cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

ARC Europe 2019: “Nika”, “Oceanis” e “Sea Flute” foram os primeiros veleiros a cortar a linha de chegada na Horta

O “Nika” foi o primeiro barco da ARC Europe 2019 a cortar a linha de chegada na ilha do Faial. Este barco da Eslovénia aportou à Horta às 9h13 desta sexta-feira, dia 24, tendo 3 tripulantes a bordo: o proprietário, a mulher e um ‘skipper’ profissional. Estas foram informações cedidas ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH) por Manuel Ferreira Lima, Assistente do Director de Prova (Mark Burton).

De acordo com a mesma fonte, das Bermudas até ao Faial o “Nika” demorou 8 dias, 19 horas e 3 minutos, tendo percorrido mais de 1.800 milhas.

Pelas 21h42 do mesmo dia (sexta-feira, 24) chegava à movimentada Marina da Horta o “Oceanis”, que ganhou a primeira perna (Tortola/Bermuda) deste ‘rally’ náutico. Estamos a falar de um barco búlgaro, cuja nacionalidade é “pouco habitual” na ARC Europe, tendo a bordo 4 tripulantes. Estes “bons velejadores” fizeram a segunda etapa – Bermuda/Horta – em 9 dias, 7 horas e 42 minutos, tendo navegado, também, mais de 1.800 milhas.

Eram 23h59 (mesmo a terminar o dia de sexta-feira) quando o “Sea Flute” chegou ao Faial. Este barco inglês tem a bordo 3 tripulantes (dois dos quais são pai e filho), tendo viajado até à Horta ao longo de 9 dias, 9 horas e 59 minutos, numa rota que envolveu 1.800 milhas. 

Manuel Ferreira Lima sublinha que “já chegaram ao Faial os barcos maiores e mais rápidos, e que, por isso, conseguiram escapar à falta de vento com que os restantes estão a deparar-se”.

As tripulações vinham “cansadas mas nenhuma embarcação apresentava qualquer problema”. Resolvidas as burocracias, a celebração decorreu no santuário dos navegadores, o “Peter Café Sport”, eleito o Melhor Bar dos Mundo para Marinheiros.

“Oyster Blew” e “Carolina” também já chegaram ao Faial

Por volta das 7 horas da manhã deste domingo, dia 26, chegou ao Faial o 4º barco: o “Oyster Blew”, inglês, com 4 tripulantes; e pouco depois – 7h40 – o “Carolina”, chileno, também cortava a linha de chegada, igualmente com 4 tripulantes a bordo.

Manuel Ferreira Lima relata que “estavam todos muito satisfeitos”, lamentando apenas que o “Peter” ainda não estivesse de porta aberta para poderem ir festejar e conviver neste mítico Café, localizado no meio do Atlântico mas conhecido universalmente.

A edição de 2019 da ARC Europe conta com 25 barcos e 83 velejadores, com a particularidade de haver uma tripulação portuguesa, que navega no “Attitude”. E é precisamente o “Attitude” que se prevê chegar à Horta pelas 11h20 deste domingo (26).

Este ‘rally’ desenrola-se ao longo de três etapas. A primeira compreendeu Tortola/Bermuda, a segunda liga a Bermuda à Horta, e a terceira será entre Santa Maria e Lagos.

Uma vez mais o Clube Naval da Horta apoia a ARC Europe no Faial, cedendo as instalações do Centro de Formação de Desportistas Náuticos, onde está instalado o Secretariado com todo o sistema de comunicações, apoio administrativo e outros serviços.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.