cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira: Maísa Silva, do CNH, fala da sua participação na 1ª PAN, em Tavira

Fotografia de arquivo de: CNH

“Estava à espera de muito mais mas as condições não ajudaram. O vento esteve quase sempre de terra, o que era sinónimo de saltos constantes e não dava para controlar. No dia em que o vento esteve de mar, foi bem melhor. Eu até estava bem classificada mas com vento assim inconstante não foi possível fazer melhor”.

É este o balanço que Maísa Silva, velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), faz à sua participação na 1ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) de Juvenis, que decorreu em Tavira, de 8 a 12 do corrente.

Ao longo dos 4 dias de Prova foram realizadas 10 regatas, tal como estava previsto.

Participaram 85 velejadores, onde se inclui a Equipa dos Açores, composta por Maísa Silva, do CNH; Inês Pavão, Inês Ramos, Diogo Santos, Martim Mendes, Miguel Mendes e André Âmbar, do Clube Naval de Ponta Delgada (São Miguel), e, ainda, Duarte Barcelos, da Praia da Vitória (ilha Terceira), que se fizeram acompanhar pelo seleccionador regional, António Valério, de Ponta Delgada.

E a propósito deste grupo, a velejadora faialense sente que “é como uma família”. “Já nos conhecemos há 4 anos”, recorda.

Naturalmente que Maísa gostaria mais que tivesse sido novamente o “seu” Treinador, Duarte Araújo, a acompanhar a Equipa dos Açores, devido à relação de proximidade que tem com ele e ao conhecimento mútuo mas afirma sentir-se “bem” neste grupo.

A atleta do CNH tinha grande vontade que os colegas do seu Clube, David João e Manuel Bettencourt, também fizessem parte desta representação açoriana, o que ainda não foi uma realidade desta vez.

Maísa Silva, que participou pela terceira vez nas Provas de Apuramento Nacional, refere que está habituada a frotas grandes, tendo mesmo já competido num grupo com 120 barcos.

Quanto ao desempenho geral, nota que “a frota está cada vez melhor” e que “todos têm evoluído”. No entanto, reconhece que no Faial a evolução não é a desejada atendendo à falta de competições locais.

Para a velejadora do Clube Naval da Horta, esta PAN funcionou como um estágio para a 23ª edição dos Jogos das Ilhas, que se realiza de 20 a 25 de Maio, na ilha de Elba, em Itália. Nos Jogos das Ilhas, a representação da Vela Açoriana estará a cargo de Maísa Silva, Inês Pavão, Miguel Mendes e Duarte Barcelos.

Mas ainda antes dessa competição, a atleta faialense participa na 2ª PAN, que terá lugar de  1 a 5 de Maio, em Leixões. A partida do Faial está marcada para o dia 31 deste mês e o regresso deverá acontecer no dia 6 de Maio.

Questionada sobre os aspectos positivos retirados desta presença em Tavira, Maísa Silva responde que representou mais uma experiência em campo fora dos Açores, tendo tido a oportunidade de fazer regatas com o triplo dos velejadores a que está habituada. Além de tudo isso, esta PAN também contribuíu para perceber o comportamento do mar e do vento fora da Região.

Paralelamente à competição, estes eventos náuticos trazem, também, momentos de convívio, como aconteceu com a Equipa dos Açores que jantou com os atletas e amigos nortenhos do Clube de Vela do Atlântico e do Clube de Vela de Viana do Castelo, uma vez que “já é tudo malta conhecida”.

Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do Clube Naval da Horta, classifica Maísa Silva como “uma atleta de elite nos Açores”, realçando que nas PAN competem “os 80 melhores velejadores do país”, representando as suas regiões.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.