cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Rui Dowling homenageado pela Câmara no dia da Cidade

“É muito especial para mim ver o meu trabalho na Vela (que pratico no Clube Naval da Horta - CNH) ser reconhecido no aniversário da minha cidade, a Horta!” É assim que o Campeão de Vela da Classe Hansa (2.3), Rui Dowling, reage ao facto de ter sido homenageado pela Câmara Municipal no dia do 184º aniversário da Cidade da Horta.

A Sessão Solene decorreu na noite desta terça-feira, 4 de Julho, nos Paços do Concelho, e distinguiu 21 personalidades e instituições. Rui Dowling foi uma dessas personalidades, tendo sido reconhecida a conquista do título de Campeão Nacional da Classe em 2016.

Em declarações ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta, o homenageado destaca que, embora não estivesse à espera de ser distinguido, a verdade é que “é bom ser reconhecido” pelos responsáveis da Cidade onde nasceu e vive.

Esta homenagem funciona como “uma motivação especial” para, em termos futuros, continuar a dar o seu melhor, garante Rui Dowling, que nota: “É importante receber medalhas, mas não é esse facto que me motiva, pois pratico Vela porque gosto e não para receber distinções. Contudo, reconheço que o meu projecto enquanto velejador contribui, tal como outros atletas do Clube Naval da Horta, para divulgar a nossa Cidade, a nossa Ilha e a nossa Região”.

“Campeonato Nacional foi duro”

E já que estamos a falar de trabalho e de prémios, de realçar que Rui Dowling alcançou novamente este ano o pódio no Campeonato Nacional da Classe Hansa, que decorreu de 30 de Junho a 2 de Julho, em Cascais, sobressaindo com um honroso 3º lugar.

A propósito desta competição, o velejador faialense sublinha que “o Nacional este ano foi duro em termos físicos e psicológicos, por causa de o vento ter estado muito forte”. Referindo-se à regata do dia 1 de Julho, salienta que “foi das melhores realizadas neste Campeonato, mas revelou-se cheia de contratempos”. Rui Dowling define-a como tendo sido “uma regata de resiliência”. E remata: “Foi das que tive mais dificuldades. Entra mesmo no top das mais difíceis”.

Com a excelente prestação de sábado, dia em que se encontrava na 1ª posição, este velejador confessa que no domingo cometeu “um erro crasso” ao enganar-se na direcção. Embora se tratasse de um campo de regata totalmente desconhecido, Rui Dowing não tem problemas em admitir que “houve distracção” da sua parte, a que se aliou “o cansaço e o calor”. A segunda regata do último dia de prova já correu melhor, mas “na 3ª o vento levantou-se e atrapalhou”.

Instado a fazer um balanço, responde que está “contente” por ter participado. “Havia vários concorrentes à minha altura e até melhores. As condições climatéricas não foram as melhores e os adverários eram bons”, revela. Neste cenário com imensas peripécias e contratempos, Rui Dowling afirma-se “satisfeito” com o seu desempenho, sentindo-se “fisicamente bem”.

Depois de ter conquistado o título de Campeão Nacional em 2016, o ano de 2017 tem sido um verdadeiro estrelato para Rui Dowling. Recorde-se que em Maio estreou o seu Documentário intitulado “Fayal: Retrato do Passado”, em que assumiu o papel de realizador, constituindo um grande sucesso; em Junho foi galardoado na Gala do Desporto Açoriano, e agora foi homenageado pela Câmara Municipal da Horta no dia em que se comemoraram 184 anos da elevação da Horta de Vila a Cidade. A acrescentar à lista de consagrações, há ainda o 3º lugar alcançado no Campeonato Nacional da Classe Hansa, feito registado este domingo, dia 2.

Auspiciamos mais vitórias, conquistas e distinções a este velejador do Clube Naval da Horta, um exemplo como cidadão pleno, atleta integrado, velejador premiado, faialense exemplar e que orgulha o Clube que representa e a Ilha que lhe serve de berço e pátria. Naturalmente que a sua Família – e muito particularmente os Pais – está justamente orgulhosa e de parabéns por estes momentos dourados, recompensadores do investimento feito neste projecto pessoal e familiar chamado Rui Dowling.  

Lista do Homenageados no 184º Aniversário da Cidade da Horta (4 de Julho 2017)

Medalha de Mérito Municipal (é atribuída a  a pessoas individuais ou colectivas por actos por si praticados que tenham contribuído de forma notória para o engrandecimento do nome do Município, quer pela divulgação dos seus valores, quer por se terem notabilizado em qualquer ramo da Ciência, da Cultura, das Actividades Económicas ou do Desporto)

Medalha de Mérito Municipal Prateada
- Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (pelo empreendedorismo da sua acção na criação e promoção da marca Azores Trail Run, que tem contribuído para a projecção do Faial e dos Açores além-fronteiras)
- Junta de Núcleo do Faial do Corpo Nacional de Escutas (na passagem do seu 20º aniversário de fundação e pela sua acção na formação de crianças e jovens, no concelho da Horta
- Microhorta (pelo empreendedorismo da sua acção na passagem do seu 35º aniversário de fundação)
- Tripulantes dos navios de investigação Arquipélago e Águas Vivas (pela relevância da sua acção ao nível da Investigação Marinha e da Gestão dos Recursos Pesqueiros na Região Autónoma dos Açores)

Medalha de Mérito Municipal Dourada
- Equipa de Proximidade e Apoio à Vítima da PSP da Horta (pela relevância da sua acção no apoio à vítima e na promoção de políticas de igualdade e inclusão no concelho da Horta)
- Clube Recreio e Fraternidade (na passagem do seu 100º aniversário e pela relevância da sua acção na vida associativa, desportiva e cultural do concelho da Horta)
- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Ilha do Faial (pela sua acção na defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens da ilha do Faial)
- Guilherme Marinho Pinto de Sousa (pela sua acção na preservação e divulgação da Cultura na ilha do Faial e pelo dinamismo e contributo cívico demonstrado no exercício de diversas funções sociais no concelho da Horta)
- João Carlos Lima Gomes Fraga (a título póstumo – em reconhecimento pela sua acção na promoção da Horta Cidade-Mar, nomeadamente através dos desportos náuticos e da Vela de Cruzeiro)
- João Victor da Rosa Mateus (em reconhecimento pelo profissionalismo demonstrado ao longo de mais de 60 anos como tipógrafo e pelo mérito da sua acção ao serviço de várias entidades e associações do concelho da Horta)
- Luís Manuel Cardoso Chaby Lara (a título póstumo – em reconhecimento pelo elevado sentido de zelo, humanidade, responsabilidade e sentido ético com que exerceu as funções de médico no concelho da Horta)
- Manuel Fernando Ramos de Vargas (pela sua acção na promoção de boas práticas de sanidade animal e higiene pública veterinária na ilha do Faial)
- Maria de Oliveira Dutra (pela sua acção na preservação e promoção das tradições culturais da ilha do Faial e pelo seu papel na formação de gerações de músicos e folclore no concelho da Horta)
- Roberto da Costa Ponte (em reconhecimento pela conquista do Campeonato Nacional de Masters, em 2017, e pelo seu contributo para a projecção da imagem da ilha do Faial e dos Açores no contexto nacional)
- Rui Dowling (em reconhecimento pela conquista do Campeonato Nacional da Classe Access, em 2016, e pelo seu contributo para a projecção da imagem da ilha do Faial e dos Açores no contexto nacional)
- Rui Manuel Baptista (pela sua acção na promoção da ilha do Faial e dos Açores junto das comunidades emigradas nos Estados Unidos da América)
- Kirancumar (em reconhecimento pela qualidade dos serviços médicos prestados aos açorianos e faialenses, em particular, e pelo elevado sentido de responsabilidade, zelo e humanidade com que exerce as nobres funções de médico no Hospital da Horta)

Medalha de Bons Serviços Municipais Prateada, por terem atingido 20 anos de serviço efectivo foram também homenageados: José Alberto Jorge Norte e Manuel Fernando dos Santos Correia.

Categoria Dourada, por 30 anos de serviço: Armando Manuel Medeiros da Costa e Ilídio Paulo Garcia Correia.