25º Aniversário da APADIF - Revista de Novembro dá a conhecer “Vozes” da Associação

“Vozes”. Assim se chama a Revista da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), cuja edição de Novembro é festiva, no âmbito do seu 25º Aniversário, e assinalado com um vasto programa, onde se inclui uma Regata de Vela Ligeira, que conta com o apoio e a co-organização do Clube Naval da Horta (CNH).

Foi a 10 de Novembro de 1993, sob a direcção de Gilberto Ferrão Salgado, que nascia esta Associação de direito privado sem fins lucrativos, um marco na vida daqueles que nasceram especiais ou assim se tornaram por força das circunstâncias.

São 25 anos a dar passos na defesa dos direitos das crianças, jovens e adultos com deficiência e pelo direito à inclusão.

Associando-se à efeméride, o Clube Naval da Horta, parceiro da APADIF, dá hoje a conhecer esta publicação, valorizando o trabalho de quem a realizou e dá a cara por este Projecto e, ao mesmo tempo, divulgando o seu conteúdo, tendo como objectivo final tornar conhecida e reconhecida a missão desta instituição faialense.

De sublinhar que a APADIF e o CNH implementaram, em parceria, o Projecto “Vela Para Todos - Faial Sem Limites”, o qual foi instituído protocolarmente a 29 de Dezembro de 2011, visando “a inclusão de todos na prática da Vela, destruindo barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando o seu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e aberta à diferença”.

A história deste quarto de século é recordada pela Direcção logo no artigo de abertura, que vai ao princípio deste percurso, nem sempre fácil, fazendo o retrato até aos dias de hoje e inteirando-nos das diversas valências desta instituição e da sua importância na comunidade local.