Em Porto Pim: Mais de 150 banhistas aderiram ao 1º Banho do Ano de 2019

Esta tradição, com décadas, junta cada vez mais adeptos no Faial

Há mais de 30 anos que os Faialenses dão as boas-vindas ao Ano Novo com um banho de mar. A tradição voltou a cumprir-se na manhã de terça-feira, dia 1 de Janeiro de 2019. Foram mais de 200 as pessoas que acorreram até à Praia de Porto Pim, entre banhistas – muitos ligados ao Clube Naval da Horta (CNH) – acompanhantes, fotógrafos e pessoal da Comunicação Social.

Esta iniciativa, que nos últimos anos decorre no âmbito do Programa “Natal com Tradição” 2018 da  Câmara Municipal da Horta, contou, como habitualmente, com a parceria do Clube Naval da Horta.

Convidado a revelar as suas motivações relativamente a este evento com história na ilha do Faial, Carlos Pedro – antigo Treinador de Canoagem do CNH e actual Treinador de um grupo de atletas que participa em provas do ‘Trail Run’ – refere que começou em 2017. “A primeira vez que eu e o meu grupo participámos no 1º Banho do Ano foi no ano passado. Começámos com a tradição de fazer um Treino de Despedida no dia 31 de Dezembro e um Treino de Início de Ano, no dia 1 de Janeiro, e a seguir aos treinos mais longos temos por hábito ir molhar as pernas em água salgada, no Comprido, na praia da Conceição e noutros locais, por causa das articulações, inflamações, etc. Por isso, em 2017 começámos a participar neste banho em Porto Pim e este ano repetimos a experiência. Correu bem e a temperatura da água estava boa! Sem dúvida que eu e as minhas atletas queremos continuar em 2020. Aliás, eu tinha um ritual em que todos os domingos, de manhã, ia dar um mergulho e ironicamente não fazia isso no primeiro dia do ano. Depois comecei a dar treinos e com a adesão em 2017 agora é para manter. Este é um banho revigorante e que ajuda a manter a forma além de nos fazer sentir bem espiritualmente. Digamos que é um bom presságio para o Ano Novo. Sentimo-nos rejuvenescidos!

1 banho ano 23 2019

Carlos Pedro acompanhado pela sua atleta, Margarida Pereira

Além de tudo isto, esta iniciativa é um excelente momento para o convívio entre os banhistas e todos aqueles que se associam, em que trocamos experiências, formulamos os nossos votos de um ano cheio de Saúde e Prosperidade, terminando com um brinde. Todos os que participam se sentem bem e satisfeitos e a prova de que se trata de um excelente evento é o facto de vermos cada vez mais pessoas a aderirem a esta tradição.

E o local não poderia ser mais propício atendendo à segurança da Praia de Porto Pim. É preciso ver que participaram neste mergulho banhistas de todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e séniores! Este é um local belíssimo, com uma vista magnífica, grande segurança, muita história e o tempo ajudou imenso. Apesar de ter estado um pouco de vento foi muito agradável!”

1 banho ano 36 2019

O bom tempo ajudou ao sucesso desta iniciativa dentro e fora da água

A concentração aconteceu pelas 11 horas junto ao Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Faialenses (AHBVF) estando o mergulho marcado para as 12 horas, com Almoço/Convívio pelas 13 horas. Este Convívio Amigo do Ambiente – em que foram utilizados ecocopos e ecotigelas – decorreu no Bar de Porto Pim, tendo os banhistas sido presenteados com um reconfortante Caldo de Peixe quente acompanhado por iguarias próprias da quadra natalícia.

Além do Clube Naval da Horta, o 1º Banho do Ano de 2019 na ilha do Faial teve, ainda, como parceiras as seguintes entidades/empresas: Fayal Kompra, Fernando Guerra, Multiópticas, Padaria Popular, Bico Doce, Carlos Goulart, Nova Era Avenida, Los, Imofaial, Mais 18, Marques e Silva e Juntas de Freguesia das Angústias, Capelo,  Conceição, Matriz, Pedro Miguel e Praia do Almoxarife.

O Gabinete de Imprensa do CNH agradece a prestimosa colaboração dos simpáticos fotógrafos, José Macedo e António Fraga, que amavelmente uma vez mais acederam partilhar as suas espectaculares e profissionais fotografias.

No testemunho dado em 2018, António Fraga, mentor desta iniciativa nos moldes actuais, explicou como tudo começou. Recordemos essas memórias:

“O 1º Banho do Ano começou há mais de 30 anos, na praia da Conceição. O João Ribeiro e o João Ângelo Lopes eram os mentores oficiais, os angariadores de rua, que andavam a convidar as pessoas para esta iniciativa. Cada um levava uma garrafinha de bebida (licor, Porto, etc) e no fim todos se brindavam e acabava assim o mergulho. Inicialmente, como eles iam sozinhos, vinham pedir apoio aos Bombeiros e lá íamos com a ambulância e a ‘Chevrolet’. Eles mudavam de roupa no próprio Quartel.

Quando comecei como Comandante dos Bombeiros Voluntários Faialenses, em 1987, decidimos transferir o 1º Banho do Ano para Porto Pim, por uma questão de segurança. Tendo em conta que senhoras e crianças começaram a aderir, entendemos que era melhor assim, por ser uma praia mais segura. Uma das primeiras banhistas deste evento foi a senhora Teresinha Constantino, casada com o Carlos Silveira.

Nos primeiros tempos, íamos até à Bombardeira e era ali que o irmão do Belmiro montava a tasca. Também se chegou a fazer isso junto aos Balneários. Com o tempo, este evento foi-se alargando e hoje são centenas os envolvidos no 1º Banho do Ano, na ilha do Faial.

Lembro-me muito bem disto e das primeiras animações de rua, em que nós, os Bombeiros Faialenses, íamos pela cidade com as crianças e o Pai Natal na ‘Chevrolet’”.

Mais momentos do 1º Banho do Ano de 2019 em Porto Pim, podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.