cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Francisco Rosa: O meu testemunho sobre o Clube Naval da Horta no seu 70º Aniversário

Desde tenra idade que ouço falar do Clube Naval da Horta. Embora tenha nascido na Rua de Jesus, Praia da Vitória, ilha Terceira, os meus bisavós paternos são Faialenses. 

O meu gosto pelo mar é “herança” do meu pai (Eduardo Rosa Júnior), com grandes influências do meu tio Hélder Rosa. Sempre foram ambos uns apaixonados pelo mar. Sempre tiveram barcos e sempre me falaram das suas aventuras no Pasteleiro e na Praia de Porto Pim.

O meu tio foi um dos sócios fundadores do Clube Naval da Praia da Vitória e um apaixonado pela pesca. O meu pai sempre foi um apaixonado pela náutica de recreio. Um dos meus irmãos praticou Vela tendo ele também sido instrutor no Clube Naval da Praia da Vitória. 

Eu fui ouvindo falar e sabendo da existência de ambos os clubes (CNH e CNPV) desde tenra idade. Todos nós sempre respeitamos ambos os clubes. Eu sempre desejei competir por um ou por outro clube. Cheguei a ser atleta federado em Windsurf e em Jet Ski pelo CNPV. 

Passados quase 30 anos de prática de Windsurf, nos finais do ano de 2015 manifestei vontade de voltar à competição. Contactei vários clubes da Região manifestando essa vontade. Curiosamente, foi o Clube Naval da Horta que melhor acolheu a minha intenção. Vários contactos feitos com o Sr. José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, demonstraram que o CNH abraçaria de forma explícita dois projectos meus: a criação de uma Escola de Windsurf ligada a um clube, e a minha participação em Regatas de Windsurf. 

Em 2016 senti, então, que estaria a lidar com um Clube que fazia tudo o que estivesse ao seu alcance para promover e relançar no Faial o Windsurf na vertente de lazer, iniciação e competição: era então o CNH. Eu via, então, renascer uma “Secção de Windsurf” aqui no CNH. Foi muito bom formar praticantes em cerca de quatro Cursos, tal como velejar com alguns praticantes locais e rever outros antigos praticantes.

O meu envolvimento com o CNH fez-me “sentir de novo em casa” aqui no Faial. Passei o ano de 2016 todo na ilha do Faial. Essa foi a primeira vez que vivi um ano fora da Terceira pela simples vontade de o fazer. Foi uma experiência muito agradável graças à forma como o CNH lidou comigo desde o primeiro dia em que decidi então passar um ano aqui no Faial (2016). Desde então, passei a ser mais do que um “windsurfista” ou “instrutor de Windsurf” do CNH. Passei a sentir-me parte de uma equipa de gente impecável, extremamente dedicada ao mar e defensores incondicionáveis dos seus atletas. Senti-me realmente parte do Clube que realiza o maior Festival Náutico do País: a “Semana do Mar”. Este Festival consegue reunir praticantes das mais diversas modalidades náuticas, que numa semana proporciona competição e convívio de forma saudável, num ambiente náutico único.

É com muito gosto que me junto a toda a massa associativa para, assim, comemorar esta data histórica, que é o 70º Aniversário do Clube Naval da Horta.  

Muitos Parabéns ao nosso Clube, o CNH!

Francisco Rosa