cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Conhecer os Nossos Atletas” - Guilherme Furtado: “No mar, o desporto de que gosto mesmo é da Vela”

“Ninguém me tinha dito é fixe, podes experimentar. Eu é que estava a ver e achei que era fixe, porque reparei que estavam a comandar o próprio barco e eu também queria fazer isso! Isto foi há uns 4 anos.

Eu vim um ano para as “Férias Desportivas” do Clube Naval em que fazia aquelas actividades todas e comecei a ver e a gostar da Vela. E depois iniciei as aulas.

Nas “Férias Desportivas” era a Marilu [Mariana Luís] quem nos dava as aulas mas depois já na Vela a sério a Treinadora era a Susana e agora que estou na Pré-Competição, a Monitora é a Marilu. Ela sabe ensinar e às vezes dá um berro quando estamos na brincadeira e não prestamos atenção.

Foi dificil aprender algumas coisas, pois é preciso estarmos com muita atenção no mar para não revirarmos. Não tenho medo do barco revirar. Quer dizer, se tiver assim muito vento e a vela rasgar, aí tenho medo se bem que revirar também faz parte e até gostamos da brincadeira.

Aprecio particularmente quando está vento, porque  o barco anda rápido e eu gosto de aventura. Claro que quando está muito vento pode tornar-se muito difícil controlar o barco e acontecer ficarmos numa grande alhada. Aí, temos de ir chamar a Marilu ou se for o preciso o Duarte [Araújo], que está em terra ocupado.

Quando a Marilu não pode, quem dá os treinos é o Duarte, que treina os escalões mais avançados e a Marilu dá treinos aos atletas da Iniciação e Pré-Competição”. Começa assim a conversa com Guilherme Furtado, atleta da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH), que, conhecendo a rubrica “Conhecer os Nossos Atletas”, fez questão de ser entrevistado. Aproveitando essa grande vontade e total disponibilidade, o Gabinete de Imprensa do CNH conheceu um pouco melhor este velejador de 10 anos, que fala com entusiasmo e desassombro sobre a modalidade.

“Quero ter a minha profissão e também fazer Vela”

guilherme furtado 2 2019

“Para mim, o CNH é importante, pois se não existisse este Clube não havia Vela no Faial”

“Já fiz regatas à séria e fiquei em 3º e 2º lugar. O que é bom é fazer Vela e como se diz: “o importante é participar!” Vais com o objectivo de ganhar mas o que interessa é participar.

Sem dúvida que a Vela é para continuar. Quero ter a minha profissão e também fazer Vela. Gostava de ser Biólogo Marinho mas é preciso estudar muito. Gosto muito do mar! Aliás, fui para a Vela, porque gosto do mar mas, também, porque gosto de ver as velas e de montar aquelas estruturas. No mar, o desporto de que gosto mesmo é da Vela. Gosto do grupo e aqui somos todos amigos”. Também fiz parte da “Vela Espectacular” do Clube Naval e foi bom.

Quando está a chover ficarmos em terra a praticar, a fazer exercícios, nós, tácticas para as regatas. Na Vela, aprende-se primeiro em terra para depois ir para o mar. Toda a gente diz que a Vela é só no mar mas não é. Em terra há muita preparação.

Para mim, o CNH é importante, pois se não existisse este Clube não havia Vela no Faial. Às vezes também venho ao Bar do Clube almoçar com os meus amigos e ficamos por aqui a ver provas e o movimento.

Eu costumo falar do Clube Naval aos meus amigos e a outras pessoas”.

Guilherme Furtado frequenta o 5º ano de escolaridade e diz que as suas disciplinas preferidas são Ciências e História. 

Este desportista ainda encontra tempo para os jogos com os amigos na televisão e para se dedicar ao BTT. “Sou bom em BTT. Ando no Clube da Feteira. Mas como também jogo futebol na Escola, para o ano estou a pensar entrar neste desporto à séria!”

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.