cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

ARC Europe 2017: Primeiros barcos deverão chegar ao Faial na tarde deste domingo, dia 28

arc europe 2 2017A edição deste ano da ARC Europe – um Rally Atlântico pela Europa, organizado pelo World Cruising Club, que todos os anos tem paragem obrigatória na ilha do Faial – conta com uma frota de 22 monocascos e 3 catamarans, sendo que o barco mais pequeno tem 9.50 metros e o maior 18.20 metros.

 

 

De acordo com informações cedidas por Suzana Tetlow, uma das Coordenadoras deste Rally, “as embarcações da ARC Europe estão a fazer um bom progresso com destino ao Faial, sendo que os primeiros veleiros são esperados ao início da tarde deste domingo, dia 28.

arc europe 3 2017
Percurso da ARC Europe 2017

A prova conta com 78 participantes de 21 diferentes nacionalidades (Nova Zelândia, China, Canadá, Estados Unidos, Suíça, Espanha, Itália, etc), sendo o percurso de 2017 Ilhas Virgens Britânicas – Bermudas – Açores (Faial, Terceira e São Miguel) – Lagos.

Nas Bermudas (St. Georges) realizou-se a primeira Entrega de Prémios referente à etapa de Nanny Cay (Ilhas Virgens Britânicas) – St.Georges (Bermudas). Devido a problemas mecânicos, dois veleiros viram-se obrigados a ficar nas Bermudas.

arc europe 6 2017
A primeira Entrega de Prémios decorreu nas Bermudas

A propósito dos objetivos deste evento, Suzana Tetlow refere que “a ideia é realizar a travessia em segurança, fazer amizades e explorar novos locais juntos”, sublinhando que “a competitividade faz parte da natureza humana!”

Uma vez mais o Clube Naval da Horta (CNH) dá o seu apoio à ARC Europe no Faial, ilha de onde a frota zarpará no domingo, 4 de Junho, rumo à ilha Terceira. Esse apoio passa pela cedência das instalações do Centro de Formação de Desportistas Náuticos, onde habitualmente é montado todo o sistema de comunicações, secretariado, apoio administrativo e outros serviços.

Além disso, o CNH participa, também, no programa de boas-vindas proporcionando, ainda, um passeio nos Botes Baleeiros (antigas embarcações que andavam na faina da baleia).

No Faial, o programa social desenrola-se de 29 de Maio a 3 de Junho, com receção no Peter Café Sport, Happy Hours no Bar do CNH e jantares no Restaurante “Canto da Doca”. A Direcção Regional do Turismo organiza um tour de meio-dia à ilha, com paragem no Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos, onde é organizada uma receção e feita a Entrega de Prémios da etapa Bermudas/Horta. Clube Naval da Horta, Turismo dos Açores, Portos dos Açores e Peter Café Sport, são entidades parceiras no apoio à ARC Europe na ilha do Faial.

Questionada sobre as razões que a levaram a embarcar nesta aventura, Suzana Tetlow afirma que trabalha para a WCC desde 2009.

E explica: “Fui contratada para fazer uma volta ao mundo (World ARC) em que tínhamos muitos participantes com o alemão como língua materna. Como falo algumas línguas, entre as quais o alemão, acabei por fazer 3 voltas ao mundo! Neste momento, a minha atividade principal é apoiar as equipas que trabalham nas rotas dos nossos diversos eventos e fazer o planeamento da World ARC (circum-navegação de 15 meses)”.

Fotografias: http://tinyurl.com/arceurope-images17

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.