cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Vela Espectacular do CNH 2018” contou com 43 dias de treino e 52 velejadores

Duarte Araújo: “Estamos muito felizes com a evolução técnica que vimos nos velejadores” 

Há 5 anos que Duarte Araújo, Treinador de Competição de Vela Ligeira do Clube Naval da Horta (CNH) e Coordenador da mesma, está envolvido na “Vela Espectacular do Clube Naval da Horta”, um Projecto já com muitas edições e que este ano começou no dia 18 de Junho e terminou a 31 de Julho (terça-feira desta semana).

Aqui fica a informação cedida por este Técnico, que há 2 anos rebaptizou o Projecto com a actual designação: “Vela Espectacular!”

Treinador Duarte Araújo: “Foi o ano mais produtivo desde que estou cá”

"Este ano, com a presença da Vela nas aulas de Educação Física da Escola Básica Integrada António José de Ávila, da Horta, juntamente com as restantes acções de promoção e divulgação da Vela, tivemos um dos melhores anos de “Vela Espectacular”. Foram 37 aulas de Iniciação, Aperfeiçoamento e Competição ao longo de 43 dias, para 52 velejadores de diferentes escalões. Considero mesmo que foi o ano mais produtivo desde que estou cá.

Nem todos puderam vir sempre, pois alguns interromperam para ir de férias, mas voltaram

Este ano, devido à disponibilidade do Treinador Edmar Delgado, juntamente com os Monitores, conseguimos fazer mais treinos e mais específicos, e aproveitar melhor as condições ideais do verão.

O número de praticantes, novos e regulares, foi o mesmo dos anos anteriores, mas houve um aumento da quantidade e qualidade dos treinos. Atingimos o máximo para o material e recursos disponíveis.

Funcionámos em conjunto com as “Férias Desportivas do CNH 2018”, proporcionando diferentes níveis de envolvimento, a mais de 100 crianças de diferentes idades, na Vela e actividades náuticas.

“A percepção dos benefícios da Vela é cada vez maior”

A percepção local das possibilidades e benefícios directos que a prática da Vela tem nos jovens, é cada vez maior e temos conseguido transmitir essa mensagem às famílias, também com a ajuda dos professores que participaram no programa pioneiro da Escola Básica Integrada da Horta. A Vela dá autonomia, confiança, responsabilidade e maturidade, funcionando como uma ilha, num mar de imaturidade, dependência e sem propósitos para os jovens. 

Cumprimos os nossos objectivos de transmitir os valores de sustentabilidade ambiental e protecção do nosso espaço marítimo natural; ajudámos a criar personalidades fortes e cooperantes, ao mesmo tempo que trabalhadoras e humildes, associadas à Vela e ao desporto náutico. Estamos muito felizes com a evolução técnica que vimos nos velejadores e esperamos, durante o ano, uma continuidade destes atletas.

Em termos de números, a “Vela Espectacular do CNH 2018”, pode ser assim representada:

Aulas de Iniciação:

  • 37 aulas para um total de 30 alunos.

Treinos de Laser e 420:

  • 23 treinos para 9 velejadores. Começámos com duas novas tripulações de 420 e mantivemos os 5 Lasers.

Treinos de Competição de Optimist:

  • 29 treinos para 12 velejadores, sendo um importado do Continente. Ficámos com uma frota de 11 velejadores para o próximo ano neste escalão.

Participaram na Formação:

- Duarte Araújo (Treinador e Coordenador do Projecto)

- Edmar Delgado (Treinador)

- Mariana Luís (Monitora)

- Leonor Porteiro (Monitora)

- Pedro Moniz (Monitor)

vela espectacular 21 2018

Rodrigo Medeiros foi um dos Alunos da “Vela Espectacular do CNH 2018” e já disse à mãe que quer entrar para a Secção de Vela Ligeira do Clube

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.