“Conhecer os Nossos Atletas” - Aurora Nunes: “Defino a Natação como felicidade”

Aurora Nunes, a atleta sénior da Secção de Natação do Clube Naval da Horta (CNH), está a terminar a sua última temporada no Clube, atendendo a que em Setembro próximo sairá da ilha a fim de prosseguir estudos.

Na Entrevista de hoje, a atleta de 19 anos, recorda o seu percurso na Natação, revelando o prazer que esta modalidade lhe dá.

“Como o meu irmão [Guilherme, ex-atleta do CNH] andava na Natação, foi com normalidade que também comecei a praticar, com 5/6 anos. Lembro-me de, bem pequena, ir a um Regional, numa altura em que era treinador o professor Lúcio [Rodrigues]. Depois, por volta dos 11, vi-me forçada a abandonar a modalidade devido a uma alergia. Fiquei uns anos sem nadar e em 2017 voltei.

Vivi um ano na Noruega e como queria praticar algum desporto, enveredei pela Natação, embora também tenha experimentado outros.

aurora nunes 2 2019

Maria Rocha, Sofia Pereira Machado, Diana Neves, Aurora Nunes e Rita Gonçalves

Aurora Nunes: “Posso dizer que me senti desejada na Secção de Natação do CNH”

Regressada ao Faial, decidi voltar à Natação do Clube Naval da Horta, pois, além do meu irmão, conhecia bastantes pessoas na equipa. A minha integração foi facílima e nesse aspecto contei com a ajuda da anterior treinadora. Posso dizer que me senti desejada na Secção de Natação do CNH. A Sílvia sendo exigente era bom, porque trabalho bem sob pressão.

Em termos físicos, confesso que no início foi difícil, atendendo a que já tinha perdido muito a resistência e a forma física. Mas como percebi que gostava muito da equipa e de nadar, superei essas dificuldades. Fui aos Regionais de Clubes e de Absolutos e, na minha opinião, os Regionais dão sempre mais motivação, pois, se estamos lá a competir, é por alguma razão.

Para sermos melhores, é preciso sofrer!

aurora nunes 3 2019

“Sempre gostei de ser muito ocupada”

A mudança de treinador, ocorrida em 2018 [Tiago Henriques] está a revelar-se boa. Naturalmente que para sermos melhores é preciso sofrer e isso custa! É verdade! Está a ser difícil mas ao mesmo tempo é bom ver o esforço recompensado. Isso acontece nos Regionais e nas provas em que sabemos que se treinarmos bem os resultados vão ser bons.

A Sílvia e o Tiago são diferentes. São ambos exigentes mas as técnicas de treino e de exercício são completamente diferentes! O trabalho desenvolvido tem sido no sentido de termos sucesso. A equipa é muito unida e acho que isso tem ajudado nos resultados, porque ao gostarmos da equipa, gostamos de treinar.

A Natação é um desporto individual mas ao mesmo tempo estamos a treinar juntos e como temos todos o mesmo objectivo – evoluir! – apoiamo-nos uns aos outros. Nas competições e nas provas estamos sempre a puxar uns pelos outros.

Também há provas de estafeta que são realizadas em equipa, pelo que a unidade é sempre muito importante. Se formos para um treino ou uma competição e não tivermos ninguém amigo, é mais desmotivador. É muito bom ter uma equipa unida!

Com este treinador há sempre algo para nos focarmos, desde que gostemos de nadar e que estejamos empenhados, pois os exercícios são tão diferentes que uma pessoa tem mesmo que nadar para saber que não é apenas contar azulejos.

Também temos treinos físicos fora da água e exercícios com prancha, barbatanas, palas, etc.

Noto que tenho evoluído mais este ano

camp reg cat terceira 2 2019

“Nem sequer consigo imaginar a minha vida sem Natação!”

Noto que tenho evoluído mais este ano e isso deve-se a dois factores: primeiro, porque há mais um treino semanal e segundo porque, como tenho muito mais tempo livre, tendo em conta que a carga horária do 12º ano é mais reduzida, há mais tempo para me dedicar à Natação.

Eu já era uma adepta dos treinos da manhã em 2017 mas desde 2018 que passaram a ser mais os atletas que participam. E gosto de ir de manhã, porque, por mais estranho que pareça, as pessoas pensam que vamos ficar mais cansados mas é precisamente ao contrário, pois quando chego às aulas às 8h30, depois de um treino das 7 da manhã,  estou muito mais desperta do que os meus colegas que ainda estão cheios de sono e eu já estou acordada!

A melhoria das notas está relacionada com a Natação

Toda a gente diz que somos uns maluquinhos mas a verdade é que as notas são boas e acho que isso está relacionado com a Natação, porque no meu caso para ter boas notas tenho de estar ocupada. Sei que pode parecer um contra-senso mas qunto menos tempo livre eu tiver, melhor, porque assim organizo bem o meu tempo. Por exemplo: se eu tiver uma tarde livre, já sei que é: “Já estudo, já estudo, já estudo” e depois vai chegar à noite e ainda não estudei. Por isso, faço desportos desde pequena. Mesmo quando parei com a Natação, pratiquei outros desportos, outras actividades, pois isso ajuda-me muito a organizar o meu tempo.

Sou adepta do desporto por ser importante em termos de saúde. A Natação é um desporto em que não se pode parar. Uma semana sem treinar já faz toda a diferença.

Eu gosto da Natação porque me deixa em forma e gosto de ser saudável. Além do mais, praticar um desporto ajuda-me nos meus hábitos de estudos. Sempre gostei de ser muito ocupada.

Já somos vistos como uma “ameaça”

camp reg cat terceira 1 2019

“A Natação é uma segunda família”

Sinto que nestes 2 últimos anos o CNH evoluiu muito e que já somos vistos como uma “ameaça”, pois alguns dos nadadores faialenses já são conhecidos e destacam-se!

No ano passado, o meu irmão fazia parte da equipa e ele é daquelas figuras que as pessoas não esquecem.

Na equipa a Diana destaca-se! Tem um dom para a Natação! E como é bastante nova [13 anos] tem muitas hipóteses, assim como muitos outros colegas. Quanto mais pequeno se começa numa modalidade, melhor, porque mais facilmente o corpo se adapta.

Sei que há pessoas que vão ter futuro na Natação e outros não mas não faz mal, porque o objectivo não é só ganhar, pelo menos para mim o objectivo não é ser a melhor mas sim dar o meu melhor, competir e conseguir ir aos Regionais.

Noto que a Diana e o Francisco, por exemplo, já são de nível nacional e tenho orgulho neles, assim como tenho nos outros que têm evoluído muito! Fico feliz por termos atletas que conseguem ir aos Zonais, Nacionais e que são Jovem-Talento. É bom para a equipa e para o CNH!

Quando soube que o nosso Treinador conseguiu levar o David Carreira – ex-Atleta Paralímpico – aos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, fiquei, claro, muito impressionada. Sei que não vou aos Olímpicos mas se o Tiago conseguiu essa proeza, é sempre uma motivação para nós saber do feito desse atleta. E treinado pelo nosso Treinador, é algo que não se vê todos os dias.

Quando sair, levo uma memória muito boa do CNH 

Defino a Natação como felicidade. Considero que é preciso gostar de nadar e estar disposta a dar tudo já que a Natação é um desporto masoquista, o que leva a que professores e colegas se interroguem sobre esta dedicação. Fazemos um grande esforço!

Também pratiquei Vela no CNH (Optimist e Laser, comecei por volta dos 7 anos, o que se manteve ao longo de várias épocas) e Canoagem mas só no Verão.

O Karaté era outra das minhas preferências até há 4 anos, tendo começado também em criança. Cheguei mesmo a ir aos Regionais e a ficar no pódio.

Sou aluna de Piano, no Conservatório da Horta, desde os 5 anos de idade. Aliás, de tudo o que faço naquilo em que sou melhor é no Piano. São mesmo muitos anos de dedicação a este instrumento, que não me lembro de ter escolhido. Acho que essa escolha foi dos meus pais. Só me lembro de tocar Piano e tive sorte, porque gosto muito! Participei nalguns concursos e considero que foi o instrumento certo para mim, tendo em conta que conheço pessoas que não gostam do instrumento que tocam. E actualmente há muita gente interessada em aprender Piano e os professores são poucos. 

Pela minha vontade, o Piano é para continuar e a Natação também mas dependendo do sítio para onde eu for, não sei se será possível. A Natação é muito importante mas não para fazer uma carreira. Pretendo estudar Medicina ou algo na área das Ciências Biomédicas.

rita goncalves 3 2019

“Fico triste por deixar a equipa” 

Quando sair, levo uma memória muito boa do Clube Naval da Horta, que me ajudou a crescer como pessoa e me marcou positivamente.

Claro que fico triste, porque sair do Faial é sinónimo de deixar a equipa e talvez parar de nadar. Eu passo quase mais tempo com a equipa do que com os meus pais. Temos treino todos os dias e passamos muito, muito tempo juntos!

Há treinos que correm bem e outros menos bem. Chateamo-nos às vezes mas também somos felizes uns com os outros, havendo igualmente momentos tristes. É mesmo como em casa. Por isso, a Natação é uma segunda família.

O Tiago é um amigo! 

No meu entender, o Treinador para estar bem integrado não deve ser só um treinador mas também um amigo. E o Tiago é amigo! Fala connosco e se vê que estamos mais tristes, vem falar connosco e pergunta o que se passa e se precisamos de falar. Ele é quase um psicólogo. Aliás, é tudo um pouco! Desde que nos sintamos à vontade, podemos falar de tudo com ele.

Para o Tiago, todos os treinos são importantes. Naturalmente que os Regionais são importantes mas não é a única coisa que conta, porque para irmos aos Regionais é preciso não faltar aos treinos e esforçarmo-nos para ter resultados. Os Regionais são tão importantes como o que acontece ao longo de todo o ano.

Nos Regionais não somos só nós mas os Açores todos. E sentimos que, ao nadarmos todos na mesma piscina para aquecer, e ver tantas pessoas juntas, causa impressão e até algum medo, na primeira vez. Estamos muito mais nervosos. Mas com o tempo, aprendemos a lidar com essa realidade. E lá vem a importância de uma equipa unida.

aurora nunes 7 2019

Aurora Nunes: “Ele [Tiago] é quase um psicólogo. Aliás, é tudo um pouco!”

Se nos concentrarmos, conseguimos levar muitos ensinamentos, até, porque, os Regionais são sempre dias muito intensos, em que saímos de lá sem voz de tanto gritar e também muito cansados, porque acordamos cedo. Fazemos muito esforço! Acho que qualquer que seja a ocasião competitiva, aprendemos sempre alguma coisa.

Muitos de nós têm melhorado nos Regionais e alguns podem mesmo ir aos Nacionais. Os resultados têm vindo a evoluir.

O Tiago sabe que quando nos dá um exercício muito difícil vamos ter vontade de desistir por ficarmos cansados. Por isso, diz sempre: “Não tenham medo! Vocês aguentam mais. Os vossos limites são muito mais acima disto”. Ele tem lá as suas maneiras de nos motivar e resultam! E nós confiamos no saber dele, que até nos dá conselhos alimentares. Ele toca em todas as áreas.  

Normalmente, depois das provas vamos todos almoçar ou jantar dependendo se é um dia ou dois de prova. E fora disso também combinamos estar juntos, sair... Estamos bastante tempo juntos para além dos treinos.

Tenho orgulho em envergar o equipamento deste Clube

aurora nunes 8 2019

“Temos sorte em poder contar com o CNH, que oferece um vasto conjunto de desportos náuticos”

Dizem que a Natação é o desporto mais completo do mundo. A Natação podia ser só um desporto mas eu estou tão envolvida com a equipa e com a modalidade que, para mim, é quase fundamental ter este desporto. Ajuda-me a ser feliz, porque o desporto não traz só o aspecto físico mas também a saúde mental. Faz-nos descomprimir do ‘stress’ do dia-a-dia. Representa uma coisa que me faz feliz. Nem sequer consigo imaginar a minha vida sem Natação!

Identifico-me com o CNH e sei que as pessoas conhecem a modalidade. Tenho orgulho em envergar o equipamento deste Clube e de ter a sigla “CNH” no casaquinho.

Sabemos que somos do Clube Naval da Horta. Aliás, o nosso grito é: “O CNH nada? Mais forte, mais forte, mais forte!” Por isso, quando estamos nos Regionais assiste-se a uma luta de clubes e todos querem dar o seu melhor.

A Natação não é daqueles desportos em que se vai às vezes

É muito difícil trazer mais gente para a Natação, porque a Natação não é daqueles deportos em que se vai às vezes. A pessoa tem de querer e dedicar-se mesmo e muita gente diz-nos: “O quê?!? Levantar às 6 da manhã? Não, Não, Não...”

A Natação não é para todos, é preciso mesmo querer.

Pode-se ir à Natação só para fazer manutenção fisica, pode. Aliás, o Tiago diz que pode ser dois tipos de treinador: treinador e amigo envolvido ou o treinador que indica o treino e pronto. Nós é que escolhemos. Claro que todos nós queremos um treinador envolvido. O objectivo não é ir lá pelo exercício físico, pois para isso há os ginásios. Nós não vemos a Natação como um mero exercício físico.

E reconheço o papel do CNH, já que sem esta instituição náutica não haveria Natação de competição no Faial. Temos sorte em poder contar com o CNH, que oferece um vasto conjunto de desportos náuticos.

Embora as pessoas tenham conhecimento do que é o CNH – até na Escola me apercebo disso – muitas não sabem o que é, na realidade, a Natação, a Vela, etc. Para se perceber é preciso praticar. É impossível explicar.

Estes últimos 2 anos foram os que vi mais gente e sobretudo mais raparigas! É bom ter mais raparigas, porque era sempre mais rapazes e menos raparigas e é muito mais divertido ter um balneário com mais raparigas! Não é bem o número que faz o Clube bom ou não mas sim a nossa dedicação. Contudo, é determinante que haja sempre atletas que dêem continuidade a este trabalho, porque nos Açores só há Natação competitiva no Faial, Terceira e São Miguel.

rita goncalves 5 2019

“Normalmente, depois das provas vamos todos almoçar ou jantar”

O lado B de Aurora Nunes

- Prato favorito: Sou uma pessoa que adora comer e gosto de muita coisa. Aprecio muito todo o tipo de marisco! Prefiro salgados a doces. Mas tenho uma alimentação saudável e sei que como bem.

- Uma qualidade: Acho que sou ambiciosa. Quando tenho um objectivo não gosto de desistir. Também sou extrovertida e considero que tenho facilidade em falar com as pessoas. Quando voltei a praticar Natação, não tive dificuldade alguma em dar-me com a equipa.

- Um defeito: Sou muito emotiva no sentido em que deixo que pequenas coisas me estraguem o dia. Deixo transparecer muito os sentimentos, o que pode ser bom ou mau, porque, por vezes, me deixo afectar por coisas que nem sequer são assim tão importantes.

Também sou muito teimosa.

- Signo: Aquário. Sou perfeccionista, o que é uma qualidade e simultaneamente um defeito. Entendo que é uma qualidade tendo em conta que gosto de fazer as coisas bem mas igualmente um defeito, porque às vezes quero fazer as coisas tão bem, que se for um trabalho de grupo tem de ser feito à minha maneira.

- Passatempo: Se soubermos organizar-nos há sempre tempo livre! Tenho as aulas, a Natação e o Conservatório, que é quase como uma segunda escola. Por isso, o tempo livre que tenho é mesmo para estar com os amigo, ver séries. Não há tanto tempo assim para ver séries mas há tempo para estar com amigos, porque eu gosto muito de estar com amigos e de sair com eles.

- Filme marcante: Gosto muito dos filmes com o Tom Hanks e com o Johnny Deep. São os meus actores preferidos e não há nenhum filme em que participem de que não goste.

- Livro preferido: É impossível escolher um livro preferido mas gosto muito dos da Isabel Allende!

- Clube: Estou dividida entre o Porto e o Sporting mas Benfica nunca!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.