Botes Baleeiros: “Senhora do Socorro” vence Regata de Vela do Cais de Agosto 2016

sra socorro 2016

Realizou-se, no passado sábado, 30 de Julho, na Baía de São Roque do Pico, a Regata de Botes Cais de Agosto, integrada nas festividades do Concelho.

Os cinco botes faialenses participantes na regata partiram do Porto da Horta cerca das 10h, com destino a São Roque do Pico, a reboque da Lancha baleeira “Walkiria”.

Pelas 12h30 realizou-se a reunião de oficiais, seguindo-se o almoço.

Pelas 14h deu-se início à regata à vela, com a presença de 22 botes baleeiros: 15 botes do Pico, cinco do Faial, um de São Jorge e um da Graciosa.

O vencedor foi o “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, que terminou o percurso em 56 minutos e 45 segundos. Em segundo, e também do Faial, ficou o “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, com o tempo de 1 hora, 4 minutos e 43 segundos. A fechar o pódio ficou o bote “São Joaquim”, das Ribeiras, com o tempo de 1 horas, 6 minutos e 34 segundos.

Ainda da Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial, o bote “Claudina”, do CNH, ficou na 4ª posição, com o temo de 1 hora, 11 minutos e 1 segundo; o “Maria da Conceição”, do CNH, ficou em 15º lugar, com o tempo de 1 hora, 31 minutos e 28 segundos; e o “São José”, da Junta de Freguesia do Capelo, ficou em 17º lugar, com o tempo de 1 hora, 39 minutos e 42 segundos.

Após o final da regata à vela, realizaram-se duas regatas de remo, a de masculino, pelas 17h, e a de feminino, pelas 17h30. Apenas a regata de remo feminino contou com a participação de um bote da Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial, o “Senhora da Guia”, que ficou na 4ª posição, tendo terminado a prova com o tempo de 11 minutos e 16 segundos.

Pelas 19h, decorreu o jantar de convívio e a entrega de prémios, no Clube Naval de São Roque do Pico, após o qual as tripulações puderam juntar-se à festa do Cais de Agosto. O regresso ao Faial realizou-se na manhã do dia 31 de Julho, domingo.