cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

3ª Prova do “Troféu Ourivesaria Olímpio”, de Mini-Veleiros do CNH realiza-se este domingo: João Nunes na dianteira

2 prova trofeu turismar 2 2016

Com João Nunes na dianteira, realiza-se este domingo, dia 23, a 3ª Prova do “Troféu Ourivesaria Olímpio”, na modalidade de Mini-Veleiros, organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH).

A competição tem o seu início marcado para as 14h30 e decorrerá na zona em frente à rampa de varagem, no Cais de Santa Cruz.
De acordo com informações do Responsável pela Secção de Mini-Veleiros do CNH, Bruno Rosa, o número de inscritos ronda os 10 velejadores, recaindo sobre este Dirigente as funções de Juiz de Prova.

Apesar dos resultados alcançados até agora pelo velejador João Nunes, Bruno Rosa sublinha que, atendendo à forma como as classificações são atribuídas, é preciso não esquecer a assiduidade. “Se tivermos em conta a importância da participação nas provas para as contas finais, neste momento a vitória ainda está praticamente ao alcance de todos os praticantes”.

Refira-se que o “Troféu Ourivesaria Olímpio”caminha para a metade das provas calendarizadas, pelo que ainda há muitas regatas a disputar. A 4ª prova está prevista para o dia 14 de Maio, a 5ª para 28 desse mesmo mês, e a 6ª e última para o dia 11 de Junho.

Embora os bons resultados sejam o móbil de todos os velejadores, a verdade é que a camaradagem pode ser equiparada à competição, já que depois da disputa – saudável e renhida – “o ambiente amigável é uma constante”. Tão importante quanto velejar e somar taças (simbólicas mas reveladoras de trabalho e dedicação, humanamente indispensáveis ao lustro do ego) é, naturalmente, a amizade que une este grupo.

Com “uma adesão superior a 75 por cento do total de inscritos nesta Secção”, as regatas – que somam 16 até agora – têm-se pautado por grande rigor e disciplina, registando-se, com agrado, “a ausência de protestos”. Sinal da grande prática e maturidade atingida por estes desportistas que, constituem, sem dúvida, um bom exemplo do fairplay necessário nestas e noutras atividades desportivas, onde a luta feroz por vezes se sobrepõe aos mais elementares valores de respeito e cidadania.

Bruno Rosa salienta “a predominância do bom ambiente no decorrer das regatas e depois da realização destas” e destaca, “com grande ênfase, a colaboração prestimosa e indispensável, além de gratuita, dos muitos voluntários”. Esta é, de resto, a grande tónica e imagem de marca do Clube Naval da Horta, que se orgulha de poder contar, desde sempre e cada vez mais, com o trabalho e empenho de centenas de voluntários os quais, abnegadamente dão de si e do seu bem mais precioso: o tempo!