Botes Baleeiros: “Senhora de Fátima” vence Regata de Vela da Semana dos Baleeiros 2016

bb rgt baleeiros 2016 2

Realizou-se, no passado sábado, 27 de agosto, a Regata de Botes Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, regata que contou com a presença dos oito botes da Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial.

A comitiva faialense zarpou do Porto da Horta pelas 10h, com os oito botes divididos a reboque pelas lanchas “Walkiria” e “Maria Manuela”.

A chegada ao Porto das Lajes do Pico aconteceu cerca das 12h30, altura em que se iniciava a procissão marítima pela Baía das Lajes do Pico, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

 

bb rgt baleeiros 2016 3

A regata de Vela iniciou-se pelas 15h, com o total de 27 botes baleeiros na largada, os oito do faial e dezanove do Pico. Foi uma boa prova no geral, tendo o pódio sido inteiramente vencido por botes faialenses.

“Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, sob os comandos de António Luís, foi o primeiro bote a cortar a meta. Na segunda posição ficou o “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, com o oficial Pedro Garcia, e a fechar o trio vencedor, em terceiro lugar ficou o “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, com a oficial Rute Matos.

Em quarto lugar ficou o “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes do Pico, com o oficial Filipe Fernandes, e consequente vencedor da prova, contando apenas os botes picoenses, uma vez que a regata contava para o campeonato local de botes baleeiros.

Relativamente aos restantes botes faialenses, seguiu-se em 8º lugar o “Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, com o oficial José Gonçalves; em 10º lugar o “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, com o oficial Vítor Mota; em 14º o “Claudina”, do CNH, com o oficial Mário Carlos; em 16º o “Maria da Conceição”, do CNH, com o oficial Luís Alves; e por fim em 25º o “São José”, da Junta de Freguesia do Capelo, com o oficial José Alves.

bb rgt baleeiros 2016 1

A entrega de prémios realizou-se após o jantar no pavilhão desportivo das Lajes do Pico, num animado convívio entre todos os participantes das regatas de vela e remo masculino e feminino, organização e demais entidades.

O regresso à Horta realizou-se cerca das 8h30 da manhã de domingo, 28 de agosto.