cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira do CNH - Regata dos 25 Anos da APADIF: Inclusão pela Vela

A Regata da APADIF e a Entrega de Prémios constituiram uma verdadeira festa 

“Realizou-se hoje a Regata Comemorativa dos 25 Anos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), tendo sido criado conjuntamente entre esta instituição e o Clube Naval da Horta (CNH) o Projecto “Vela Para Todos - Faial Sem Limites”, instituído protocolarmente a 29 de Dezembro de 2011, visando a inclusão de todos na prática da Vela, destruindo barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando o seu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e aberta à diferença.

Esta parceria cresceu fortemente nos últimos 6 anos e a Vela Adaptada consolidou-se do ponto de vista qualitativo e formou excelentes velejadores. Assim sendo, a Classe Hansa (Vela Adaptada) passou a integrar o calendário da Vela Ligeira do CNH fazendo deste um desporto inclusivo e reunindo todas as Classes de Vela que se praticam no Clube Naval da Horta”. Foi com estas palavras, ditas de forma verdadeiramente efusiva, que José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, deu o pontapé de saída na Entrega de Prémios desta actividade, realizada na manhã de sábado, dia 8, na Baía da Horta.

rgt 25 anos apadif 132 2018

António Luís, Presidente da Comissão de Regata; José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH; José Fialho, Presidente da Direcção da APADIF; e Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do CNH, na Entrega de Prémios da Regata da APADIF 2018

CNH e APADIF pioneiros na Inclusão no Faial

Prosseguindo a sua improvisada mas pensada intervenção, o mais alto Dirigente do Clube Naval da Horta reiterou a sua “profunda convicção” de que “está na mão de todos nós – mais velhos e mais novos – mas especialmente na dos mais novos, continuar a trabalhar para que este Clube cumpra as suas funções e preserve a sua nobreza associativa”.

José Decq Mota – Presidente desta “casa” há 6 anos consecutivos, ao longo de três mandatos, isto sem contar o trabalho desenvolvido em décadas anteriores – lembrou, uma vez mais, que o CNH se encontra num processo eleitoral, atendendo a que no dia 19 deste mês haverá eleições para novos Órgãos Sociais. Por isso, fez um apelo aos Sócios da única instituição náutica faialense para que se organizem “no sentido de que este processo possa decorrer com a normalidade que a vida e a dimensao do Clube exigem”.

rgt 25 anos apadif 120 2018

Atletas e Treinadores escutaram atentamente as mensagens veiculadas

Manter a relação com a Náutica Internacional de Recreio

O Presidente da Direcção do CNH vincou que estas eleições têm, também, “um peso determinante” na defesa do Faial como escala e como local para a prática dos desportos numa perspectiva nacional e internacional. “É crucial mantermos a relação que temos com a Náutica Internacional de Recreio, cujos velejadores, os que aqui passam e aqueles que passando um dia ficam aqui – de que é um bom exemplo o Gjalt Van der Zee, nosso velejador, hoje aqui presente – são peças essenciais na vida deste Clube”.

APADIF: “25 Anos num percurso exemplar”

José Decq Mota aproveitou esta ocasião para “felicitar muito” a APADIF por este “percurso exemplar de 25 Anos”, ao longo do qual “criou valências, projectos e actividades, que não existiam no Faial e faziam muita falta”. “É muito importante sabermos que a APADIF mantém a perspectiva de prosseguir por essa via”, salientou o mais alto Responsável pelos destinos do CNH, rematando com estas palavras: “Ao sr. Presidente da APADIF, meu estimado e velho amigo José Fialho, e a todos os membros da Direcção, Colaboradores, Trabalhadores, Activistas e Amigos, quero expressar em nome do Clube Naval da Horta uma saudação viva e amiga”.

Mergulho já em 2019

Para José Fialho, a Regata de Vela Ligeira do CNH evocativa das Bodas de Prata da APADIF representou o encerramento do programa comemorativo dos 25 Anos com “chave de ouro”. “Quero agradecer a vossa presença e a vossa participação neste evento e, tal como disse o Presidente do CNH, a APADIF tem vindo, ao longo deste tempo, inovando e a prova disso é que já em 2019 irá ser implementado o mergulho”, sublinhou José Fialho, que prosseguiu: “Vai ser uma actividade extremamente engraçada e já se verificou isso no baptismo ocorrido este mês, na Piscina Municipal da Horta. Não tenho dúvidas de que será uma actividade que irá marcar o Faial, ilha que, neste âmbito tem sido pioneira e penso que temos todas as condições para continuarmos a ser os pineiros e a dar exemplo às outras ilhas dos Açores e talvez mesmo até a nível nacional. Por isso, quero agradecer uma vez mais a todos vós e desejar-vos um óptimo Natal”.

Utentes do Moviment’Arte fizeram os Prémios

João Duarte, Treinador da Classe Hansa, fez questão de referir que estes Prémios foram feitos pelos utentes do Projecto Moviment’Arte – uma das várias valências da APADIF – pessoas adultas que executam diversas peças e que trabalham em diferentes ateliers, sendo a Carpintaria um deles. “Aliás – frisou este Técnico – todos os prémios da Regata da APADIF são sempre executados por estes utentes, mas os deste ano tiveram um toque de qualidade diferente”.

rgt 25 anos apadif 116 2018

Os Prémios da Regata da APADIF 2018 revelam o trabalho empenhado e perfeccionista dos utentes do Moviment’Arte

“Um projecto único no País”

rgt 25 anos apadif 1 2018

Esta Regata é um bom exemplo do desporto inclusivo

Falando sobre a Prova, João Duarte afirma que “foi uma boa Regata”. E explica: “Ao início da manhã parecia que ia ser complicado, porque tínhamos muito pouco vento. Entretanto, o tempo abriu e começou a entrar um ventinho e tivemos vento bom para fazer a Prova. Na primeira regata fizemos só uma volta, com receio de não poder completar, porque havia pouco vento, mas completou-se rapidamente e já na segunda regata os velejadores fizeram duas voltas num percurso muito bem montado. Na segunda regata já entrou um pouco mais de mar, uma vaga curta de um metro que dificultou o trabalho dos atletas, mas faz parte da Vela. Foram duas regatas distintas num dia de mar muito bom.

Participaram 6 velejadores e foi um evento espectacular!

Devo destacar que este é um Projecto pioneiro nos Açores e talvez mesmo em Portugal, em que no Clube Naval da Horta temos a Classe Hansa juntamente com todas as outras Classes da Vela Ligeira – Optimit, Laser, 420 – a participar em provas, numa situação única no País”.

rgt 25 anos apadif 2 2018

Nesta Prova estrearam-se cinco velejadores da Pré-Competição

Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do CNH, achou por bem explicar que a Regata da APADIF inicialmente estava marcada para os primeiros dias de Outubro, mas como a meteorologia não permitiu cumprir o calendário, entretanto surgiram outras Classes e outros interessados que, não tendo direito a prémio, participaram na Prova, e a quem a organização agradece o seu empenho enquanto desportistas.  

“Em Laser Standard, o António João ficou em 2º lugar e o Gjalt Vand der Zee em 1º.

Outro escalão que entrou um pouco em cima da hora devido ao trabalho que tem feito em Iniciação e no Aperfeiçoamento, e que quando foi organizada esta Regata não estavam preparados para comptetir, mas hoje mostraram que, com as condições certas já estão, são os Optimist B – que foram cinco – e que eu menciono os nomes, porque todos estiveram muito bem: Rodrigo Lopes, Diogo Sá da Bandeira, Francisco Colaço, Manuel João e Rodrigo Medeiros”.

Mariana Luís, Monitora: “Sinto-me orgulhosa pelo desempenho do meu grupo”

“A Regata correu bem. Os objectivos foram alcançados, o que passava por completar  as regatas. Os velejadores estiveram muito bem, sobretudo quem fez a primeira regata na vida, como foi o caso de cinco velejadores da Classe Optimist B, que fazem parte do meu grupo de Pré-Competição. Como Monitora, sinto-me orgulhosa!

rgt 25 anos apadif 133 2018

“Esta prova ajudou-nos a ter uma melhor percepção do estado da frota”

Fizemos 2 regatas e o tempo ajudou, embora no fim a onda tenha crescido, o que constituiu um desafio maior, mas eles souberam lidar com a situação.

De uma maneira geral, acho que todos – 14 no total – fizeram um boa prova.

Naturalmente que as Regatas de hoje e de amanhã (dias 8 e 9) servem como treinos, porque assim temos uma melhor percepção do estado da frota e daquilo que temos de melhorar para a 2ª Prova do Campeonato Regional (PCR) de Vela Ligeira dos Açores, que irá decorrer no Faial, no próximo fim-de-semana (dias 15 e 15 de Dezembro).

“La Piovra” no fornecimento de refeições ao CNH

rgt 25 anos apadif 134 2018

Miri e Dino Lucarelli sentem-se em casa no CNH e acolhidos no Faial, ao ponto de já terem montado um negócio

O lanche da Entrega de Prémios deste sábado contou com um novo fornecedor. Estamos a falar do serviço de “La Piovra”, de Miri e Dino Lucarelli, um casal italiano que criou uma grande empatia com o Clube Naval da Horta, como nos contam eles próprios:

“A nossa empresa foi criada em Maio de 2017 e estamos instalados no Parque da Alagoa. Atendendo a que somos italianos, sentimos falta da nossa comida e pensámos que apostando nesta área seria também uma oportunidade de os faialenses e não só conhecerem a nossa gastronomia e experimentarem os nossos produtos.

Pensamos que as pessoas estão a gostar, porque voltam. Temos pratos diferentes como o “panzerotto”, que é uma pizza especial, com diversos ingredientes, super-amada e que não afecta a linha dos mais preocupados com isso, mas temos também comida clássica italiana como massa, lasanha, doces, etc. Devo dizer que o tiramisú é o nosso forte.

No lanche de hoje a aposta foi na “Porchetta”, uma especialidade do Dino, mas ambos cozinhamos. É uma empresa familiar, composta por nós dois e pelo nosso filho, que ajuda a comer!

Já em Itália tínhamos um negócio, diferente deste, mas como temos uma paixão pela cozinha italiana decidimos apostar nesta área e estamos muito contentes com o resultado.

O Duarte [Araújo] é fantástico! Chegámos ao Faial há 3 anos e o primeiro contacto que tivemos foi com o CNH. Foi em Fevereiro e logo no mês a seguir, em Março, o nosso filho Alessio já estava aqui, na Vela. Era muito tímido e não falava português, mas agora está muito bem. O português, sendo uma língua latina, é fácil de aprender. Se fosse alemão ou russo seria mais complicado.

Estamos a gostar e têm sido todos simpáticos”.

Os resultados desta regata podem ser consultados nesta ligação.

Mais momentos da Regata da APADIF 2018 e da Entrega de Prémios na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.