Vela Ligeira: Jorge Pires, do CNH, participa na 2ª PAN, em Leixões

Além de Jorge Pires, velejador do CNH (na foto, ao lado da vereadora camarária, Ester Pereira), a comitiva açoriana é composta por José Maria Silva, de Ponta Delgada; e por Alexandre Madruga, da Madalena do Pico 

O velejador do Clube Naval da Horta (CNH), Jorge Pires, já se encontra no Continente português a fim de participar na 2ª Prova de Apuramento Nacional (PAN), que se realiza sábado e domingo próximos, dias 2 e 3 de Fevereiro, em Leixões.

Nesta competição, organizada pelo Clube de Vela Atlântico, Associação Regional de Vela do Norte e Federação Portuguesa de Vela, são esperados cerca de 90 velejadores da Classe Laser. 

Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta, explica que, “uma vez que o Campeonato Nacional e o Europeu de Séniores decorrem nas águas de Leixões, esta deslocação foi aproveitada para fazer dois dias de estágio, antes do Campeonato, com o objectivo de conhecer melhor o campo de regatas, não só para este, mas principalmente para os campeonatos importantes que aí vêm”.

Além do atleta e do Treinador do CNH, a comitiva açoriana é composta pelos velejadores José Maria Silva, do Clube Naval de Ponta Delgada; e Alexandre Madruga, do Clube Naval da Madalena. “Estes três velejadores juntam-se para formar uma equipa dos Açores, para bem comum representando os seus clubes, mas, também, representando todos nós”, salienta este Técnico.

E para aqueles que possam estar a pensar que Duarte Araújo vai dar mais atenção ao “seu” velejador (Jorge Pires), o Treinador deixa esta mensagem, bem esclarecedora: “Nenhum dos Treinadores destes atletas ou Clubes a que pertencem, pensa dessa forma; muito pelo contrário, pois já acompanhei o Zé Maria aos “Jogos das Ilhas”, em Maiorca, e correu muito bem!  E o Alexandre treinou muitas vezes com a nossa equipa (CNH) de Lasers no ano passado, quando não havia actividade na Madalena. Estamos a falar de velejadores muito trabalhadores e com muita qualidade, pelo que considero um privilégio poder ajudá-los em campeonatos. Tenho a certeza de que vão dar o seu melhor. Por isso, tenho também de dar o meu melhor a favor deles”.

De acordo com Duarte Araújo, “os objectivos do Alexandre passam por ficar nos 10 primeiros Júniores a fim de se apurar para o Campeonato da Europa e do Mundo de Laser Radial.

Quanto ao Zé Maria, pretende ficar nos 5 primeiros da frota 4.7., ao passo que o Jorge Krug Pires, tem como objectivo ficar nos 5 primeiros lugares da frota 4.7.

O espírito da equipa está óptimo, ainda que se espere a chegada da tempestade “Helena”, já esta sexta-feira” (1 de Fevereiro). 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.