cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - Jerónimo Remédios: “Na Canoagem aprendi o significado da unidade de grupo”

Jerónimo Remédios engatou tão bem na Canoagem do Clube Naval da Horta (CNH) que os resultados apareceram de imediato e a ligação criada é sólida. “Pratico desde a Páscoa de 2017. O Miguel [filho do Salvador] que já andava na Canoagem, convidou-me, pois somos amigos na Escola. Vim experimentar e gostei! Não é difícil. O mais complicado foi ganhar o equilíbrio no caiaque o que até conseguir, me fazia revirar  mais no início”.

Este canoísta convicto assegura que “subir de nível é o mais difícil!” Mas com o interesse e o gosto que nutre pela modalidade, nada o fará parar nesse sentido.

“Precisamos de uma casa nova e de material”

canoagem 1

A Canoagem implica “força e resistência”

Tal como os colegas, Jerónimo sente as dificuldades latentes. “Precisamos de uma casa nova e de material”. E garante: “Se houvesse mais material, aparecia mais gente, pois temos muitos canoístas e o equipamento é insuficiente”.

Paralelamente à Canoagem, este jovem também se dedica ao Ciclismo. “Comecei em 2018 e o meu pai ofereceu-me uma bicicleta”. E foi nela que Jerónimo se deslocou até ao CNH no dia em que decorreu esta Entrevista.

Este aluno da Secundária Manuel de Arriaga – frequenta o 9º ano de escolaridade sendo a Educação Física e a Educação Visual as suas disciplinas preferidas – também pratica outros desportos em contexto escolar. “Temos Futebol, Andebol, Natação e outros. A Natação cansa muito! Vejo isso pelas aulas que tenho na Escola. Na Canoagem também nos cansamos mas é divertido. O que é preciso é ter força e resistência!”

A Secção de Canoagem do Clube Naval da Horta tem-se deparado com um crescimento exponencial. Para isso, tem sido decisiva a postura reiterada de alguns atletas. “Já convidei amigos meus e eles vieram. Nos intervalos estamos quase sempre juntos e sei que fruto das nossas conversas a Secção vai crescer mais. Ah, vai!”

Neste conjunto, Hugo Parra também pesa na balança. “O Treinador é bom, porque ensina bem e é divertido. Às vezes puxa mais por nós mas é para irmos melhorando e sinto que estamos a evoluir!” Por isso, Jerónimo gostava de “treinar mais, o que seria “ainda melhor”.

canoagem cnh 3 2018

“Somos todos amigos e o Treinador é bom!”

No grupo “todos são amigos” mas este canoísta sente a falta de concorrência. “Gostava que houvesse outro clube no Faial, o que permitiria mais rivalidade uns contra os outros”.

E sobre o que se passa no panorama açoriano, o atleta do CNH é peremptório: “Já participei num Regional, na Terceira, e posso dizer que somos bons! E a prova disso é que todos os canoístas foram ao pódio. Estava há pouco tempo na Secção mas correu bem. Sentimos que o esforço compensou. É sempre isso que o Treinador diz quando ganhamos.

Ganhar prémios é uma sensação boa e algo que se vai conquistando a pouco e pouco.

O que os outros têm de melhor em relação a nós é o material e as instalações. Mas mesmo assim, conseguimos bater tudo isso nestas condições. Então se estivessemos nas mesmas circunstâncias e com mais treinos semanais, dominávamos tudo! Já conversámos com o Treinador sobre estas carências e ele explicou que não havia dinheiro para colmatá-las”.

camp reg canoagem terceira 1 2018

Jerónimo Remédios (atrás na foto é o 5º) teve a sua primeira grande conquista em 2018, no Regional realizado na Terceira

“Gostava de seguir uma profissão relacionada com o mar”

Jerónimo Remédios prefere a prática à teoria, pelo que os livros não são bem a sua praia. “Gostava de seguir uma profissão relacionada com o mar. Sempre tive essa ideia mas agora ainda mais, pois estou a aprender umas coisas no Clube Naval”.

A Escola Profissional deverá ser uma realidade já no próximo ano lectivo, embora uma carreira desportiva não esteja descartada. Pouco dado a escritas e as papéis, Jerónimo acentua: “Gosto da Escola Profissional, porque as aulas são mais práticas”.

Este atleta está enamorado pela Canoagem e sustenta que quer continuar “sempre” com ela, apesar de as dúvidas pairarem no seu horizonte: “Não sei se vou conseguir fazer vida disto mas seria muito bom! Gosto disto! E se surgisse uma oportunidade que me permitisse prosseguir, seria ideal, já que a Canoagem também está relacionada com o mar”. Claro que conseguir o melhor dos dois mundos “é que era bom”: ter uma profissão relacionada com o mar e continuar na Canoagem.

Até lá, o caminho faz-se remando, com os olhos postos naqueles que já constituem um exemplo, como é o caso do colega Clésio. “Ele é um ás! Tem muita resistência!”

E quando confrontamos o nosso entrevistado com um desafiante “ tu também tens”, ele sorri, visivelmente agradado, atirando de imediato: “Mas o Clésio consegue ter mais!” Naturalmente que os 6 anos de prática de Clésio Pereira e a grande vontade e determinação lhe têm trazido glórias e muita admiração por parte de todos no CNH.

No grupo dos “bons”, Jerónimo também elege o amigo Miguel Pires, com quem pratica Ciclismo. Aliás, andar de bicicleta é uma actividade que preenche parte do tempo deste atleta.

Quando pedimos a Jerónimo para definir a Canoagem, diz que “é um desporto bom”. E destaca: “Aprendemos uns com os outros e quando sei algo, tento transmitir. Gosto de ensinar! Divertimo-nos bastante e às vezes reviramos de propósito para a brincadeira.

Somos muito unidos nesta Secção. Na Canoagem aprendi o significado da unidade de grupo”.

“Se tivesse que desistir era do Ciclismo”

jeronimo remedios 2 2019

“Sinto-me bem na Canoagem”

Nada detém este atleta quando o assunto é Canoagem. “Vir para os treinos com mau tempo depois compensa, pois é assim que evoluímos. Sinto-me bem na Canoagem, porque posso apanhar umas ondas com o caiaque. Gosto daquela emoção e adrenalina!

Quando era mais pequeno jogava futebol nos Flamengos mas agora só ando nestes dois desportos e do que gosto mais é da Canoagem. Por isso, se tivesse que desistir de algum era do Ciclismo.

Os convívios que temos a seguir às Provas de Canoagem são bons. E não digo isto por causa do lanche mas mesmo pelo convívio em si. Aquilo é bom! Estamos todos juntos e conversamos mais sobre a modalidade”.

Fazendo parte da grande família que é o CNH, Jerónimo sabe quem é o Presidente e conhece os colegas da Vela, tendo alguns da Natação na sua turma.

canoagem prova natal 2 2018

“Os convívios que temos a seguir às Provas de Canoagem são bons”, ressalta Jerónimo Remédios (de t-shirt azul)

“Nos tempos livres vou pescar”

Este jovem não investe o seu tempo seguindo a tendência da actualidade, dominada pela tecnologia. E o exemplo mais corriqueiro disso é o facto de andar quase sempre desligado do seu telemóvel, sendo, por isso, difícil de contactar. Rapidamente se percebe que o seu foco não são os jogos de computador nem o mundo virtual.

“Nos tempos livres vou pescar”, diz a sorrir, sendo mesmo viciado no mar, tendo no marisco a sua preferência gastronómica. “Sempre que posso vou à pesca. Porque gosto! Vou com amigos. É pesca de pedra e quando temos sorte apanhamos alguma coisa. O que vier é bom mas quando não apanho nada não fico chateado nem considero que foi tempo perdido. Penso sempre que para a próxima há-de ser melhor. Vou mais pelo convívio e pela diversão”.

Após esta conversa, Jerónimo pondera mesmo vir a integrar a Secção de Pesca Desportiva de Costa do CNH, cuja existência confessa que desconhecia. “Antes de vir para a Canoagem já conhecia o Clube mas era raro vir cá. Apenas vínhamos ao Bar comprar alguma coisa para beber pelo caminho quando íamos para a pesca. Não sabia que o CNH tinha estas Secções todas (12!) e tantas actividades! E sei que se passa o mesmo com outras pessoas, que apesar de saberem que existe o CNH desconhecem o que se passa aqui. Eu quando falo do Clube explico mais é a parte da Canoagem”.

O nosso entrevistado, que até no signo está relacionado com o mar – Peixes – diz que é “teimoso”. “Sou cismado também”, acrescenta. Em contraponto é “divertido” e tem “muitos amigos”.

Jerónimo: o teu estilo de vida é peculiar, pois privilegias as pessoas e a natureza em detrimento das coisas materiais. Encontraste na Canoagem um bom ponto de equilíbrio, que te permite ter contacto com o mar – área de eleição – ao mesmo tempo que funciona com um pólo aglutinador de amigos, que tiram o máximo partido do desporto e das brincadeiras que ele proporciona. A remar, percebeste a força que juntos podem ter e agora só queres que o grupo cresça e evolua, para que a corrente seja ainda mais forte.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.