cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projecto “School at Sea”: Jantar de Recepção aos alunos e tripulantes do “Thalassa”, no Bar do CNH

A festa de recepção foi muito animada, tendo incluído discursos, jantar e música ao vivo

Decorreu na noite desta quarta-feira, dia 28, no Bar do Clube Naval da Horta (CNH), um Jantar de Recepção a todos os elementos que integram o Projecto “School at Sea” neste ano lectivo de 2017/2018.

Os 34 alunos – onde se encontra a velejadora do CNH, Mariana Rosa – e os 10 tripulantes do “Thalassa”, foram recebidos na Marina da Horta esta terça-feira (28) de manhã, depois de uma viagem de vários dias com origem nas Bermudas.

A noite festiva de quarta-feira começou com um discurso de boas-vindas, proferido pelo Vice-Presidente da Direcção do CNH, Luís Costa, que elogiou este Projecto holandês, destinado a alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade. Luís Costa enalteceu a participação das duas únicas portuguesas a bordo – a faialense Mariana Rosa e a algarvia Miriam Pinto, ambas alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) da Horta – salientando o prazer que é para o CNH receber todos aqueles que integram este Projecto na actualidade.

jantar recepcao thalassa horta 13 2018

Luís Costa, Vice-Presidente da Direcção do CNH, saudou todos os visitantes

jantar recepcao thalassa horta 7 2018

Dirigentes e Sócios do CNH, além de familiares e amigos de Mariana e Miriam, participaram neste Jantar de Recepção

Presentes estiveram, ainda, o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva; o director regional da Juventude, Lúcio Rodrigues; patrocinadores das duas participantes portuguesas; professores e colegas da ESMA; além de amigas de Mariana Rosa e Miriam Pinto.

jantar recepcao thalassa horta 16 2018

Mariana Rosa e Miriam Pinto partilharam experiências

Por seu turno, o coordenador pedagógico deste Projecto, Pascal Tak, agradeceu a recepção e convidou dois alunos holandeses – a Enora e o Caya – a falarem da sua experiência, tendo, os mesmos, recordado todas as etapas da viagem, que incluíram várias peripécias vividas ao longo destes 5 meses.

Após o jantar, os visitantes foram brindados com a actuação do grupo local “Marca Branca”.

Segundo Susana Rosa, mãe de Mariana Rosa, “foi uma noite bem animada”, em que alunos, tripulação, dirigentes e convidados “desfrutaram e gostaram muito” destes momentos de boa convivência e grande partilha de experiências e mundividências.

De salientar que o Programa Social de recepção ao “Thalassa” na ilha do Faial foi organizado pelos pais de Mariana e Miriam.

Além do jantar, o programa inclui, também, uma recepção na Câmara Municipal da Horta, que aconteceu esta quinta-feira, dia 29, um passeio turístico pela ilha do Faial, com visita guiada ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos; e uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga.

jantar recepcao thalassa horta 10 2018

Foi em ambiente festivo que os holandeses do “School at Sea” foram recebidos no Faial

A partida do Faial – última paragem do “Thalassa” – rumo à Holanda está prevista para a próxima segunda ou terça-feiras (dias 2 ou 3 de Abril). Susana Rosa refere que, o comandante ainda não garantiu o dia certo, o que está dependente do estado do tempo. Consoante a direcção do vento, o navio-escola poderá, ainda, fazer uma paragem em França ou Inglaterra.

Prevê-se que a chegada à Holanda aconteça no dia 18 de Abril, dando-se o desembarque a 21.

Mariana e Miriam saíram do Faial em Outubro de 2017 rumo a Lisboa e daí até à Holanda, de onde zarparam no dia 21 (de Outubro), tendo passado por Espanha (Corunha); Portugal (Porto Santo, na Madeira); novamente por Espanha (Tenerife, nas Canárias), Cabo Verde (São Vicente); Dominica; Martinica; Santa Lúcia; Curaçao; Panamá (San Blas, Portobelo e Bocas del Toro); Cuba, Bermudas e agora Faial. Aliás, a ilha do Faial é a única paragem que a Fundação “School at Sea” prevê, anualmente, no Arquipélago dos Açores.

jantar recepcao thalassa horta 15 2018

Os alunos Enora e Caya recordaram as várias etapas desta viagem

jantar recepcao thalassa horta 6 2018

A animação musical esteve a cargo do grupo local “Marca Branca”

Fotografia de: Susana Rosa

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.