cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Regata de Vela em Bote Baleeiro de Nª Srª das Angústias

rgt sra angustias 1 2017
Realizou-se hoje, dia 15/6, durante a manhã, a Regata de Vela em Bote Baleeiro de Nª Srª das Angústias. Esta Regata estava calendarizada para 27/5, integrada nas Festas de Nª Srª das Angústias, mas as condições meteorológicas desse dia não permitiram a sua realização.

A Regata de Nª Srª das Angústias integra o Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial, é promovida pela Junta de Freguesia das Angústias e organizada pelo Clube Naval da Horta.

rgt sra angustias 2 2017
O campo de regata da edição deste ano foi montado na costa do Pasteleiro e participaram na Regata 7 botes baleeiros do Faial.

Venceu a Regata o bote “Sr.ª de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, tendo como Oficial António Luís. Em 2º lugar ficou o bote “S.ª da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, tendo como Oficial Rute Matos. Em terceiro lugar classificou-se o bote “Sr.ª das Angústias” da Junta de Freguesia das Angústias, tendo como Oficial José Gonçalves. (Ver classificações completas aqui).

A Comissão de Regata foi constituída por José Decq Mota (Presidente), Vítor Mota, José Macedo, Carlos Silva e João Nunes e a Comissão de Protestos integrou Duarte Araújo (Presidente), Carlos Moniz e João Duarte.

A lancha da Comissão de Regata foi a “Walkiria”, do CNH, tendo como Mestre Vítor Mota. O dispositivo de apoio e segurança foi constituído pelo semi-rígido “Eric Tabarly”, com Duarte Araújo como Skipper e pelo semi-rígido “Piloto João Lucas” com João Nunes como Skipper.

Terminada a Regata, varados os botes, recolhidas as boias, amarradas as lanchas e guardada a palamenta, realizou-se, pouco depois das 13H00, no Castelo de S. Sebastião, a Cerimónia de Entrega dos Prémios e Diplomas de Participação, seguida de Almoço Convívio, organizada e oferecido pela Junta de Freguesia das Angústias.

Usando da palavra antes da entrega de prémios, o anfitrião e Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, José Costa, saudou todos os presentes, entidades oficiais e participantes, agradeceu o trabalho organizativo do CNH e sublinhou o esforço realizado, nos últimos 9 anos, pela Junta a que preside, para dotar esta antiga freguesia baleeira de um bote próprio, recuperando e utilizando o “Sr.ª das Angústias” e de uma Casa do Bote, local de invernia do bote dotado de uma exposição sobre a atividade baleeira. A terminar, José Costa deixou o voto de que os futuros titulares desta Junta de Freguesia continuem a ter uma atitude ativa e dinâmica no que respeita ao Património Baleeiro da Freguesia e do Faial.

Usando de seguida da palavra o Presidente do CNH, José Decq Mota, enfatizou o excelente relacionamento sempre existente entre a Junta de Freguesia das Angústias, presidida por José Costa e o Clube Naval da Horta, quer em todas as questões relacionadas com a manutenção e utilização desportiva do Património Baleeiro, quer noutras áreas. O Presidente do CNH, referindo-se à próxima alteração na composição das Juntas de Freguesia, salientou que todas aquelas que são detentoras de Património Baleeiro utilizável, têm como obrigação, sem alternativa, a de continuar a zelar esse Património e a contribuir para o vigoroso movimento desportivo popular que se formou à volta dos botes recuperados.

Usou ainda da palavra a Vereadora Ester Pereira, que saudou, em nome do Sr. Presidente da Câmara, todos os presentes e se referiu, com detalhe, à grande importância que tem, no presente e no futuro, a existência de um vasto Património Baleeiro utilizável, que gera enorme curiosidade a muitos visitantes e que é utilizado por centenas de cidadãos.

rgt sra angustias 3 2017
A entrega de prémios, muito animada com fartas palmas e muitas fotos, culminou com um mega foto, tirada na rampa de acesso às ameias superiores do Castelo, na qual estão todos os participantes.