cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

3ª Travessia do Canal em Águas Abertas marcada para quinta-feira, 2 de Agosto – ‘Briefing’ para Nadadores e ‘Skippers’ realiza-se na tarde de hoje, quarta-feira

Por razões de segurança, a participação de cada nadador implica a presença de um barco de apoio

Realiza-se pelas 18 horas de hoje, quarta-feira, 1 de Agosto, na Tenda Multiusos do Clube Naval da Horta (CNH), o ‘Briefing’ destinado aos ‘Skippers’ das embarcações de apoio e aos Nadadores, que vão realizar a Travessia do Canal em Águas Abertas –marcada para esta quinta-feira, dia 2 – no sentido Faial/Pico.

A partida será dada pelas 10 horas, entre montes, e a chegada será na bacia da Areia Larga, na ilha do Pico.

sm2018 travessia canal percurso

Tal como aconteceu em 2017 – devido às desfavoráveis condições atmosféricas – o percurso poderá vir a sofrer alterações por razões que se prendem com a segurança dos atletas.  

Esta é uma Prova que conta com 14 inscritos do Faial, Terceira, Braga e Coimbra, estando homologada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN).

De realçar que esta Travessia já contou com a participação de Miguel Arrobas, um dos principais nadadores de águas abertas a nível mundial.

Olga Marques é a Responsável e Juiz Árbitro da Travessia, que tem como Director de Prova, Pedro Afonso.

Apoio dos Sócios é crucial

Este evento – que implica nadar uma distância de cerca de 5 milhas num tempo máximo de 5 horas – destina-se a todos os nadadores filiados/não filiados em Águas Abertas pela Federação Portuguesa de Natação, com idade superior a 16 anos à data de realização do percurso.

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar pela 18h30 do próprio dia da Prova, na Tenda Multiusos do CNH. Serão atribuídos Prémios aos 3 primeiros classificados e entregues Medalhas de Participação a todos os nadadores que tiverem realizado a Travessia.

“Por razões de segurança, a participação de cada nadador implica a presença de um barco de apoio, pelo que só com a boa vontade e voluntariado dos nossos Associados – o que tem sido sempre uma realidade e a quem aproveitamos para reiterar o nosso agradecimento pelo seu seu empenho e esforço de cooperação – tem sido possível levar a cabo esta bem sucedida actividade”, ressalta Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do CNH, que espera novamente este ano poder contar com esta “crucial colaboração”.

Trata-se de uma iniciativa promovida e organizada pelo Clube Naval da Horta, que acontece pelo 3º ano consecutivo a cargo desta instituição náutica faialense, e que abre o programa do Festival Náutico da Semana do Mar 2018.

A segurança e o apoio no decorrer da Prova são da responsabilidade da Organização.

Para além dos barcos de apoio, o CNH colocará ao serviço dos participantes uma embarcação de apoio equipada com serviço de primeiros socorros, médico, enfermeiros e nadadores-salvadores.

CNH organiza Festival Náutico há 43 anos

O Festival Náutico é composto por dezenas de provas e eventos ligados às mais diversas modalidades desportivas náuticas. O Clube Naval da Horta é, desde há 43 anos, a Entidade Organizadora deste grande Festival Náutico, o maior de Portugal. Como tal, “o CNH coloca nesta Organização toda a sua experiência e todos os meios que possui ou que são disponibilizados por Sócios do Clube”, sublinha José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, que salienta: “A experiência organizativa acumulada assente no conhecimento profundo das condições da Baía da Horta e do Canal Faial/Pico, determina que o Festival Náutico ao longo de todos estes anos tenha contado com uma organização de qualidade”. Dando seguimento a esse destacado trabalho, “o CNH procurará, neste ano de 2018, assegurar a qualidade desportiva e lúdica das provas e eventos”.