Festival Náutico 2016: “Sra. do Socorro”, “Maria Armanda” e “Maria da Boa Viagem” vencem Regata Casa Pessoal RTP Açores em Botes Baleeiros

 

sm2016 botes vela

A tarde do passado sábado, 13 de agosto, foi dedicada à Regata de Botes Baleeiros que há vários anos recebe o patrocínio da Casa do Pessoal da RTP Açores.

Esta regata colocou em competição 22 botes baleeiros no total, os oitos botes do Faial e 14 da Ilha do Pico, que coloriram a Baía da Horta e o Canal Faial Pico com as suas velas. As boas condições atmosféricas, com o mar calmo e o vento do quadrante sudoeste, a rondar os 7/8 nós, sob um sol quente, faziam adivinhar uma boa tarde de regatas.

Primeiro realizou-se a prova de vela, cujo pódio ficou entregue a botes faialenses. “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, ficou em primeiro, com Pedro Garcia ao leme. “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, seguiu logo após, na segunda posição, sob o comando de António Luís. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, com o oficial Luís Decq Mota.

sm2016 botes sra socorro

Após o final da regata de vela, as oito tripulações femininas de remo iniciaram os preparativos e fizeram-se ao mar, para dar início à prova. O bote “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes do Pico, ao comando de Bárbara Cabral, foi o mais rápido, com 6min e 05seg, ficando em primeiro lugar. Em segundo, seguiu-se-lhe o “São Pedro”, do Clube Náutico Aliança Calhetense, com a oficial Daniela Miguel, com o tempo de 6min e 20seg. A fechar o pódio, na terceira posição, ficou o bote “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, com a oficial Lúcia Sousa, com o tempo de 6min e 27seg.

sm2016 botes maria armanda 2

Já no remo masculino, que decorreu após o término da prova de remo feminino, o vencedor foi o “Maria da Boa Viagem”, do Clube Náutico de Santa Cruz, com o oficial Rui Costa e com o tempo de 10min e 20seg. Na segunda posição ficou o bote do Clube Náutico das Lajes do Pico, “Maria Celeste”, com o oficial Rafael Ferreira e com o tempo de 10min e 29seg. Por último, a fechar o pódio na terceira posição, ficou o “São Pedro”, do Clube Náutico Aliança Calhetense, ao comando de Vítor Ferreira, com o tempo de 11min e 09seg.

sm2016 botes maria boa viagem 1

A entrega de prémios realizou-se à noite, no jantar convívio de entrega de prémios, na tenda junto ao CNH, que contou com a presença das cerca de 150 pessoas que participaram em tripulações de botes baleeiros do Pico.

As Classificações estão disponíveis aqui.