cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Monitores fazem o balanço ao segundo Curso de Iniciação ao Windsurf no CNH

Flávio Pereira e Jorge Fontes – que fazem parte do Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta (CNH) – juntamente com Rute Matos e João Medeiros – foram os Monitores do segundo Curso de Iniciação ao Windsurf, que decorreu de 22 de Agosto a 5 do corrente, e em que participaram 4 jovens.

O Gabinete de Imprensa do CNH desafiou estes amantes do Windsurf a falarem desta experiência.

“Formandos motivados”

“Este segundo Curso de Iniciação ao Windsurf decorreu muito bem, com formandos motivados, equipamento adequado, bom tempo, boa evolução e objectivos atingidos.

Desde que este Grupo de Trabalho iniciou a sua actividade, que tem tentado diversificar o público-alvo numa perspectiva de atrair mais entusiastas para a prática da modalidade. Desta vez, optámos por alunos mais novos, uma vez que à partida têm mais disponibilidade, grande apetência para aprender e, na nossa perspectiva, ganhando o gosto pela modalidade têm maior probabilidade de continuar a praticar.

Já existem alguns interessados num novo Curso de Iniciação, mas de momento o nosso foco será o evento destinado a assinalar o 71º Aniversário do Clube Naval da Horta, agora em Setembro, e a Prova do Nacional, no início de Outubro (de 4 a 7), pelo que a questão de novos Cursos será analisada oportunamente.

curso inic windsurf 14 2018

Objectivos alcançados

 Não consideramos que tenha existido alguma dificuldade transversal em particular. Todos os formandos apresentaram uma evolução distinta na aprendizagem, sendo que alguns tinham noções, mas não muito consolidadas.

Quem nunca tinha praticado Windsurf, com este Curso ficou com todas as noções teóricas e práticas para evoluir, continuando a praticar.

Os objectivos passavam precisamente por dar noções teóricas e práticas sobre o desporto e garantir que cada um acabava sabendo praticar, ou seja, ter noções de nomenclatura e termos náuticos; compreender tecnicamente as características dos equipamentos (prancha/mastro/vela, etc) e saber montá-los adequadamente, dependendo do estado do tempo e do próprio grau de evolução; saber transportar e montar o material no mar; ter a capacidade de navegar controlando a direcção e a velocidade; e realizar todas estas actividades em segurança.

Todos os formandos atingiram os objectivos traçados e, utilizando a linguagem deles, podemos dizer que “curtiram” fazer o Curso. Atendendo a tudo isto, esperamos que aumente o número de praticantes.

“Windsurf é para ambos os sexos”

Aproveitamos para referir que este é um desporto para ambos os sexos e, que, à semelhança deste, também no Curso de Aperfeiçoamento tivemos uma presença  feminina. Apesar de ser necessária alguma força física, é um desporto bastante técnico e aí ambos os sexos estão perfeitamente em igualdade.

De uma maneira geral, esta é uma modalidade com boa adesão por parte do público feminino (mais do que se possa supor), por ser um desporto técnico. Estamos a ter mais adesão por parte “delas” e é bom termos cada vez um maior número de interessados tanto femininos como masculinos.

curso inic windsurf 10 2018

“É gratificante passar o nosso conhecimento”

Gostámos desta função de Monitores e atendendo a que já havíamos realizado diversos baptismos, ensinar as questões básicas não foi algo novo, sendo sempre gratificante conseguir passar algum do nosso conhecimento.

Entre ensinar e praticar, entendemos que é mais fácil “dizer do que fazer”.

“Obrigado ao CNH e a quem emprestou material”

A maioria do material utilizado pelos formandos pertence ao Clube Naval da Horta, que tem concedido um apoio incondicional a este Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf e às suas actividades, nomeadamente a este Curso, a quem muito agradecemos.

Também foi utilizado algum material pertencente a elementos deste Grupo de Trabalho bem como aos Windsurfistas Pedro Azevedo e Bruno Gonçalves, a quem queremos publicamente agradecer o empréstimo e a disponibilidade manifestada”.

curso inic windsurf 9 2018

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.