cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

João Nunes ganhou a 3ª Prova do “Troféu Ourivesaria Olímpio”, de Mini-Veleiros do CNH, e lidera a tabela classificativa

3 prova trofeu olimpio 3 2017
Silêncio, que se vai velejar de Mini-Veleiro

Eles são velejadores com muita perícia e estimam os seus mini-veleiros como se fossem paquetes de luxo, sim, porque a sua aquisição e manutenção representa dinheiro, tempo e dedicação. Competem à séria, disputam provas, apuram tempos, apresentam tabelas classificativas e até fazem festas para entrega de prémios (taças ou outros), mas são amigos, aconselham-se uns com os outros, ajudam-se mutuamente e ainda organizam convívios juntos.

Eles são uma espécie de desportistas de elite, que sabem muito bem separar as águas, ou melhor, o que se passa no mar e em terra. Não sobrepõem a modalidade – curiosamente com um número crescendo de adeptos – à amizade que caracteriza este clã, mas também não deixam os seus créditos por mãos alheias. Podem ser vistos como Dartacão e os Três Moscãoteiros – quer dizer, eles ultrapassam a dúzia, sem contar com o Chefe – com a filosofia de um por todos e todos por um.

E depois, são acompanhados e auxiliados pelo Responsável, um jovem muito cooperante e prestimoso, que se dedica de corpo e alma à Secção e pugna, afincadamente, para que a paz reine no seu pedaço de céu. E para que não falte mesmo nada neste paraíso terreno – meio marítimo – lá estão os anjos da guarda, ou por outra, os preciosos voluntários que deviam ser condecorados por tudo o que fazem em prol desta instituição – o Clube Naval da Horta, que este ano completa 70 anos de vida e necessita, seriamente, de ser mais considerado (por alguns).

3 prova trofeu olimpio 6 2017
José Macedo, o fotógrafo amador mais profissional do Faial, mesmo ao domingo tem de honrar os seus compromissos e, como tal, não resistiu a captar este momento

Mas vamos focar-nos naquilo que foi a actuação dos artistas dos Mini-Veleiros na tarde deste domingo, dia 23. A ameaça de chuva não constituiu qualquer entrave às 8 regatas realizadas, sob o olhar atento do Juíz de Prova, Bruno Rosa, uma espécie de faz tudo na Secção que dirige.

Participaram 9 velejadores, apoiados por 2 voluntários – o amor à camisola é gratificante – e João Nunes, acostumado a estas manobras, não só ganhou esta 3ª Prova do “Troféu Ourivesaria Olímpio” como ainda se mantém em primero lugar no cômputo geral. É preciso habilidade para não ser destronado. E mesmo numa competição em que cerca de metade da frota acusou problemas eléctricos ou mecânicos, as expectativas continuam em alta e prevalece o optimismo. É preciso é navegar!

Contas feitas e barcos lavados, aproxima-se a hora sagrada, que é como quem diz, tempo de rumar à barraca do amigo Mário Carlos, um empresário (“Turismar”), desportista e compincha da malta que, alegremente cede as instalações da sua popular e famosa barraca, conhecida como “a 70” – parece nome de senha – para os momentos de descontração, ou melhor dizendo, de importantes comentários ao desempenho da classe.

3 prova trofeu olimpio 1 2017
A famosa “70” e os seus companheiros da alegria

3 prova trofeu olimpio 4 2017
Ó Mário: assim não há quem te resista!

E, para que o recorde não seja arruinado, Bruno Rosa diz-nos orgulhosamente que, uma vez mais não houve protestos nem complicações. Ele tem um tacto especial para evitar conflitos ou apaziguar ânimos, gerindo familiarmente a Secção dos Mini-Veleiros do Clube Naval da Horta. E a sua humildade não deixa transparecer as voltas que dá para ser um Profissional competente, um Dirigente dinâmico e um Voluntário sempre pronto. Ele é o Responsável, o Juiz de Prova, o homem que faz as classificações, que tira fotografias, que faz vídeos e que está sempre “cool”.

Caso para dizermos: o prazer recompensa. Pois, isto pode não dar dinheiro, mas certamente que traz muitas “coisas” que o dinheiro não dá. É preciso viver a experiência por dentro para não se falar de cor, porque, palavras, levas-as o vento!

Consulte a classificação clicando aqui.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.