando a Comissão de Regatas. Estiveram também presentes as lanchas “Elite”, do Clube Naval das Lajes das Flores; "Vila Real Santo António", da Autoridade Marítima Nacional; "Tomaine" e "Tomaine 2", que muito ajudaram na segurança da prova.

A Comissão de Regatas destaca todo o trabalho e esforços levados a cabo para que este Campeonato Regional de Botes Baleeiros tenha decorrido de forma bastante positiva, sem problemas a registar, tanto no plano desportivo como organizativo.