Natação - CNH conta com Classe de Masters na Época de 2018/2019

Tiago Henriques, a propósito das aulas: “Estamos todos com vontade e motivados”

Tal como já aconteceu em anos anteriores, o Clube Naval da Horta (CNH) conta esta Época (2018/2019) com uma Classe de Masters na Natação. Tiago Henriques, Treinador e Coordenador da Secção de Natação do CNH, faz a apresentação do grupo e explica as motivações destes atletas.

Os treinos decorrem às terças e quintas, das 20h00 às 21h00, na Piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

De acordo com o Treinador, as aulas devem terminar a meados de Julho de 2019.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quantos atletas compõem a Classe de Masters?

- Tiago Henriques: Para já, inscreveram-se 11 atletas, mas há previsão de que este número venha a aumentar. Se chegarmos aos 15, penso que é bom!  

- Gabinete de Imprensa do CNH: O que levou este grupo de adultos a optar pela Natação?

- Tiago Henriques: São várias as razões, desde ter a prática de uma actividade desportiva regular, passando por treinar ou mesmo por questões de saúde. Alguns são também ex-nadadores do CNH e outros praticantes de Águas Abertas.

“Nunca é tarde para iniciar uma actividade nem para competir”

- Gabinete de Imprensa do CNH: O objectivo é praticar um desporto ou também estão previstas algumas competições?

- Tiago Henriques: Ambas as situações. Para alguns, trata-se de uma oportunidade  para praticar um desporto mas também existe o desejo de competir. Estão previstas competições e gostava de ter o máximo possível de atletas presentes.

Esta Classe reveste-se de especificidades próprias, uma vez que a maioria tem família a seu cargo e às vezes as datas não são compatíveis com as rotinas ou deveres familiares mas penso que irá correr bem.

A ideia de criar esta Classe, alem da parte competitiva, é também para ajudar a desmistificar a ideia de que as pessoas têm “prazo”. Nunca é tarde para iniciar uma actividade nem para competir e a competição nesta Classe tem uma componente social muito gira, onde o convívio é a parte fundamental.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Como estão a decorrer as aulas?

- Tiago Henriques: Estão a decorrer muito bem, estamos todos com vontade e motivados.

- Gabinete de Imprensa do CNH: É uma experiência nova para o Tiago?

- Tiago Henriques: Não, no Bairro dos Anjos também iniciei um projecto de Masters depois de me terem desafiado a isso. E posteriormente, tanto em Albufeira como em Olhão, dei continuidade ao que já existia.

- Gabinete de Imprensa do CNH: É mais fácil lidar com os adultos ou com os mais novos?

- Tiago Henriques: É diferente; a postura e a linguagem diferem um pouco mas lido bem tanto com os mais novos como com os adultos.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Há um Plano de Treinos ou trata-se de natação livre?

- Tiago Henriques: Existe planeamento e está a haver planeamento diferenciado, conforme as necessidades de cada um, ou seja, existem grupos mais avançados e outros numa fase inicial em que o planeamento vai de encontro ao que necessitam.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quem quiser inscrever-se ainda vai a tempo?

- Tiago Henriques: Sim, são aceites inscrições durante toda a Época.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Vai haver alguma actividade diferente pelo Natal?

- Tiago Henriques: Sim, realiza-se este sábado, dia 15, a iniciativa do CNH intitulada “4 Horas a Nadar”, na Piscina Municipal da Horta, uma actividade já com tradição e que queremos manter. Todos os atletas do Clube são bem-vindos assim como qualquer outra pessoa que queira associar-se a esta maratona de natação, que decorre entre as 9 e as 13 horas. Quem quiser inscrever-se pode fazê-lo na Secretaria do CNH ou então na própria Piscina Municipal da Horta, meia-hora antes do início desta actividade.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.