CNH associa-se à Campanha “Açores Entre Mares” 2019, que decorre de 20 de Maio a 8 de Junho

A Campanha “Açores Entre Mares” decorre na Região Açores desde o ano 2010, durante 20 dias, entre o Dia Europeu do Mar: 20 de Maio, e o Dia Mundial dos Oceanos: 8 de Junho.

Em cada ano, são dinamizadas, neste período, diversas actividades que têm como base “a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores”, pode ler-se na Nota remetida pelos Parques Naturais dos Açores ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH).

O tema central desta Campanha denomina-se “Lixo Zero no Mar dos Açores”, pretendendo-se “alertar e sensibilizar a população em geral para mitigar os impactos no ambiente marinho e as ameaças à vida marinha que estes resíduos podem provocar”. Neste sentido, as diversas entidades e todos os cidadãos são convidados a participarem na Acção de Limpeza da Orla Costeira dos Açores 2019, uma campanha de limpeza das zonas costeiras, que decorrerá de forma simultânea em todas as ilhas dos Açores, no próximo dia 1 de Junho, enquadrada nas comemorações do Dia Europeu do Mar.

acores entre mares premio artes 2019

Tal como aconteceu em edições anteriores, este ano será promovido o Prémio “Artes Entre-Mares: Mar de Constrastes”, um concurso multi-artes com as categorias de Pintura, Vídeo, Fotografia e Banda Desenhada, coordenado pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Azorina S.A. e a Direcção Regional da Cultura.

O Clube Naval da Horta associa-se, uma vez mais, a esta Campanha, sensibilizando os velejadores para não atirarem lixo para o mar e até, se possível, recolherem aquele que vão encontrando, tendo, nas suas festas e convívios deixado de utilizar material descartável.