cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projecto “School at Sea”: “Thalassa” navega a caminho do Faial

Daqui a um mês, Mariana Rosa está de regresso a casa (Faial) com muitas histórias para contar

A ilha do Faial é a próxima paragem do “Thalassa” – que saiu das Bermudas no dia 14 deste mês – a bordo do qual se encontra a velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), Mariana Rosa. A chegada ao Porto da Horta está prevista para este domingo, dia 25, após uma viagem de 5 meses, em que foram percorridas 10.500 milhas náuticas.

Recorde-se que a faialense Mariana Rosa (de 15 anos) e a algarvia Miriam Pinto (de 17), são as únicas portuguesas a bordo deste navio-escola holandês, onde se encontram mais 33 alunos, de nacionalidade holandesa. Ambas são alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

Esta experiência única decorre no âmbito do “School at Sea”, Projecto holandês destinado a alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade.

Programa Social no Faial

Para acolher todos aqueles que se encontram a bordo do “Thalassa”, os pais de Mariana e Miriam organizaram um Programa Social, que, de acordo com Susana Rosa – mãe de Mariana Rosa – inclui uma recepção na Câmara Municipal da Horta; uma visita turística pela ilha do Faial, com visita guiada ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos; um jantar-convívio no CNH; e uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga.

O Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta tem acompanhado a viagem e dado conta das diferente etapas, com a colaboração da sua velejadora e da mãe desta.

Depois do Faial – a única paragem que a Fundação “School at Sea” prevê anualmente, no Arquipélago dos Açores, no decorrer deste programa educativo – o “Thalassa” ruma a casa (Holanda) no dia 2 de Abril próximo, onde deverá chegar por vollta do dia 18.

Quando isso acontecer, significa que chegou ao fim esta epopeia vivida e experienciada ao longo de 6 meses: de 21 de Outubro de 2017 a 21 de Abril de 2018, com a realização de duas travessias do Atlântico.

Em jeito de retrospectiva, lembramos que, do Faial, já participaram neste Projecto – que anteriormente era realizado a bordo do “Regina Maris” – Júlia Vieira Branco, Bartolomeu Ribeiro, Emília Vieira Branco, Carolina Salema e Jorge Medeiros, com a particularidade de todos terem frequentado a Escola de Vela do Clube Naval da Horta.

Uma viagem única e especial!

Mariana e Miriam sairam do Faial em Outubro passado rumo a Lisboa e daí até à Holanda, de onde zarparam no dia 21 (de Outubro), tendo passado pela Espanha (Corunha); Portugal  (Porto Santo, na Madeira); novamente  pela Espanha (Tenerife, nas Canárias), Cabo Verde (São Vicente); Dominica; Martinica; Santa Lúcia; Curaçao; Panamá (San Blas, Portobelo e Bocas del Toro); Cuba e Bermudas. Na viagem entre as Bermudas e Cuba foram apanhados por uma violenta tempestade, cujas consequências não passaram de danos materiais pouco significativos.

Susana Rosa sublinha que, “ao longo da viagem, os alunos têm tido a oportunidade de continuar o seu percurso escolar, em estreita ligação com a escola-mãe, mas de uma forma extremamente enriquecedora, ou seja, a bordo de um navio à vela, conhecendo o mundo, novos países, novas culturas e aplicando na prática os conceitos teóricos aprendidos.

Tudo isto conciliado com uma vida a bordo, com todos os seus benefícios e privações no desenvolvimento das várias  funções, como  navegação, meteorologia, manutenção e limpeza do navio, cozinha, etc.

Trata-se de um projecto pedagógico onde não há um dia igual ao outro: desde os peixes voadores, que invadiam o “Thalassa”, passando pelas algas fluorescentes que de noite iluminavam o mar, baleias e inúmeros golfinhos que acompanhavam o barco, lindas noites de luar, vários pôr-do-sol fantásticos até ao mar agitado, com ondas de 10 metros e rajadas de vento superiores a 120 kms/hora.

Este ano lectivo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer expedições na Dominica, onde passaram o Natal na aldeia dos Rastafaris; no Panamá e em Cuba, tendo percorrido estes países durante uma semana, de mochila às costas, gerindo um pequeno orçamento para viagens, comida e dormida”.

thalassa susana rosa

O “Thalassa” deverá chegar ao Faial no próximo domingo, dia 25

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.