cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - David João: “Sinto-me diferente com a Vela, porque ganho novas aptidões”

O entendimento de David João com a Vela teve altos e baixos até chegar ao ponto firme em que se encontra actualmente. “Comecei em 2011, desisti e voltei a praticar. Desisti novamente e uma vez mais voltei a praticar e agora estou a sério neste desporto”.

Quando se pergunta o porquê dessa relação atribulada, a resposta é esta: “Porque às vezes simplesmente fartava-me, não tinha coragem nem paciência para andar à Vela e de outras vezes desisti por causa de traumas relacionados com muito vento e revirar”.

A idade – 6 anitos – também contribuiu para esse início intermitente, pois nesse tempo David era muito mais pequeno. Os 13 anos de agora trouxeram-lhe maturidade e força para suportar os sacrifícios que a modalidade implica. Mas o exemplo que este velejador tem em casa, foi decisivo para o encontro permanente com a Vela.

david joao 2

“O Duarte é bastante exigente e também é um amigo! 

“Meu pai também anda à Vela e foi ele quem me incentivou. Aprender foi dificil, porque exige muita afinação e muita teoria mas depois é tudo muito fixe!

Quando se sabe o que temos de fazer é facil coordenar tudo. No entanto, temos sempre alguma coisa a aprender no mar, porque ele muda constantemente. Contamos sempre com vento e ondulação diferentes”.

David já conheceu três Treinadores e sobre o actual diz que  “é exigente mas fixe”. “O Duarte é bastante exigente e também é um amigo!

Os colegas são fixes! Na Vela também fazemos amigos. Mas não é fácil cativar novos velejadores, pois estamos a falar de uma modalidade que é difícil e complexa”.

“O mais difícil é quando está muito vento”

Há mais de 2 anos que David anda na Vela de forma contínua, vendo esta modalidade como um desporto para relaxar ou para competir. Neste caso, “é mesmo para competir”.

Este atleta afirma que está a gostar da Vela, sustentando que “o mais difícil é quando está muito vento”. “Os treinos implicam aprender sempre algo de novo”, sublinha.  

Coordenar os treinos com a Escola “não tem sido fácil”, além de que David também anda no Conservatório (a aprender Piano há 8 anos consecutivos) e ainda pratica Ténis (desde há uns meses).

“Estou no 8º ano e não sei que rumo profissional irei seguir. Matemática e Ciências são as minhas disciplinas preferidas. Gostava de continuar com a Vela  e, como tal, quando for estudar para o Continente quero ir para um sítio que me permita isso”.

david joao 3

“Na Vela também fazemos amigos”, sustenta David João, aqui ao lado de Mariana Rosa

“Temos o material necessário”

Esta modalidade tem ajudado David a crescer. “Sinto-me diferente com a Vela, porque ganho novas aptidões. E o apoio do Clube Naval da Horta (CNH) é importante para mim.

Quanto a material, acho que temos o necessário.

Na minha opinião, há bastantes provas: as locais e as regionais. Não sinto falta de competição mas claro que era bom ter outras pessoas contra quem competir. Por vezes os Clubes do Pico vêm competir connosco, o que é fantástico!

Em todos os clubes há atletas que são melhores do que outros, situação que também acontece no CNH, mas o importante é evoluir sempre”. 

“Também venho conviver para o Clube”

David é do signo Peixes e confidencia que a francesinha é o seu prato preferido.

Nos tempos livres estuda (pois, é um “bom aluno”), lê, joga no computador e vê televisão.

“Venho para o CNH quando há treinos mas também venho almoçar e conviver, pois este é um espaço onde encontro os meus amigos.

O facto de o meu pai frequentar o Clube e de praticar desportos é igualmente importante para mim! Aliás, ele tem-me ensinado umas coisas e puxa por mim.  

Tenho um irmão na Vela [Manuel João] que me faz perguntas sobre este desporto. Funciono como um incentivo para ele, que tem 10 anos”.

E quanto a outros desportos, David revela: “A Canoagem não é um desporto que me cative mas gostava de experimentar a Natação, porque trabalha todos os músculos do corpo. Um dia ainda vou experimentar!”

david joao 4

David João: “O apoio do Clube Naval da Horta é importante para mim” 

David: A tua persistência e o exemplo de outros estão a fazer de ti um velejador convicto e um atleta que está a conseguir superar barreiras pessoais e desportivas. Agora que tu próprio descobriste o segredo do sucesso, está nas tuas mãos continuar a rasgar horizontes, de vela enfunada e com rumo certo!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.