cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Veleiro do Faial vence Atlantis Cup 2017

“4XCape” ficou em primeiro lugar na classe ORC

O iate “4XCape”, com tripulação da ilha do Faial, conquistou o primeiro lugar na classe ORC. A 29ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia terminou com uma perna a ligar Vila Franca do Campo (S. Miguel) à cidade da Horta (Faial).

O Wind I foi o segundo classificado na classe ORC, seguido pelos veleiros Carapau, Matrix II, Mariazinha, Air Mail e Pagode.

A última perna da regata, com uma extensão de 162 milhas náuticas, foi a maior alguma vez realizada numa Atlantis Cup.

A frota que largou de Vila Franca do Campo, composta por 16 veleiros, apanhou ventos superiores a 20 nós. Menos de 24 horas depois da largada, o Matrix II era avistado a partir da cidade da Horta. No entanto, acabou por ficar retido numa zona sem vento, durante praticamente 4 horas, sendo batido pelo Wind I, primeira embarcação a cruzar a linha.

A classe Open ficou ordenada da seguinte forma: Yermad, Piccolo, Exocet, Soraya, Avé Maria, Princess I, Maresia II, Açor, Sul, Solaris, 5 Estrelas, Hobby, Allegro Vivace e Noctiluca.

José Decq Mota, presidente do Clube Naval da Horta, organizador da regata, deixa o desafio para futuras edições da Regata da Autonomia.

“Há que ter imaginação e diversificar os percursos da regata. Nesta edição, na do ano passado e na de 2018, a Atlantis Cup toca as 9 ilhas do arquipélago. De futuro importa continuar a ter imaginação. A Atlantis Cup está viva!”

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia, organizada pelo Clube Naval da Horta, tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

A regata conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Vila do Porto, Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Câmara Municipal da Horta, Clube Naval de Ponta Delgada, Clube Naval de Santa Maria e Clube Naval de Vila Franca do Campo.

O evento é patrocinado por: NOS Açores e SATA.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.