cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - Diogo Sá da Bandeira: “A Vela é um desporto que exige força e cabeça”

Diogo Sá da Bandeira tem 10 anos e anda na Secção de Vela Ligeira do Clube Naval da Horta (CNH) há 4. Começou a praticar esta modalidade na aulas de Verão, recordando-se dessa altura de Mariana Luís.

Em termos de Treinadores, conheceu Susana Garcia e Edmar Delgado, que a substituia sempre que era necessário. Actualmente anda na Pré-Competição, tendo como Monitora Mariana Luís, Responsável pelas Turmas de Iniciação e Pré-Competição.

diogo sa bandeira 2 2019

“Aprender não foi difícil”

“Aprender não foi difícil”, afirma Diogo, sublinhando que “só é preciso ter jeito”. Contudo, no decorrer da conversa vai acrescentando o que a Vela implica: “Temos de pensar e de fazer os cálculos. Se estiver muito vento, há várias opções. Por isso, tem de se pensar muito, sendo uma modalidade que obriga não só a pensar mas, também, a preparar o material. A Vela é um desporto que exige força e cabeça. Mas não dá assim tanto trabalho. Por vezes não me apetece vir treinar, porque me sinto cansado mas venho e acabo por divertir-me”.

O nosso velejador destaca as amizades que já fez na Vela e quanto à Monitora diz que “é exigente mas também brincalhona”. “Aprendemos com ela e com o Duarte [Araújo]. O Duarte é Treinador de Competição mas quando a Mariana não consegue atender a todos, porque alguém revirou ou precisa de mais atenção, então o Duarte dá-nos alguns conselhos, o que é bom, porque já vamos aprendendo outras coisas importantes”.

diogo sa bandeira 3 2019

Diogo Sá da Bandeira: “A Mariana é exigente mas também brincalhona”

“No Clube há um bom ambiente”

“No mar sinto o vento e apesar de já ter revirado várias vezes, não tenho medo, pois estamos preparados para isso. Faz parte do processo de aprendizagem. Quando está muito vento e fazemos muita força, por vezes chegamos cansados mas mesmo assim vale a pena. E os pais apoiam muito!

Vim um dia treinar em que estava muito mau tempo e no fim da aula quase que não conseguíamos ver nada à frente. Chovia tanto que mal dava para abrirmos os olhos.

Quem tiver jeito consegue fazer Vela. Acho que toda a gente conseguiria andar à Vela e por ser um desporto muito interessante, vou convidar outras pessoas para virem praticar. Conheço o Clube e há um bom ambiente aqui, onde tenho amigos e nos divertimos”.

Natação e outras ocupações

Diogo também pratica Natação no CNH desde há 3 anos. “Gasto mais tempo na Natação mas se tivesse de escolher entre estes dois desportos, escolheria a Natação, que mesmo sendo exigente também é divertida”.

Este duplo atleta do Clube Naval da Horta frequenta o 5º ano e garante que tem tempo para todas as áreas em que se encontra envolvido. “Tenho 4 aulas de Natação por semana e  2 de Vela. Ainda toco Piano, ando no Côro e na Formação Musical, no Conservatório da Horta. Quando era pequeno queria tocar Piano e logo que surgiu a oportunidade, inscrevi-me no Conservatório. No 1º ano foi só Iniciação Musical. Mas no 2º disseram-me que teria de optar por um instrumento ou pelo ballet e eu comecei pelo Violoncelo mas já estou no Piano há 2 anos, o que é bom para mim. E quem toca um instrumento e anda na Formação Musical, tem de pertencer ao Côro do Conservatório!”

Para descomprimir de todas estas actividades, Diogo gosta de se sentar no sofá a ver televisão ou jogar jogos no telemóvel.

A água é um elemento que está presente em muitas vertentes da vida deste atleta, que gosta “muito de sushi”, sendo Aquário de signo.

Diogo tem na Matemática a sua disciplina preferida, o que poderá vir a ser uma grande ajuda na profissão que elegeu para já: astronauta! Sobre isso confessa que vai ter de “pensar a sério”, pois sabe que irá dar “muito trabalho”.

diogo sa bandeira 4 2019

“Por vezes chegamos cansados mas mesmo assim vale a pena”

Diogo: a tua boa disposição e vontade de aprender, fazem de ti um atleta interessado em chegar mais longe. Os amigos e a diversão são aliados neste caminho de aprendizagem, que tem muitas facetas formativas, capazes de ajudar a trilhar o futuro.

diogo sa bandeira 5 2019

Diogo Sá da Bandeira também já experimentou o sabor das vitórias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.