De 1 a 11 de Junho - XVIII Convívio de Pesca Desportiva de Mar dos Açores – CNH organiza Convívio no Faial

O XVIII Convívio de Pesca dos Açores decorre no Faial, Flores e Corvo

Chega ao Faial esta sexta-feira, dia 1 de Junho, o Grupo da Câmara Municipal de Peniche participante no XVIII Convívio de Pesca Desportiva de Mar dos Açores, que decorrerá até ao dia 11.

A deslocação tem a duração de 11 dias (de 1 a 11 de Junho), realizando-se três Convívios noutras tantas ilhas: Faial, dia 3; Flores, dia 6, e Corvo, dia 8.

No Faial, a organização é da Secção de Pesca Desportiva de Costa do Clube Naval da Horta (CNH), estando a prova marcada para este domingo, dia 3, com o Comprido como cenário. Caso o tempo não permita, a alternativa será a Fajã, refere Carlos Medeiros, Director desta Secção, que vai ao Aeroporto esperar a Comitiva de Peniche, fazendo de cicerone no Faial.

Da Câmara Municipal de Peniche vêm 35 pescadores – mas a Comitiva ultrapassa as 40 pessoas – e do CNH prevê-se que 6 pescadores disputem esta competição.

A concentração, junto às instalações do CNH, acontecerá pelas 7h30 do próximo domingo. Trata-se de uma pescaria mista, em que não contam para efeitos de pontuação espécies como o polvo, a raia, a moreia e outras.

Recorde-se que este intercâmbio foi estabelecido há vários anos. Carlos Medeiros lembra que a sua primeira participação neste Convívio foi nas Flores e, posteriormente, em Santa Maria. A seguir, houve um convite para ir às Berlengas.

Este grupo da Autarquia de Peniche tem por hábito percorrer os Açores, desenvolvendo a prática da modalidade e, ao mesmo tempo, conhecendo estas ilhas.

Em termos individuais, os Prémios – financiados pela Câmara Municipal da Horta (CMH) – contemplam os vencedores do 1º ao 10º lugar. Haverá, também, prémios para as três primeiras equipas, compostas por 3 pessoas cada (sendo um elemento do CNH e 2 de Peniche para cada uma das três equipas, o que totaliza 9 prémios). Serão, igualmente, premiados o Maior Exemplar e o Maior Número de Exemplares.

No domingo, o Convívio – com a Entrega de Prémios – acontecerá no decorrer do almoço, marcado para o “Café Rumar”, na freguesia da Praia do Norte.

Os pescadores do CNH estão convidados para disputar as pescarias que acontecerão nas Flores e Corvo.

Apesar de estarmos a falar de Convívios e de gente amiga, que já se conhece há alguns anos, Carlos Medeiros sustenta que “a competição é levada a sério” e que “todos procuraram ser vencedores”. Ele próprio já teve essa experiência e admite que gostava de repetir este ano.   

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.