cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2017: Cerca de 30 pessoas participaram no Evento de Promoção da Classe Hansa

No Faial, a Vela conta com a Classe Hansa e seus velejadores, que podem ser muitos mais

O objectivo era divulgar a Classe Hansa no sentido de todos perceberem que esta embarcação não se destina só a pessoas com mobilidade reduzida mas a todas as que quiserem fazer Vela. Com esse intuito, os Responsáveis pela Classe Hansa do Clube Naval da Horta (CNH) – o único dos Açores com esta Classe de Vela no activo – programou um Evento de Promoção, que decorreu na manhã desta sexta-feira, dia 11, integrado no Festival Náutico do CNH 2017.

sm2017 demo classe hansa 3

O Treinador da Classe Hansa aposta tudo na divulgação desta Classe da Vela

João Duarte, Treinador da Classe Hansa do CNH, afirma que “as pessoas adoraram, pois trata-se de uma experiência única. A facilidade de velejar neste tipo de embarcação revela a forma como foi idealizada”.

Esta é uma iniciativa que se realiza há 3 anos, com “o objectivo de dar a conhecer à comunidade, a modalidade da Vela e estas embarcações, muito atractivas. É o tipo de embarcação ideal para quem quer dar os primeiros passos na Vela de forma segura e confortável”.

João Duarte pondera a hipótese de eventos semelhantes serem realizados noutra altura do ano.

A iniciativa desta sexta-feira, contou com cerca de 30 interessados em experimentar a sensação de navegar, ocupando os lugares dos velejadores da Classe Hansa, um exemplo para todos nós.

sm2017 demo classe hansa 5

“Pude constatar que se trata de um barco confortável e seguro”

Clotilde Duarte, foi uma das curiosas que decidiu testar na prática a fama das embarcações da Classe Hansa e revela:

“Foi a minha primeira experiência e decorreu muito bem. São barcos muito seguros e as pessoas podiam aproveitar esta facilidade para terem a sua primeira experiência na Vela. Havia pouco vento, mas pude constatar que se trata de um barco confortável. Lamento que mais não tenham participado neste Evento de Promoção da Classe Hansa. Depois do que vivi, vou lembrar a outros que há a possibilidade de fazerem uma experiência nestes barcos e nada melhor do que a Semana do Mar, em que o Festival Náutico oferece muitas e variadas opções de diversão, aprendizagem e contacto com outras realidades, que nos passam ao lado no dia-a-dia”.

sm2017 demo classe hansa 4

Armando Castro deliciou-se com o passeio

“Gostei de participar. É uma embarcação gira e trata-se de um excelente evento a favor de uma boa causa. Esta acção revela a extraordinária dinâmica que têm os Responsáveis pela Classe Hansa e o carinho enorme por quem pratica. É um exemplo a seguir por outros clubes navais da Região, pois só assim poderá haver outro nível competitivo. No Faial, a Classe Hansa e o seu trabalho estão extremamente divulgados e é de enaltecer o papel do Clube Naval da Horta neste projecto e a gigantesca actividade realizada. E a prova disso são os magníficos resultados alcançados, o que só se consegue com muito trabalho e trabalho de equipa. Recordo, a propósito, que o Rui Dowling foi Campeão Nacional da Classe em 2016 e que Lício Silva foi o 1º. no XII Festival Internacional de Vela Ligeira, que decorreu de 7 a 9 do corrente, tendo mesmo ficado à frente do actual Campeão da Classe, Fernando Pinto. Aproveito para dar os parabéns aos responsáveis por estes feitos e pelo esforço que têm em manter e divulgar a Vela em todas as Classes e particularmente a Hansa, cujos velejadores são um modelo para a nossa sociedade, que se quer cada vez mais inclusiva, para que todos possam, de facto, ser iguais”.

sm2017 demo classe hansa 2

Foram muitos os que quiseram ter a experiência de ser velejadores por um dia

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.