cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira: Dias 1, 2 e 3 de Junho: Classe Hansa do CNH no Campeonato Nacional, em Portimão

Libério Santos e Rui Dowling, são os velejadores do CNH que irão participar no Campeonato Nacional, em Portimão. Fazem-se acompanhar pelo Treinador, João Duarte (à esquerda na foto) e por Armando Oliveira, funcionário do CNH, que irá dar apoio em termos logísticos

Ficar nos 5 primeiros lugares seria, no entender dos atletas e de João Duarte, Treinador da Classe Hansa do Clube Naval da Horta (CNH) uma boa classificação, no Campeonato Nacional da Classe que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Junho, em Portimão, no continente português, organizado pelo Iate Clube Marina de Portimão.

A comitiva faialense parte esta terça-feira, dia 29, e regressa no dia 4 de Junho. Os velejadores da Classe 2.3, Libério Santos e Rui Dowling, irão representar não só o Clube Naval da Horta mas, também, os Açores, já que o Faial é a única ilha da Região que tem em marcha este Projecto da Vela Adaptada.

Os velejadores irão acompanhados pelo Treinador, João Duarte; por Armando Oliveira, funcionário do Clube, que irá dar apoio em termos logísticos; e por Nilzo Fialho, Terapeuta Ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), parceira do CNH no Projecto “Vela para Todos - Faial Sem Limites”.

Este Projecto – instituído protocolarmente a 29 de Dezembro de 2011 – visa “a inclusão de todos na prática da Vela, destruindo barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando o seu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e aberta à diferença”.

classe hansa 1 2018

Rui Dowling foi Campeão Nacional em 2016

“Por razões de saúde, temos uma baixa, que é o nosso velejador Lício Silva”, explica João Duarte, adiantando que a equipa espera poder contar com ele aquando da realização do Festival Náutico, em Agosto, em plena Semana do Mar. E, a propósito, este Técnico adianta que já está confirmado o nome de Fernando Pinto, do Sport Clube do Porto, detentor de vários títulos e uma presença habitual na ilha do Faial e nas competições organizadas pelo CNH, que valoriza não só as provas funcionando, sobretudo, como um forte exemplo e estímulo desafiante para os restantes companheiros.

Este Treinador garante que estão a ser envidados esforços no sentido de assegurar, também, a presença de outros nomes sonantes da Vela (Classe Hansa) no maior Festival Náutico de Portugal, organizado pelo Clube Naval da Horta.

Neste Campeonato Nacional, em Portimão, participam atletas de todas as regiões do país: Norte, Centro, Sul e Ilhas (Açores e Madeira).

Quanto à carga de treinos, João Duarte refere que “problemas musculares e físicos condicionaram a preparação”. Contudo, os velejadores afirmam-se aptos para o desafio, num campo de regata já conhecido. “Há 3 anos apanhámos muita chuva e mau tempo”, recorda o Técnico.

A Classe Hansa do CNH já participou em 2 Campeonatos realizados em Viana do Castelo, num em Cascais, sendo este o segundo em Portimão, além daquele que decorreu em 2014, na ilha do Faial, organizado pelo CNH, e que ainda hoje é recordado por todos como tendo sido o melhor em termos organizativos, condições de tempo, de convivência, bom ambiente, camaradagem, etc.

classe hansa 2 2018

Libério Santos está apostado em dar o seu melhor

De realçar que em 2016, Rui Dowling sagrou-se Campeão Nacional, em Cascais. Para este atleta, “não há regatas iguais” e os treinos “correram bem”. “Estes eventos constituem uma oportunidade para rever amigos e trocar impressões, existindo um excelente espírito subjacente à competição”, destaca o antigo campeão.

Libério Santos também está apostado em dar o seu melhor, honrando o nome do Clube que representa.

João Duarte espera que “os barcos que vão ser cedidos tenham as condições mínimas” – a equipa leva algum material do Faial – “e que não constituam uma condicionante”.

Naturalmente que as condições meteorológicas registadas nestes três dias de prova irão influenciar o resultado final.

Devido às suas características, Rui Dowling é um velejador que tem um melhor desempenho com vento ligeiro e sem registo de ondulação, ao passo que Libério Santos é mais talhado para vento e ondulação. “Nos treinos, o Libério melhorou bastante a sua prestação com ventos ligeiros”, salienta o Treinador, que frisa: “Temos aqui dois velejadores que se enquadram em condições extremas”.

“Obrigada por continuarem a acreditar neste Projecto”

A comitiva faialense participa neste Nacional, em Portimão, com apoios do CNH, pioneiro nos Açores no que concerne à Vela Inclusiva, sendo mesmo o único Clube do Arquipélago onde a modalidade se mantém activa.

Por isso, João Duarte aproveita esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que “continuam a acreditar neste Projecto inclusivo”, fazendo votos para que se mantenha ao longo dos tempos, aspirando a voos mais alto, de que é exemplo o Europeu. 

Campeonato da Europa no Algarve

A participação num Campeonato da Europa é um dos grandes desideratos de João Duarte e, que, pelos vistos, poderá vir a ser uma realidade dentro em breve. Este Técnico anunciou que o Campeonato da Europa da Classe Hansa de 2019 será no Algarve. “A Classe está a trabalhar para que o Campeonato da Europa do próximo ano aconteça uma semana antes do Campeonato Nacional, em Portimão, e há grandes expectativas de que o Europeu também venha a acontecer em Portimão”, sustenta este Treinador.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.