“Conhecer os Nossos Atletas” - Pedro Costa: “Na Canoagem sinto que tenho uma equipa”

Há 1 ano que Pedro Costa anda na Canoagem no Clube Naval da Horta (CNH) e tudo começou por causa de um amigo. “O Lucas dizia-me sempre que era fixe e que eu devia experimentar. Eu já o via praticar assim como o restante grupo e decidi seguir o conselho. Comecei no Inverno e também passei a achar que é um desporto fixe! Ao início custava levantar-me cedo ao sábado de manhã para vir aos treinos mas agora já não”.

Além da Canoagem, Pedro também pratica Vela no CNH há 4 anos mas estamos a falar de modalidades bem diferentes. “Para mim, a Canoagem é mais difícil, pois requer mais força. Mas a Vela obriga-me a pensar mais, porque tenho de ver de que lado está o vento e qual é o mais favorável. É preciso conjugar várias coisas ao mesmo tempo. No início era difícil mas agora já vai melhor. Estou na Classe 420 desde o início do Verão de 2018 e tenho como parceiro o Arthur Moimeaux. Aqui, ao contrário do que se passa na Classe Optimist, é necessário mais força pelo facto de as velas serem maiores. O Duarte é um bom Treinador, tirando aquelas partes em que às vezes se chateia.

arthur moimeaux 4 2018

Pedro Costa com o parceiro da Classe 420 de Vela Ligeira do CNH, Arthur Moimeaux

Enquanto puder, quero manter estes dois desportos no Clube Naval da Horta mas se fosse para desistir de algum seria da Vela, pois não convivemos tanto. Nos Regionais, por exemplo, nunca estamos todos juntos.

Tenho treinado muito mais na Canoagem do que na Vela. De Inverno treinamos com vento e chuva na Canoagem. Durante o último treino caía granizo. Estas condições são boas para testarmos a nossa capacidade. A Canoagem é o meu desporto favorito.

Já convidei várias pessoas para virem experimentar a Canoagem e elas aderiram. Aliás, todos estes últimos atletas foram convidados por mim. E vou convidar mais!

Em relação à Vela já é mais difícil. Às vezes na Escola falamos sobre a Vela e os meus colegas dizem que querem experimentar mas é em dias bons”.

Pedro tem 14 anos e frequenta o 9º ano de escolaridade. Confessa que é graças ao CNH que decidiu o seu rumo profissional. “Quero ser Marinheiro e trabalhar no Canal! Tenho esta ideia desde que ando no CNH e o Clube está a dar uma grande ajuda. Antes, não sabia o que queria ser. No próximo ano lectivo vou para a Escola Profissional ou para a Escola do Mar. Passo muito bem no mar. Acho que herdei isto dos meus tios paternos.

“Precisamos de caiaques e de um espaço para a Secção”

pedro costa 1 2018

“Se tivesse um caiaque novo ajudava muito mais”

O mar é algo de muito bom para mim. Os meus pais sempre me apoiaram em relação a praticar desportos no CNH. Moro na Praia do Almoxarife, o que significa estar perto do Clube.

Os meus amigos da Canoagem são fixes! Também conheço alguns atletas de outras Secções assim como o sr. José Decq Mota. Acho que é um bom Presidente.

Gosto do CNH, porque é um bom Clube mas a verdade é que na Canoagem precisamos de mais condições, como por exemplo caiaques e um espaço para a Secção. Já somos muitos e estamos bastante apertados naquele velho contentor. Este é um assunto sobre o qual costumamos conversar com o Treinador.

Na Vela, as condições já são um pouco melhores.

Se tivesse um caiaque novo ajudava muito mais. Teria mais vontade de treinar. Seria um bom incentivo. Fico sempre em 2º lugar. Sei que para ficar em 1º falta muito! O melhor de todos nós é o Clésio, porque tem mais táctica. Também já pratica há vários anos. Além do Clésio, destaque para o Miguel Pires e para o Jerónimo Remédios, com os melhores resultados.

canoagem cnh 3 2018

“Os meus amigos da Canoagem são fixes!”

Quando treinamos, aprendemos uns com os outros. Revirar faz parte. Não tenho medo disso. É claro que de Inverno, como está frio, não é tão agradável como no Verão.

Se tivessemos caiaques mais leves e fininhos como são os ‘surfski’ quando reviramos não tínhamos de esperar pelo Treinador que nos ajuda a retirar a água de dentro do caiaque para voltar a ficar operacional. Mas como temos caiaques pesados e antigos, a tarefa fica dificultada. Em relação a remos e coletes, estamos melhor do que em termos de caiaques.

Participei num Regional na Terceira e notei que têm condições superiores às nossas mas sem dúvida de que os canoístas do CNH são melhores!

camp reg canoagem terceira 1 2018

Pedro Costa (em pé, o segundo da esquerda para a direita) vitorioso com a equipa do CNH pelos resultados alcançados no último Regional, na Terceira

Quando temos a possibilidade de estar num grupo maior é melhor, porque permite mais convívio e aprendizagem mas ter outro clube no Faial não seria bom, pois iria causar divisões. No CNH competimos uns contra os outros. Somos adversários mas continuamos amigos.

Nesta modalidade, com o Treinador [Hugo Parra] é sempre tudo bom. Ele puxa mais por nós quando há competições. E distribui bem o material por todos, fazendo uma gestão equilibrada, atendendo à falta de condições do mesmo.

Os convívios que realizamos no fim das Provas de Canoagem são bons. Ficamos a conversar sobre a modalidade e também sobre outras coisas, o que é positivo”.

“Na Canoagem há um bom ambiente”

pedro costa 2 2018

“O mar é algo de muito bom para mim”

Na Canoagem há um bom ambiente. Somos todos amigos. Sinto que tenho uma equipa e que se surgir um problema posso contar com os amigos mais próximos. Nesta Secção também aprendi outras coisas. Minha mãe diz que estou mais adulto.

Antes de ser atleta do CNH conhecia o Clube mais ou menos. Acho que as pessoas sabem o que representa este Clube.

O CNH é importante para quem gosta de desportos náuticos, constituindo uma oportunidade para praticar muitas modalidades. Os meus pais gostaram de eu ter vindo para o CNH, pois é uma forma de eu sair de casa e de praticar desporto.

Na Escola pratico várias modalidades desportivas mas nada relacionado com o mar. As minhas disciplinas preferidas são Ciências e Educação Física. Nos tempos livres jogo no computador”.

pedro costa 2 2019

“O CNH é importante para quem gosta de desportos náuticos”

Pedro: encontraste no CNH uma referência para a tua vida, em termos de desportos náuticos, de novas amizades e até mesmo profissionais! És um sinal eloquente da importância que esta instituição tem enquanto Escola de Formação para os mais novos, fazendo deles cidadãos plenos, no mar e em terra.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.