cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

José Decq Mota participou na reunião da Comissão Consultiva do Património Baleeiro, no Pico

O Director Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, (ao centro) liderou esta reunião

A Comissão Consultiva do Património Baleeiro realizou a sua reunião ordinária anual no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a qual decorreu na noite desta terça-feira, dia 28.

Participam nesta Comissão, por direito próprio, representantes de todas as Entidades possuidoras de património baleeiro móvel, Entidades ligadas ao mar como o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) e o Observatório do Mar dos Açores (OMA), bem como o Director do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior – que é, por inerência, Presidente da Comissão – e três cidadãos nomeados, tendo em conta o conhecimento e ligação às questões da história da baleação e da utilização das embarcações baleeiras e do património baleeiro imóvel.

O Director Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, também esteve presente, acompanhado por técnicos do seu Departamento.

Foram objectivos principais da reunião a discussão e aprovação de uma proposta de apoios à conservação, à recuperação, à aquisição de meios de salvamento e à realização de acções de formação do património baleeiro móvel e à marcação do Campeonato Regional de Vela e Remo em Bote Baleeiro de 2018.

Quanto à primeira questão, foi aprovada por unanimidade uma proposta de apoios, que depois de homologada pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, dará lugar aos contractos de concessão de apoios para 2018 a estabelecer entre a Direcção Regional da Cultura e as Entidades possuidoras de património baleeiro móvel.

Quanto à segunda questão, foi deliberado que o Campeonato Regional de Vela e Remo em Bote Baleeiro de 2018 será realizado em São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, e que terá como Entidade Organizadora a Junta de Freguesia de São Mateus.

A representar o Clube Naval da Horta (CNH), participou nesta reunião Luís Carlos Alves, membro da Direcção. José Decq Mota (Presidente da Direcção do CNH) participou igualmente, na qualidade de membro permanente da Comissão do Património Baleeiro.

reun comis consult patrim baleeiro 2 2017

A marcação do Campeonato Regional de Vela e Remo em Bote Baleeiro de 2018 foi um dos assuntos desta reunião, que contou com representantes de diversas entidades

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.